Ready?Play!

Para ter certeza

Para ter certeza

ESCOLHER UMA RAQUETE PARA JOGAR é quase como "escolher" uma garota para namorar. A sua interação com uma raquete é quase um relacionamento, pois você sabe que, dependendo das características, ela pode ou não lhe ajudar quando em quadra. A raquete certa vai servir como um grande suporte para o seu jogo, aprimorar suas qualidades. A errada vai fazê-lo sofrer, vai obrigá-lo a fazer ajustes que, muitas vezes, você não está disposto, enfim, vai lhe causar mais transtornos do que benefícios. Certamente isso vai leválo a uma "separação", e você ficará frustrado com a perda de tempo e dinheiro.

No entanto, ao contrário dos relacionamentos da vida - em que dificilmente você terá a chance de ficar experimentando antes de optar por uma garota -, antes de comprar uma raquete, é, sim, possível testá-la para verificar a "compatibilidade de gênios". Não só é possível como recomendável. Portanto, para auxiliar quem está na busca de uma nova companheira de quadra, nesta edição listamos lojas de todo o Brasil que possuem amostras de raquetes e podem emprestá-las para que você faça um "test drive", evitando, assim, futuras decepções.

E já que estamos falando de relacionamentos e tentativas de minimizar frustrações, nada melhor do que tratar da sempre complicada relação entre pais e filhos tenistas. Sendo assim, quatro grandes especialistas, como Judy Murray - mãe de Andy Murray -, Lindsay Davenport, Tracy Austin (duas grandes ex-profissionais) e Allen Fox (um dos maiores especialistas em psicologia aplicada ao tênis), prepararam um dossiê para os pais, contando suas experiências e apontando os melhores caminhos para que os genitores incutam em seus filhos o prazer de jogar tênis, sem pressioná-los. Se você tem um filho tenista, precisa ler.

Nesta edição, trazemos ainda uma entrevista exclusiva com Juan Carlos Ferrero, um dos grandes expoentes do tênis espanhol do começo deste século, que ajudou a abrir as portas para a geração atual de Nadal, Ferrer, Almagro etc. Ele relata suas experiências em quadra e seus planos para se tornar treinador - podendo influenciar mais uma legião de jovens para que sigam seus passos.

Por fim, obviamente que falamos dos principais personagens de Roland Garros 2013, torneio que consagrou Nadal e Serena, mas também levou nosso duplista, Bruno Soares, ao sexto lugar do ranking da ATP. Aproveitamos emocionantes momentos dos jogos do Aberto da França para pensar em como certas circunstâncias do tênis se aplicam em nossa vida, dentro e fora das quadras.

Bom jogo!
Arnaldo Grizzo e Christian Burgos


Editorial

Artigo publicado nesta revista