Relógio congelado

Você sabe o que fazer quando o jogo é interrompido?

Saiba como manter a concentração e o foco quando este tipo de situação acontecer


Você está lá, pronto para sacar no match point, um jogo duro, tenso. Pensa em tudo o que aconteceu na partida. Define uma tática para aquele ponto precioso. Percebe que seu adversário também está nervoso. No que ele estará pensando? Como será que vai devolver o meu saque? Será que tento um ace no meio? Enfim, tem muita tensão no ar quando, de repente, uma chuva torrencial inesperada desaba sobre a quadra. A partida é interrompida e não parece que vai voltar tão cedo. E agora, o que fazer?

Essa situação nos faz pensar nos fatores internos e externos de uma partida. Os fatores internos dizem respeito ao jogo propriamente, ou seja, a individualidade de cada jogador com sua maneira de se comportar, suas técnicas e táticas e ao confronto em si. Já os fatores externos falam de tudo que está fora do jogo, mas que podem interferir no seu andamento. Como por exemplo: as condições climáticas (vento, chuva, sol, calor e o frio), a torcida, uma marcação duvidosa do juiz e uma observação ou um gesto da equipe do jogador ou de algum de seus familiares. A grande questão é que esses fatores externos podem interferir de maneira positiva ou negativa nos fatores internos do jogo.

Então, como lidar com a interrupção, seja por minutos, seja por um dia? Vários aspectos devem ser pensados de forma diferente para quem está ganhando e para quem está perdendo a partida.

PENSAMENTO POSITIVO

A diferença de nível é grande entre os jogadores? Se for grande, a interrupção não afetará o resultado do jogo. Se os jogadores tiverem um nível semelhante e a partida estiver equilibrada, mas com um tenista à frente no placar, provavelmente, quem estiver perdendo levará vantagem com a parada do jogo. E quem estiver ganhando não deverá se lamentar e começar a pensar que foi prejudicado.

Outro ponto importante é o momento da interrupção. Foi no início, no meio ou mais para o final do jogo? Isso faz muita diferença, pois cria mais ou menos possibilidades de mudança no resultado do jogo.

E quanto ao tempo da interrupção? Se for por minutos ou por poucas horas, quem está perdendo deve aproveitar para fazer uma breve análise da partida. Pode pensar: "Estou concentrado e tranquilo ou estou reclamando muito de mim? Que jogadas fiz que deram certo? Quais as dificuldades do meu adversário e o que posso fazer para incomodá-lo mais?" Nesse momento é fundamental ter pensamento positivo e acreditar numa virada.

Quem está ganhando também deve pensar no sentido de manter ou melhorar ainda mais o seu desempenho. Nada de achar que já ganhou, pois o jogo só termina com a disputa do último ponto.

Se a interrupção for por um dia, devemos pensar que uma nova partida se inicia com vantagem para quem está ganhando e desvantagem para quem está perdendo. O tempo maior da interrupção possibilita uma análise mais detalhada do jogo. O técnico pode até ir para a quadra com o seu atleta para realizar algumas jogadas a serem aplicadas. Deve-se reforçar aquilo que está dando certo e anular aquilo que está dando errado. Além disso, o mais importante para quem está perdendo deverá ser o ganho da confiança. Como voltar a ter confiança?

DICAS

 - Faça uma breve análise do jogo até o momento da interrupção;
 - Procure relaxar durante o tempo da interrupção não esquecendo que o jogo continuará;
 - De volta à quadra, concentre-se. Olhe bem para a bola e não perca o foco, o objetivo a ser alcançado;
 - Se você tem hábitos ou rituais característicos (também chamados de superstições), use-os. Eles fazem parte da sua concentração;
 - Procure aproveitar o tempo entre os pontos. Pare, respire e pense rapidamente no próximo ponto;
 - Pense positivo, acredite em você;
 - A vitória é a consequência de um somatório de pontos, portanto não se desespere diante de uma boa jogada do adversário. Saiba reconhecê-la;
 - Saia da quadra de cabeça erguida diante de uma boa atuação, independentemente da vitória ou da derrota.

Daí, entramos na essência do problema: a questão emocional da interrupção do jogo. Como manter o foco? Como não perder a concentração? Como acreditar numa possível vitória quando você está perdendo no momento da interrupção? Ninguém faz mágica. Tudo é fruto da experiência de jogo e isso implica em maturidade e também em um treinamento mental. Esse trabalho hoje já é desenvolvido com vários atletas, por meio de feedback da atuação, técnicas de reforço do comportamento positivo, eliminação do pensamento negativo, controle da atenção, autocontrole, relaxamento muscular, entre outros.

Roberta Menezes

Publicado em 21 de Janeiro de 2016 às 19:03


Notícias