Entenda as áreas da quadra

O que se deve fazer em cada região da quadra? A professora Suzana Silva explica e dá exercícios para que você se torne um "all-court player"


VOCÊ APRENDEU, NO ARTIGO ANTERIOR, a diferenciar as fases do jogo de tênis - defender, trocar, atacar - de acordo com três áreas de onde pode rebater a bola em golpes de fundo. Neste capítulo complementar, sofisticamos um pouco mais esta informação, acrescentando duas áreas: ¾ de quadra e rede.
#R#As duas áreas de fundo de quadra (vamos chamá-las de fundo e fundão) são regiões de onde, predominantemente, você vai trocar bolas (fundo) e se defender (fundão). Ao entrar um pouco à frente da linha de fundo, chegamos à área de ¾ de quadra. Você pode atacar desta posição, com bolas mais rasantes e anguladas, mas deve recuperar posição para trás depois de executar o golpe. Ao chegar com o corpo perto da linha de saque, o mais esperto é subir mesmo à rede e fechar os ângulos possíveis das bolas adversárias. Uma vez dentro da área de saque, procure pegar as bolas de voleio, sem deixá-las quicar. Dá um frio na barriga no começo, mas vale a pena!
Há três problemas graves em jogadores iniciantes e intermediários, que acabam sendo um impedimento para que subam de categoria:
1. Após rebater uma bola lá do fundão da quadra, demoram em recuperar posição à frente, ficando vulneráveis às curtinhas e bolas anguladas do adversário;
2. Após rebater uma bola de ¾ de quadra, também não recuperam posição favorável para trás, ficando naquela área que chamamos de "mata-burro";
3. Chegando junto à rede atrás de uma curtinha, ficam com medo de volear e voltam para trás.
Neste artigo, vamos ensinar três jogos para que, com ajuda de seu professor ou companheiro de treino, você possa praticar as atitudes corretas em cada uma destas áreas críticas.

VOLTANDO PARA CASA
Delimite com discos de plástico ou tampinhas de tubo de bola uma área a cinco pés do centro da quadra, a sua "casa" (como a "meia-lua" ilustrada nas fotos acima). Seu professor ou companheiro de treino lança bolas altas e fundas para você rebater. Cada vez que conseguir rebater e "voltar para casa" antes de sua bola quicar no campo adversário, você marca um ponto. Se não conseguir, seu professor/ amigo marca um ponto. Quem fizer dez pontos primeiro, vence. Inverta as posições ao final.

NÃO VOLTE ATRÁS
Delimite com fita crepe (se estiver no saibro, risque a marca com o pé) a área de ¾ de quadra nos dois campos. Jogue um game com revanche com seu parceiro de treino, de maneira que quem atravessar a linha de ¾ não pode voltar para trás. Se vocês puderem jogar um set completo com esta regra, melhor ainda. Comece a perceber de que maneira jogar para conseguir ter sucesso nesta parte da quadra.
#Q#

 

NÃO DEIXE A PETECA CAIR
Neste jogo, que pode ser de um game com revanche ou uma partida completa, o tenista que entrar nas áreas de saque está proibido de deixar a bola quicar no chão.
Estes jogos vão estimular os padrões táticos de maior porcentagem de sucesso no tênis avançado. Através deles, você pode descobrir que precisa aprender ou aperfeiçoar seus voleios, smashes, golpes de aproximação, bolas anguladas... Isto é bom para você, que vai se tornar um tenista cada vez mais completo, o que chamamos de "all-court player". Bons treinos!

Suzana Silva

Publicado em 30 de Julho de 2008 às 08:21


Instrução - Tática

Artigo publicado nesta revista