Paris rapidinho

Dicas de programas para fazer em Paris sem perder os jogos de Roland Garros


Da quadra central de Roland Garros é possível ver a Torre Eiffel e ela é uma das atrações parisienses mais próximas do torneio

NÃO TEM COMO IR PARA PARIS acompanhar Roland Garros e querer ver somente tênis. A cidade é tão maravilhosa que, muitas vezes, rouba a atenção mesmo de quem é fanático pelo esporte. As largas avenidas e construções neoclássicas atordoam, deixam a gente embasbacado e não tem jeito, quando você vê, está dentro de um museu há mais de 4 horas e sequer percebeu.

Um dos problemas para quem vai assistir ao torneio de Roland Garros in loco é que, apesar de ele ficar dentro da cidade - mesmo não estando numa das regiões mais centrais -, lá perto há pouca coisa para se ver. Trocadero, Torre Eiffel e Arco do Triunfo são alguns dos pontos turísticos mais próximos, porém, ainda assim, ficam longe. Cerca de 20 a 30 minutos de metrô, pelo menos. Ou seja, até dá para dar uma escapadinha de um jogo ou outro e ir dar uma olhadela nesses lugares, mas isso significa que você vai perder uma partida completa.

Apesar de essa desvantagem, o torneio também dá uma folguinha para quem não quer perder a chance de visitar os locais mais célebres de Paris, pois, os jogos não começam cedinho, mas somente às 11h. Ou seja, dá para bolar um bom programa para as manhãs e depois ir para o complexo de Roland Garros. Sendo assim, aqui vão algumas dicas para quem não quer perder o melhor da Cidade Luz e da competição.

PERTINHO

Os jogos deram uma pausa, você quer relaxar, mas não pretende ir muito longe de Roland Garros, pois quer ver algum jogo no fim da tarde? Alugue uma bicicleta e vá passear pelo Bois de Boulogne, o gigantesco parque que fica em frente ao complexo de tênis. Cuidado para não se perder e voltar mais tarde do que gostaria. Gosta de futebol? Bem perto está o estádio Parc des Princes, com loja oficial do Paris Saint-German e tudo mais. Ah... não se esqueça de que o rio Sena também não está muito distante. Então, se quiser espairecer caminhando em sua margem, está valendo também.

PROGRAMAS PARA ANTES DOS JOGOS

Se você vai para Paris, tem que subir na Torre Eiffel. As visitas começam às 9h no verão, portanto, acorde cedo, vá para a fila, ou compre o bilhete antecipadamente no site (ticket.toureiffel.fr), pois assim economiza um bom tempo. Uma hora e meia de visita dá para ver tudo, ficar fascinado com a vista da cidade e ainda descer a tempo de chegar para o primeiro jogo do dia em Roland Garros. Outra alternativa é sair dos jogos à noite e ir direito para a torre, pois ela fica aberta até a meia noite.

Se você quiser visitar os museus antes dos jogos, dá também, mas vá ciente de que, se quiser sair às 10h30 para chegar no começo do primeiro jogo na competição, verá bem pouco das magníficas obras. O Louvre abre às 9h e também é possível comprar os bilhetes antecipadamente no site (www.louvre.fr). Uma visita de pouco mais de uma hora vai fazer com que você passe rapidamente por uma única seção do museu, portanto, estude o que quer ver antes e vá diretamente para lá, sem se deter com as outras peças incríveis que vai encontrar pelo caminho. O mesmo vale para o Orsay, que abre às 9h30 (www.museeorsay.fr). Se você acha que terá pouco tempo para ver o que precisa, divida a visita em mais dias ou então vá embora do torneio mais cedo nos dias em que esses museus ficam abertos até as 21h45 (Quarta e sexta para o Louvre e quinta para o Orsay).

Notre Dame e Sacre Coeur são as igrejas mais famosas da cidade e abrem cedo (8h e 6h, respectivamente). Além disso, as visitas são rápidas, portanto, podem estar nos seus programas matinais pré-Roland Garros. No mais, dá para dar uma volta pelo Sena naqueles barquinhos (Batobus - www.batobus.com) que fazem uma rota circular curta saindo da Torre Eiffel e chegando até a Notre Dame em pouco tempo. Eles começam a circular a partir das 10h e saem de diversos pontos ao longo do rio.

Arnaldo Grizzo

Publicado em 24 de Abril de 2013 às 10:47


Torneio

Artigo publicado nesta revista