Brasil Open

Simbora prá Sumpaulu

Depois de 10 anos, Brasil Open deixa a Costa do Sauípe e vai ser realizado em São Paulo em 2012


João Pires/Fotojump

"SORRIA, VOCÊ ESTÁ NA BAHIA". Foram 10 anos de muito axé, mas, agora, depois de uma dose de pressão popular e outra de estratégia de mercado, o Brasil Open desembarcará em São Paulo de 11 a 19 de fevereiro de 2012. No Ginásio do Ibirapuera - e também no Ginásio Mauro Pinheiro (ao lado) - será montada uma quadra de saibro para abrigar o evento.

Já faz alguns anos que boatos de que o único torneio ATP brasileiro estaria prestes a mudar de local, saindo do espetacular resort da Costa do Sauípe e indo para a capital paulista. Contudo, a falta de uma arena para os jogos e as facilidades oferecidas pelo complexo turístico baiano sempre ficaram no caminho dessa mudança. No fim de 2010, os rumores sobre a troca eram intensos, mas o evento de 2011 foi realizado no Sauípe. Já em meados deste ano, a Koch Tavares admitiu estar tentando mudar de sede, piso ou data do evento, já com vistas de ser realizado em São Paulo.

Sem aval para mudar o piso e a data, restou aos organizadores apenas tentar acomodá-lo no novo local. Desta vez, porém, com apoio do governo do estado de São Paulo, conseguiu-se que o Ginásio do Ibirapuera recebesse a competição em uma quadra de saibro coberta. Assim, o ATP brasileiro será o único torneio do calendário a ser disputado em saibro coberto.

Luciana Serra
Governo do estado garantiu 1,8 milhão de investimento

O que muda?
Uma das principais críticas à realização do evento na Costa do Sauípe era a falta de público. Em São Paulo, em um grande ginásio, espera-se que os fãs de tênis compareçam em maior número devido à facilidade de acesso. Acredita-se ainda que jogadores de maior gabarito também possam se interessar mais em participar do torneio, já que a logística é mais simples (chegar de avião em São Paulo é mais fácil do que em Salvador e depois pegar um ônibus até Sauípe). Outro fator seria a facilidade de arrumar novos patrocinadores para o Brasil Open, que no modelo anterior estaria desgastado. Só para trazer o evento para a pauliceia, por exemplo, o governo do estado pretende investir R$ 1,8 milhão.

Se essas expectativas vão se concretizar só saberemos no Carnaval de 2012, mas a ida da competição para São Paulo dá grande força para a capital paulista na organização de eventos de tênis, já que a própria Koch Tavares vai organizar o ATP Challenger Tour Finals, de 16 a 20 de novembro, também no Ginásio do Ibirapuera (em quadra rápida). Em seguida, na primeira semana de janeiro, o parque Villa-Lobos receberá o tradicional Aberto de São Paulo e, a festa do tênis deve, assim, culminar no Brasil Open.

Com tudo isso, aumenta-se a chance de o governo paulista voltar seus olhos para o projeto do Centro de Treinamento que a Confederação Brasileira de Tênis vem pleiteando junto ao estado e à prefeitura. No mesmo dia do anúncio da realização do torneio em São Paulo, em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, o presidente da CBT se reuniu com o Secretário de Esportes para avaliar possibilidades.

Arnaldo Grizzo

Publicado em 21 de Outubro de 2011 às 14:39


Torneio

Artigo publicado nesta revista