Abra suas vias

Não deixe os problemas respiratórios impedirem sua vitória


 

JOGAR TÊNIS sem conseguir respirar corretamente não é só desagradável como também pode atrapalhar seu desempenho. "Todo ano vemos um grande número de atletas dizendo que problemas de respiração afeta seu jogo", diz o Dr. Mike Yorio, diretor de serviços médios do US Open. Os sintomas, como coriza (nariz escorrendo) e respiração curta, geram desconforto e fadiga, fatores que podem atrapalhar seu ritmo de jogo e concentração. Felizmente, há algumas saídas para esses problemas.


1. DESVIO DE SEPTO: Novak Djokovic e Jelena Jankovic costumavam interromper suas partidas alegando problemas para respirar. Então, fizeram uma cirurgia para corrigir o desvio de septo. Cerca de 80% das pessoas possuem esse mesmo problema, mas apenas 1% delas realmente sente dificuldades respiratórias, afirma Dr. Scott Stringer, otorrinolaringologista do centro médico da Universidade de Mississipi Medical Center.

O principal sintoma é ter uma das narinas impedidas de inspirar e expirar. Isso fica pior durante a noite e em períodos de queda brusca de temperatura e umidade. Na maioria dos casos, seu médico irá prescrever um descongestionante para abrir as vias nasais. Mas, como o problema é estrutural, a única maneira de corrigi-lo definitivamente é através de cirurgia.


2. ASMA POR EXERCÍCIO: A asma por exercício aparece sem "aviso prévio" e pode durar de 20 a 30 minutos. Você pode sentir sua respiração mais curta, tosse e pânico. Ela geralmente ocorre durante treinamentos muito pesados e em tempo frio, principalmente devido à entrada de ar gelado no pulmão, o que causa a contração das vias respiratórias.

Se você sofre de asma por exercício, vá ao médico. Ele poderá lhe prescrever algum remédio broncodilatador e um inalador, que pode prevenir os ataques de asma se for usado de 15 a 20 minutos antes do início do jogo.


3. RINITE E SINUSITE: Sinusite é uma infecção bacterial que resulta em coriza e dores nos seios paranasais (ao redor dos olhos) e é melhor tratada à base de antibióticos. Já a rinite é uma inflamação das mucosas nasais, em resposta a alguma alergia, como poeira, por exemplo. Ela também causa coriza, além de deixar seus olhos lacrimejando. Seu médico pode prescrever remédios para tratamento ou para conter a alergia.

A melhor defesa para esses problemas é a prevenção. Fazer lavagem nasal com soro fisiológico diariamente também é recomendado.

 

From Tennis Magazine. Copyright 2010 by Miller Sports Group LLC.
Distributed by Tribune Services

 

Sarah Thurmond

Publicado em 19 de Abril de 2010 às 11:24


Saúde/Nutrição

Artigo publicado nesta revista