Jogue duplas

Duplas é um jogo de muita variação, com o qual podemos aprimorar vários golpes e táticas, além de nos divertirmos muito!


Conhecer os pontos fortes e fracos do parceiro é essencial. O entrosamento de Melo e Sá é perfeito

Uma das grandes, senão a maior alegria dos amantes brasileiros do tênis em 2008 foi o espetacular desempenho da dupla formada pelos mineiros André Sá e Marcelo Melo. Por pouco, ficaram de fora da Masters Cup, evento que reúne as oito melhores parcerias do mundo. Foi uma oportunidade para estarmos juntos de novo, com os olhos e o coração grudados na telinha, torcendo para o Brasil fazer bonito. E fizemos!

A dupla de brazucas é muito afinada. Dá prazer de assistir e, de quebra, podemos acompanhar uma série de manobras, golpes e variações táticas completamente particulares, que só uma boa partida de duplas proporciona ao espectador. A variação tática que esta modalidade do jogo promove é justamente a razão de aconselharmos você, leitor, a vencer a timidez e convidar mais três pessoas para uma partida com diversão e emoção garantidas. Seguindo nossas orientações básicas, em três capítulos, você tem tudo para fazer bonito!

Conheça seu parceiro!

Antes de a partida começar, é importante conhecer as preferências de cada componente da dupla: seus pontos fortes e fracos, se gosta de jogar na frente ou atrás, se é destro ou canhoto; para definir a posição na quadra quando estiverem respondendo ao saque adversário.

Como regra geral, o jogador mais forte joga do lado da vantagem (ou ímpar), pois ali serão definidos os pontos mais importantes. Se o nível e a confiança de ambos for Sua! semelhante, fica no lado da vantagem o tenista com o melhor backhand, ou então o canhoto.

Também é bom definir neste momento quem fica com as bolas que serão rebatidas entre os dois (a famosa bola no meio), geralmente a preferência é dada ao jogador que realizará o forehand. Finalmente, o melhor sacador da dupla começa servindo.

Nas duplas, uma boa comunicação é essencial para o sucesso.
o corredor pode (e deve) ser usado nas duplas

#Q#

Comunique-se!

Mesmo tendo combinado algumas coisas anteriormente, durante o ponto você pode orientar seu parceiro com a célebres e sempre muito úteis: "Deixa!", "Sua!", "Volta!". Ao final de cada ponto, vocês podem conversar sobre algo que irão fazer no próximo.

Também é importante saber como incentivar: há pessoas que gostam de incentivo constante, outras gostam de ficar mais "na delas". Veja o que funciona para vocês. o importante é manter o canal de comunicação aberto e fluente.

Quanto mais próxima da rede sua dupla estiver, menos espaços os adversários têm

A quadra é maior: use-a por inteiro!

o corredor de duplas deve ser usado em uma partida de duplas! isso parece óbvio, mas poucos se lembram de fazêlo. Golpear bolas cruzadas na direção do corredor adversário ajuda a abrir espaços na quadra que podem ser usados para um voleio ou smash de finalização pelo seu parceiro.

Tenha mentalidade ofensiva!

Quanto antes você ou seu parceiro subirem à rede, melhor. Desta maneira, seus adversários terão menos espaços para golpear bolas fora do seu alcance (veja os ângulos abertos com os dois na rede e os dois no fundo nos quadros acima) e, provavelmente, cometerão mais erros, ou levantarão as bolas para tentar passar sua dupla por cima. Vale a pena investir um pouco de tempo das suas sessões de treino aperfeiçoando voleios e smashes. um bom smash tem grande efeito moral!

Suzana Silva desenvolveu a linha de Raquetes"EZ Wilson" e é diretorada Tote Esporte com arte. tote@tote.com.br

Suzana Silva

Publicado em 29 de Janeiro de 2009 às 14:07


Instrução - Tática

Artigo publicado nesta revista