Instrução Equipamento

Como escolher a raquete das crianças

Veja o que considerar na hora de comprar o equipamento para seu filho


Se você é tenista e tem filhos, presenteá-los com uma raquete pode ser a oportunidade para incentivá-los na prática do seu esporte favorito. O pretexto para comprar o equipamento importa menos do que o gesto em si.  

Existe a possibilidade de seu filho ter tirado a sorte grande e a escola dele possuir um programa de tênis curricular ou extracurricular. Assim, talvez ele já tenha usado uma raquete emprestada pelo professor. Que bom, você pode perguntar ao professor se o seu filho está merecendo esse investimento – melhor ainda, acompanhe seu filho nos eventos de avaliação de final de ano e veja por si mesmo.

A sorte grande de conhecer o tênis na própria escola tende a ficar mais real à medida que mais professores de Educação Física e de Tênis se dedicam a introduzir o tênis às crianças no contexto escolar. São muitos e experientes os professores, em vários estados brasileiros, dedicados à iniciativa, e o movimento vem crescendo. A ampliação do primeiro contato com o tênis na escola promete render dividendos a longo prazo, em termos de popularização do esporte.

Mas mesmo que a escola do meu filho não tenha programa de tênis no currículo, você pode ter o levado a um torneio profissional, onde havia atividades para as crianças, e ele se empolgou. Enfim, as crianças que despertam interesse para o tênis – não importa se foi em escolas, clubes, academias ou parques da prefeitura – têm muito mais opções de raquetes em conta para comprar hoje em dia do que há 20 anos. Ter sua raquetinha em casa pode garantir bons momentos de prática ao ar livre com a família, já que a iniciação é feita em quadras reduzidas, com bolas lentas, e todos podem brincar juntos.

Há muitas opções de marcas, mas vamos à questão dos materiais e tamanhos.

As raquetes infantis evoluíram e há modelos ideais para cada faixa etária e etapa do desenvolvimento

Para começar

Raquetes de plástico maciço, além de outros objetos que podem funcionar como implemento (luvas, tamboréus, tacos de madeira, entre outros), são muito importantes na fase pré-desportiva do jogo, para os exercícios de coordenação “olho-mão”.

Há programas escolares que usam raquetes de plástico um pouco mais sofisticadas, com cabo mais longo, para os programas de iniciação propriamente ditos. Elas permitem que as crianças entendam o jogo e podem ser usadas sem problemas em quadras vermelhas. (5,5 m a 8 x 11 m).

As raquetes de tênis de alumínio para iniciantes, normalmente fabricadas na China, disponíveis no mercado com encordoamento de nylon, são as mais parecidas com as raquetes avançadas, e são encontradas desde a medida 17 polegadas (cerca de 43 centímetros).

O tamanho da raquete

A escolha do tamanho da raquete pode ser feita medindo-se a distância entre a ponta do dedo médio da criança em pé, com os braços estendidos, e o chão. Mas além do critério de tamanho, também é importante verificar o peso e a facilidade de manuseio (capacidade que a criança tem de movimentar a raquete no espaço).

A tabela seguinte dá uma ideia de faixa etária, altura e tamanho da raquete. O critério mais importante para tamanho da raquete é a altura da criança, depois sua habilidade e força. A idade cronológica é a menos importante, já que as crianças crescem de maneiras diferentes.

Idade Altura da Criança Tamanho adequado de raquete Bola adequada
Até  4 anos < 92 cm 17 polegadas Infláveis de plástico leve ou espuma maciça
4-5 anos 92cm-100cm 18 polegadas Espuma maciça ou feltro
5-6 anos 100cm-110cm 19 polegadas Espuma ou feltro
6-7 anos 110cm-120cm 21 polegadas Vermelha (até 8 anos)
7-9 anos 120cm-130cm 23 polegadas Laranja (9 anos)
9-12 anos 130cm-137cm 25 polegadas Verde (10 anos)
12-13 anos

137-148 26 polegadas Verde ou Normal
> 14 anos > 148 cm 27 polegadas (tamanho adulto, modelo leve) Verde ou Normal

Dicas

Outro critério que pode ser usado para verificar se a criança aguenta o peso da raquete é pedir que ela a segure pelo cabo e coloque atrás da cabeça, com a ponta da raquete tocando a coluna lombar (nesse momento, o cotovelo do braço que segura a raquete apontará para cima), e verificar se ela consegue estender o braço com facilidade, como se fosse levar a raquete para o ponto de contato do saque. Conseguir manusear a raquete para um voleio de backhand de uma mão é mais um critério para adequação do peso e do tamanho da raquete ao seu filho.

Crianças fortes e hábeis para a idade podem usar raquetes um tamanho ou dois acima do recomendado, sempre prestando atenção à manuseabilidade.

As crianças que usam raquetes de 26 polegadas já as encontrarão em material fusionado, ou seja, com ligas de carbono e cerâmica em sua composição, o que se traduz em mais conforto e potência.

Na transição para modelos de 27 polegadas, todo cuidado é pouco: as raquetes usadas pelos profissionais trazem apelo irresistível para a garotada, mas o peso acima de 300 gramas pode comprometer – e muito – a construção de golpes biomecanicamente eficientes, além de acelerar o processo de formação de lesões musculares e de tendão em membros superiores nas crianças. Então, consulte sempre um professor capacitado antes de comprar a raquete que sua filha escolheu “porque é a raquete da Sharapova”

Bolinhas

As bolas sugeridas na tabela das raquetes também devem ser observadas com atenção. Não adianta comprar a raquete certa e sair por aí esperando que seu filho troque bolas com você usando as amarelas de competição profissional. Quem já teve oportunidade de acompanhar uma competição de tênis escolar ou de Tennis 10 viu quantos ralis bacanas crianças conseguem fazer com as bolas adequadas à idade e ao nível de habilidade.

O conceito é “jogabilidade”: a bola e a raquete certas para iniciar são as que permitem mais trocas, mais prazer, mais atividade cardiovascular. Jogue e fique, para sempre, no esporte mais emocionante e inteligente do planeta.

Por Suzana Silva

Publicado em 3 de Abril de 2017 às 08:42


Notícias natal presente filho raquete dicas