Quando você sabe que é um tenista top?

Carros particulares, quartos melhores, quadras para treinos...Privilégios em torneios mostram quem é um tenista top de verdade


Até mesmo o número de credenciais de acesso para convidados é maior para os principais tenistas do mundo

Ron C. Angle/TPL

QUANDO SE ESTÁ HÁ 14 ANOS no circuito profissional, vê-se muita coisa. Uma delas é a diferença de tratamento que jogadores top - como Federer, Nadal, Djokovic, Murray - recebem nos torneios em relação ao resto dos tenistas da chave. Pode parecer injusto, mas a verdade é que eles são grandes estrelas, atraem multidões por onde andam, ou seja, fazem por merecer. Então, o que difere?

Tudo começa na chegada. Como é regra nos eventos da ATP, é obrigatório ter um transporte para os jogadores da chave principal. Mas isso não quer dizer que sempre há um carro lhe esperando no aeroporto. Para os "mortais", algumas vezes é um ônibus, ou uma van, e, muitas vezes, é preciso esperar outro jogador que está chegando em um vôo diferente.

No entanto, se você é um tenista top, sempre tem um carro (geralmente uma Mercedes, ou o carro top da marca que está patrocinando o evento) lhe esperando na porta.

Depois, no hotel (cuja regra da ATP diz que os torneios têm que fornecer um quarto para cada jogador da chave), os jogadores convencionais vão para um quarto "padrão". Já um top costuma receber suíte com sala, vista privilegiada da cidade, camas gigantes etc.

O transporte entre o hotel e o local do torneio também é feito com ônibus ou vans. Mas, algumas vezes, os tops recebem um carro novinho só para si, o que não é nada mal, já que os tenistas geralmente saem todos os dias para comer fora.

No local da competição, os privilégios continuam. Nos maiores torneios (Masters 1000 e Grand Slam), é muito difícil conseguir quadra de treino dentro do complexo. Muitas vezes, é preciso ir para um clube fora, onde as quadras são diferentes. Os organizadores até tentam deixá-las iguais, mas quase nunca conseguem.

Porém, isso serve para os "mortais". Os tops, por sua vez, treinam quando querem nas quadras em que vão jogar (na central - menos em Wimbledon) nos dias que antecedem o torneio. Então, para os outros, o ideal é conseguir marcar treino com um desses jogadores, para poder jogar e sentir a velocidade da quadra antes de o torneio começar.

Uma regalia interessante nos Grand Slams é em relação às credenciais. Um tenista normal tem direito à sua credencial e mais três (o treinador e mais dois convidados). Todavia, vocês acham que os top ficam só com essas três? Basta ver o número de convidados de Federer nos torneios para perceber que não.

Outro fator é que todo jogador recebe, nos Majors, uma quantia para ser gasta com alimentação durante o dia. O valor varia de lugar para lugar e o "dinheiro" da credencial começa a valer dois dias antes de os jogos começarem. Contudo, para os tops e cabeças-de-chave de simples, isso já vale quatro dias antes.

Então, jovens tenistas que estão sonhando em ser profissionais: no dia que você chegar em Roland Garros e eles lhe oferecerem a quadra Central para treinar, aí sim você será um jogador top do tênis. Enquanto isso, vá treinando.

ANDRÉ SÁ
Top 60 do ranking de duplas. Em 2008, formou a 9ª melhor parceria do mundo com Marcelo Melo. Hoje joga ao lado de Franco Ferreiro. Já foi 55º da ATP em simples em 2002, ano em que foi quadrifinalista em Wimbledon.
André Sá

Publicado em 4 de Maio de 2011 às 08:04


Coluna/Análise

Artigo publicado nesta revista