Última Hora

Vai Bellucci!

Brasileiro engrena e faz campanha de gente grande no Masters 1000 de Madrid


Foto: Getty Images / Latam

JÁ TINHA MUITA GENTE CRITICANDO. Os resultados não vinham. Pior, ocorriam derrotas inesperadas e precoces em alguns torneios. O mau momento já rendia boatos de que a parceria com Larri Passos corria risco. Enfim, o que prometia ser o ano da virada para Thomas Bellucci estava se transformando numa temporada de martírio.

Estava. Depois de um começo fraco no saibro europeu, com derrotas em que demonstrava certa instabilidade emocional, chegou ao saibro "rápido" do Masters 1000 de Madrid, desacreditado. Mas foi justamente aí que seu jogo floresceu. Venceu partidas importantes, como Andy Murray, nas oitavas-de-final, e Tomas Berdych, nas quartas. Dois top 10 em dois dias seguidos. Um resultado expressivo e que enche os torcedores brasileiros de esperança. Para se ter ideia, desde 2003, com Guga no Masters de Indian Wells, um tenista brasileiro não atingia a semifinal jogando simples num torneio desse porte.

Antes de Madrid, Bellucci só havia conseguido vencer um top 10, Fernando Verdasco, em fevereiro, na estreia do torneio de Acapulco. Justamente quando conseguiu sua melhor campanha em ATP na temporada, atingindo a semifinal. Depois disso, não conseguiu outro bom resultado, acumulando derrotas.


UMA NOVA VIDA
Uma campanha brilhante em um torneio grande era certamente o que faltava para que os fãs acreditassem no potencial de Bellucci, assim como também isso é importante para que o próprio tenista passe a jogar com a confiança de quem tem muito ainda a mostrar.

A parceria com Larri, que vinha sendo questionada nos últimos meses, também se prova acertada, pois o treinador gaúcho é um mestre em preparação mental e, como talento todos já sabiam que Bellucci tinha, faltava apenas despertar no jovem tenista aquele espírito de vencedor. Algo nos mesmos moldes do que Larri conseguiu fazer com Guga.

Todos sabem que, para ser um tenista top, não basta apenas ter talento e bons golpes. É preciso acreditar. É preciso ter confiança para que os golpes se encaixem, para escolher a tática certa na hora certa. Bellucci está encontrando sua hora.

Da redação

Publicado em 16 de Maio de 2011 às 12:36


Especial

Artigo publicado nesta revista