Expectativas para 2009

O que esperar de 2009?

As promessas e o que cada um pode fazer na temporada que começa


Rafael Nadal

A meta é simples: manter o número um e provar que é um tenista completo vencendo em todos os pisos.

A seu favor: um enorme coração e a certeza de que é capaz. Contra: os joelhos que, a cada temporada, mostram que estão mais sensíveis.

Novak Djokovic

Para o que era esperado, o sérvio ficou devendo em 2008. Na próxima temporada, ele tem mais uma chance de provar que pode ser número um. Seu começo de ano, contudo, deve ser duro, com a defesa do título na Austrália.

Andy Murray

De promessa à realidade em 2008. O escocês provou que não só tem talento, como sabe ganhar.

Tem jogo para vencer Nadal e Federer, só precisa usar suas armas quando realmente importa. Há muita expectativa sobre ele em 2009.

Roger Federer

A principal missão do suíço em 2009 é tentar igualar e superar o recorde de 14 Grand Slams de Pete Sampras. Se conseguir, provavelmente voltará a ser número um por tabela. Resta saber se o físico agüentará e se os velhos adversários, Nadal e Djokovic, e os novos, Murray, Tsonga e Simon, vão permitir.

Maria Sharapova

Dizem que se não fosse por sua lesão, terminaria como número um. Talvez. Seu começo de ano foi ótimo. Recuperada, muitos acreditam que ela assumirá o comando do tênis feminino em 2009.

Irmãs Williams

Serena e Venus são objetos de estudo. Quando querem, treinam, jogam e ganham qualquer torneio. Mesmo acima do peso, Serena provou isso no US Open. Meses antes, a irmã mais velha também não teve adversárias em Wimbledon.

Dinara Safina

A evolução da irmã de Safin em 2008 foi sensacional. Logo ela se meteu entre as primeiras do ranking e, consistente, por pouco não assumiu a ponta. Mais focada do que o irmão, ela pode aprontar em 2009.

Elena Dementieva

A russa melhorou o saque, que sempre a atrapalhou, e, com isso, conseguiu se dar melhor. Foi ouro nas Olimpíadas e esteve bem em boa parte do ano. Seu jogo de fundo de grande potência deve mantê-la entre as top.

 

Jelena Jankovic

Ninguém dá muito crédito à sérvia por seu jogo extremamente defensivo e por ser número um sem ter um Grand Slam.

Mas ela não está nem aí e coloca suas forças nas pernas e pretende melhorar o saque para continuar na ponta em 2009. Garante que vai vencer um Major.

#Q#

Jo-Wilfried Tsonga

Surgiu no Australian Open, machucouse e voltou bem nas quadras rápidas do fim da temporada. Jogo bonito de se ver e potencial enorme. Se ficar com saúde e aprender a controlar um pouco as batidas, vai incomodar mais do que já o faz.

Ana Ivanovic

A moça foi sensação dentro e fora da quadra em 2008. Dentro com a conquista de Roland Garros e do número um, fora pelas inúmeras aparições na mídia. Contusões e falta de foco impediram que ela se firmasse no segundo semestre. Mas a musa promete estar centrada na próxima temporada.

Kei Nishikori

Há tempos não se ouvia falar de um tenista japonês. Este jovem discípulo de Bollettieri tem jogo bastante eclético. Ainda lhe falta físico para agüentar os tenistas top, mas deve crescer na temporada que entra.

Thomaz Bellucci

Sua primeira temporada no top 100. Foi bem para um ano de experimentação. Deve sofrer um pouco em 2009 pela pressão de defender pontos, mas tem potencial para ir além se souber lidar com isso.

Eduardo Schwank

Este argentino possui força e talento de sobra e prova isso desde os tempos de juvenil. Em 2008, ele foi atrás de um lugar ao sol e conseguiu boas campanhas. Com mais maturidade, tem chance de se dar bem em 2009.

Gilles Simon

Ninguém dava muito para o francês no início da temporada. No entanto, o rapaz provou ser osso duro de roer. Com um jogo de muita movimentação e contraataque perfeito para quadras rápidas, ele venceu Nadal e Federer e foi à Masters Cup. Deve incomodar em 2009.

Juan Martin del Potro

Assim que o gigante argentino se livrar dos problemas nas costas e ajustar o seu saque, vai ser complicado pará-lo. Seu jogo de extrema força, se completado com um maior avanço à rede, vai dar o que falar na próxima temporada.

Caroline Wozniacki

Essa loirinha maravilhosa teve um começo de ano muito bom e muita gente já começou a apontá-la como uma possível nova musa do tênis. Ela é uma mistura de beleza e potência, que falta ser depurada. Deve incomodar em 2009.

Dominika Cibulkova

Juvenil há pouco tempo, essa pequenina eslovaca de olhos verdes não se importa com seu tamanho diminuto e parte para cima das adversárias. A pouca altura ainda limita suas possibilidades, mas ela está trabalhando duro.

#Q#

Marin Cilic

Este jovem croata tem grande talento. Exímio sacador, como seus compatriotas Ljubicic e Karlovic, o garoto tem tudo para fazer uma temporada brilhante, especialmente nos pisos mais rápidos.

Bruno Soares

Passou o ano disputando duplas com os mais diversos parceiros e foi bem com todos. Em 2009, jogará ao lado de Kevin Ullyet, do Zimbábue, um dos melhores duplistas do mundo. Essa parceria tem tudo para dar muito certo.

Aliza Kleybanova

Mais uma russa treinada por Bollettieri que promete dar trabalho. Há algum tempo ela vem batalhando entre as profissionais e deu bom grande salto no ranking em 2008. É para se ficar de olho.

Ernests Gulbis

Este letão de família abonada tinha tudo para ficar em casa sem fazer nada, mas resolveu se dedicar ao tênis. Há duas temporadas, ele tenta se intrometer entre os melhores do mundo. Jogo ele tem, falta pouco.

Alize Cornet

Juvenil até pouco tempo atrás, essa francesinha ainda é franzina e talvez por isso não consiga manter o nível diante das principais tenistas do circuito. Mesmo assim, a menina deu trabalho.

Agnieszka Radwanska

A menina tem jogo de fundo potente e consistente. Alternou bons e maus momentos contras as tenistas top, mas, ao menos, se colocou no meio delas e, mais experiente, deve dar trabalho em 2009.

#Q#

André Sá e Marcelo Melo

A dupla mineira por pouco não jogou a Masters Cup. Uma pena. Falharam nos Grand Slams e pagaram por isso. No entanto, o tempo vai fazendo de Melo um tenista mais completo e sábio.

Para a próxima temporada, a expectativa é a mesma: terminar entre as oito melhores parcerias do mundo.

Gael Monfils

O esguio francês tem um jogo de muita força e movimentação. Ao melhor estilo Yannick Noah, leva a platéia ao delírio com "peixinhos" na quadra e tentativas de jogadas mirabolantes.

Com um pouco menos de plástica e mais foco, ele pode subir ao top 10 em 2009.

Thiago alves

o tenista de são José do rio preto oscilou muito nos últimos anos e reconhece que tomou diversas decisões erradas na carreira. centrado, garante que 2009 será diferente e que sua meta é o top 100.

João Olavo Souza

Uma das promessas da nova geração, este garoto tem potencial gigantesco e sabe disso. em 2008 fez sua primeira temporada jogando praticamente só challengers e conhecendo o terreno. pode surpreender em 2009.

Ricardo hocevar

esforçado e trabalhador, o jovem sobrinho de marcos hocevar vai novamente se metendo entre os 200 do mundo e sonhando com algo além disso. aos poucos, ele desenvolve seu jogo e incomoda muita gente.

Vivian Segnini

nossa número um ainda é jovem, mas corre o circuito feminino há bastante tempo. Batalhadora, vivian sabe que ainda precisa melhorar técnica e taticamente, mas não tem medo de tentar. se ela acredita que pode ir além, também devemos acreditar.

Teliana pereira

a jovem tentou saltos maiores em 2008, mas não se deu tão bem. Uma contusão no meio da temporada também atrapalhou. porém, certamente ganhou experiência e deve fazer um 2009 bem melhor.

Marcos Daniel

na idade do gaúcho (30 anos), muitos já estariam deixando o circuito profissional. daniel, contudo, usa a experiência para se manter entre os 100. ele sabe o que precisa fazer e conhece suas próprias limitações.

Fernanda Hermenegildo

aproveitou-se bem dos poucos torneios femininos no Brasil e venceu alguns. deve tentar torneios maiores na próxima temporada.

Arnaldo Grizzo

Publicado em 22 de Dezembro de 2008 às 07:24


Especial

Artigo publicado nesta revista