Nutrição

Supercomidas

Três itens que devem fazer parte da dieta de um atleta


O TERMO "SUPERCOMIDA" NÃO TEM uma definição formal, mas geralmente costuma descrever uma comida com nutrientes ou compostos naturais que trabalham em seu corpo para otimizar a saúde ou prevenir doenças. A verdade é que quase toda comida baseada em plantas pode ser categorizada como "super", desde frutas e vegetais até grãos integrais, feijão, nozes, erva e condimentos. E com cada novo estudo aprendemos mais sobre como comidas naturais servem como preventivos medicinais. Aqui vão três que atualmente estão no topo da lista dos que se devem comer e a ciência que está por trás deles.

ALGA

Protege seu coração e sua cintura
Um relatório do Journal of Agricultural and Food Chemistry revisou quase 100 estudos prévios e concluiu que algumas proteínas da alga marinha são tão efetivas quanto remédios para controle de pressão sanguínea. Em uma pesquisa com animais, um componente em algas marinhas marrons ajudou ratos a queimarem gordura. Alga é uma fonte rica de iodo - uma das poucas fontes desse mineral. Essa é chave, pois pouco iodo pode ativar doenças na tiroide e ganho de peso. E o magnésio natural das algas pode melhorar o sono, o que também está relacionado ao controle de peso.

Coma mais:

Peça um prato de salada de algas para acompanhar o prato de sushi; comece o dia com um omelete de algas, ou tente lanchinhos de alga.

CUPUAÇU

Previne envelhecimento e aumenta a energia
Marcado como o próximo poço de antioxidante, essa fruta de aroma distinto relacionada ao cacau cresce no Amazonas, onde os locais usam para fortalecer a imunidade e aliviar a dor. Seu suco tem gosto parecido com pera e banana, com um toque de chocolate e, como seu primo, coco, contém estimulantes naturais para aumentar a energia e o estado de alerta mental.

Coma mais:

Despeje o pó seco congelado ou o suco em uma bebida gelada, ou faça cubos de cupuaçu congelando o suco em moldes e mesclando com frutas tropicais.

MISSÔ

Protege a próstata, seios e pulmão
Pasta de soja originária do Japão, onde os homens têm muito menos incidência de câncer de próstata. Um estudo entre mulheres japonesas indicou que aquelas que consumiam três ou mais porções de sopa de missoshiro diariamente tinham 40% menos risco de câncer de mama comparado com aquelas que consumiam apenas uma porção.

Coma mais:

Esfregue pasta orgânica de missô em filé de atum, ou, para fazer uma sopa rápida, dissolva duas colheres de chá em água fervente e adicione vegetais fatiados e verduras.

From Tennis Magazine. Copyright 2012 by Miller Sports Group LLC. Distributed by Tribune Services

Cynthia Sass

Publicado em 23 de Maio de 2012 às 12:53


Saúde/Nutrição

Artigo publicado nesta revista