Quadras


Fotos: Ron C. Angle

CRITICADO
Após a ITF anunciar que Wayne Odesnik estava sendo investigado por suposto uso de hormônios, o norte-americano passou a se envolver em seguidas polêmicas no circuito. E, na principal delas, foi alvo de duras críticas de colegas durante a disputa do torneio de Houston, quando sofreu diversas acusações, entre elas de nomes como Andy Roddick e Mardy Fish.

Foto: Marcelo Ruschel

MUNDIAL SENIORS
Atual campeã na categoria 50 anos, Patrícia Medrado desta vez ficou com o vicecampeonato do Mundial Seniors Individual, disputado este ano em San Luis Potosí, no México. Medrado (na foto abaixo junto com André Sá), campeã em 2009, voltou a encontrar a norte-americana Diane Fishburne na decisão, mas não conseguiu repetir a vitória da última temporada e perdeu em dois sets. Outro brasileiro que se destacou foi Roger Guedes, vice em 2009, que desta vez parou nas quartas- de-final.

Foto: Marcelo Ruschel


JUVENIS EM AÇÃO
Após a disputa do Banana Bowl e da Copa Gerdau, os principais juvenis brasileiros se dividiram entre os Jogos Sul Americanos de Medellín, na Colômbia, e a etapa uruguaia do circuito Cosat, em Montevidéu. Em terras colombianas, o único medalhista do País foi Guilherme Clezar. Após perder a partida de semifinal contra o argentino Facundo Arguello, o gaúcho venceu o peruano Duilio Avalos e ficou com o bronze. No Uruguai, o grande destaque ficou por conta da final dos 18 anos masculino, decidida entre os brasileiros Karue Sell (foto) e Bruno Semenzato. Em dois sets, melhor para Sell, que conquistou seu primeiro título na categoria.

RESULTADOS
Medellín (COL)– Disputa da medalha de bronze
Guilherme Clezar (BRA) v. Duilio Avalos (PER) 6/4 e 6/3

Montevidéu (URU) – Final 18 anos Masculino
Karue Sell (BRA) v. Bruno Semenzato (BRA) 6/1 e 6/3


LUTO
Um acidente trágico deixou de luto o tênis brasileiro na primeira semana de abril. Aos 84 anos, Theóphilo Falcão, diretor da Maricic Eventos e um dos responsáveis pela implantação do Aberto de São Paulo, faleceu após ser atropelado por um ônibus no bairro de Pinheiros, na capital paulista.

ITF SENIORS DE BRASÍLIA
No início de abril, alguns dos principais nomes do tênis amador brasileiro se reuniram para a disputa do importante ITF Seniors de Brasília. Foram várias categorias, com os tenistas duelando sob forte calor no Iate Clube da cidade. Destaque para os campeões: Clayvert Gusmão (35 Anos Masculino), Marcelo Ferreira (40 Anos), Walber Gomide (45 Anos), Murilo Gomes Junior (50 Anos), Roger Guedes (55 Anos), Luiz de Carvalho Bonn (65 Anos), Roberto Venditti (70 Anos), Eliana Mendonça (45 Anos Feminino), Rosangela Fritelli (55 Anos), Sara Helbert (60 Anos) e Marilena de Mello Mendes (65 Anos).

O POETA SE VAI...
Morreu no dia 29 de março, no Rio de Janeiro, Armando Nogueira, um dos maiores nomes da imprensa brasileira no século XX. Um apaixonado por esportes, em especial pelo tênis, o jornalista era fã incondicional de Roger Federer, a quem considerava um dos maiores estilistas que já vira em ação. O poeta também era admirador da garra de Fernando Meligeni. “Conheci poucos esportistas tão obstinados como Fininho”, dizia.


#Q#

Fotos: Ron C. Angle

OLHA ELE AÍ!
Fora do circuito profissional desde o começo de 2009, Guillermo Coria reencontrou a felicidade no tênis, agora como treinador. Aos 28 anos, o argentino comandou a equipe masculina de seu país nos Jogos Sul-Americanos, que aconteceram em Medelín, na Colômbia. “Ser capitão me devolveu a felicidade que perdi quando estava jogando”, declarou o ex-número três do mundo.


PRIMEIRO DE MUITOS
No início do mês de abril, alguns dos mais promissores tenistas do Brasil e outros que já lutam há anos por posições no ranking mundial se encontraram em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, para a disputa do primeiro Future da temporada em solo brasileiro. Porém, embora a festa tivesse sido programada para os tenistas da casa, foi um uruguaio que roubou a cena. Experiente, Marcel Felder conteve os ânimos do novato Rafael Camilo e conquistou o título. Além da vitória, ligou sinal de alerta nos brasileiros, já que será nosso rival em maio, em Bauru, no confronto válido pela Copa Davis.


DE OLHO NO TOP 100
Considerado um dos principais nomes da nova geração do tênis brasileiro, João Souza, o Feijão, cada vez mais mostra ter talento e força para superar as expectativas. Após um bom início de temporada, o paulista de Mogi das Cruzes finalmente conquistou seu primeiro grande título da carreira, no Challenger de Bogotá, na Colômbia. Para levantar a taça, Feijão teve de mostrar todo seu talento e frieza, já que derrubou os dois favoritos locais e top100 Santiago Giraldo e Alejandro Falla para trazer mais este título para o Brasil.

RESULTADO
Bogotá (COL) – Final
João Souza (BRA) v. Alejandro Falla (COL) 4/6, 6/4 e 6/1

Da redação

Publicado em 19 de Abril de 2010 às 14:19


Quadras

Artigo publicado nesta revista