Ready?Play!

Mudança de piso

Editorial - Edição 129


NÃO FAZ LÁ TANTO TEMPO QUE HAVIA JOGADORES ESPECIALISTAS em quadras duras, como os norte-americanos, por exemplo, e outros que se davam melhor no saibro, como os espanhóis. Mais do que isso, os que reinavam numa superfície simplesmente não conseguiam bons resultados na outra.

Então, podíamos dizer que existia dois circuitos: um no primeiro semestre, quando se concentram as competições em terra batida, e outro no segundo, quando quase todas as disputas ocorrem sobre pisos rápidos, seja cimento, grama, carpete etc.

Hoje, no entanto, apesar de ainda haver especialistas em um ou outro tipo de quadra, tudo está muito mais homogêneo, tanto que tenistas como Rafael Nadal e até mesmo David Ferrer são capazes de não somente vencer no saibro como também no piso duro. Por quê? Parte da resposta está na padronização das velocidades das quadras nos últimos anos, porém, também não devemos ignorar o aprimoramento dos atletas, tanto na parte técnica quanto fisicamente.

Mas, se no circuito profissional a diferença entre os especialistas do saibro e do cimento tem sido cada vez menor, ela ainda é marcante quando partimos para o tênis amador. Há quem “só” jogue no saibro e outros que “só” mostram seu melhor na quadra dura e, quando mudam de “habitat”, ficam totalmente perdidos, incapazes de executar as jogadas mais banais.

Há quem tenha seu jogo tão arraigado à terra batida que simplesmente não consegue pegar o timing da bola sobre o cimento, atrasando absolutamente todos os golpes. Há outros – que moldaram sua técnica de tal forma à velocidade e à total regularidade do quique em quadras duras – que não conseguem pegar duas bolas seguidas no centro da raquete jogando no saibro. Ou então, não conseguem se equilibrar para executar os golpes, tão desacostumados que estão com a fina poeira do saibro.

Se você é um desses tenistas que têm problemas para se adaptar de um piso a outro, fique tranquilo, pois faz parte da maioria. Mas, melhor do que isso, saiba também que nós, da Revista TÊNIS, preparamos aqui um verdadeiro guia para você conseguir realizar essa importante transição do saibro para o cimento, e se dar bem em qualquer uma das duas superfícies.

Então, nesta edição, além de trazer tudo o que você precisa saber para jogar bem tanto no saibro quanto no cimento, também vamos falar sobre os heróis de Roland Garros 2014 e dar diversas outras dicas para melhorar o seu jogo.

Bom jogo!
Arnaldo Grizzo e Christian Burgos

Da redação

Publicado em 5 de Julho de 2014 às 00:00


Editorial jogadores especialistas saibro Rafael Nadal David Ferrer Roland Garros 2014

Artigo publicado nesta revista

9x NADAL

Revista TÊNIS 129 · Julho/2014 · 9x NADAL

Retrospectiva com os títulos do maior jogador da história no saibro