ATP Tour

Federer brilha em casa e conquista 10º título da carreira no ATP da Basileia

Suíço bateu o jovem De Minaur em sua cidade natal para ser campeão pela 103ª no circuito profissional


Foto: Divulgação/ATP Tour

Roger Federer conquistou o décimo título de sua carreira ATP 500 da Basileia neste domingo (27). Em jogo contra o australiano Alex de Minaur, o suíço fez valer o favoritismo e se sagrou campeão após anotar parciais de 6/2 e 6/2 em 1h07.

Leia mais

+ Masters de Paris: confira a chave do torneio que terá Federer, Nadal e Djokovic

+ Masters de Paris: saiba como assistir ao vivo na TV e na internet em 2019

O troféu em solo suíço também ajuda Federer a se aproximar do americano Jimmy Connors na lista de tenistas com mais títulos de simples na história do circuito profissional. Ele agora soma 103º taças, perto das 109 de Connors.

O tenista de 38 anos havia sido campeão em sua cidade natal nos anos de 2006, 2007, 2007, 2010, 2011, 2014, 2015, 2017 e 2018. Este é o segundo decacampeonato da carreira de Roger. Em julho, ele derrotou o belga David Goffin para se sagrar vencedor pela décima vez no ATP 500 de Halle, na Alemanha.

A conquista na Basileia é a 4ª de Federer no ano, depois dos títulos no Masters de Miami e nos ATPs 500 de Dubai e Halle. Deste modo, ele iguala nomes como o sérvio Novak Djokovic, o espanhol Rafael Nadal, o russo Daniil Medvedev, todos na segunda colocação. O austríaco Dominic Thiem está na frente com 5 títulos.

O jogo

O dono da casa não encontrou grades dificuldades no 1º set da partida. O jovem rival que ocupa a 28ª colocação do ranking mundial teve um saque inconstante desde o início.

No quarto game, o recordista de títulos de Grand Slam teve três break points e conseguiu abrir 3 a 1, tomando o controle do jogo. Com um desempenho de apenas 47% dos pontos vencidos com o 1º saque, De Minaur virou presa fácil para o número #3 do mundo, que anotou sua segunda quebra no oitavo game, saindo na frente do placar.

O experiente tenista seguiu bem na etapa seguinte. De Minaur até se esforçou, mas novamente viu uma quebra rápida o fazer sair atrás. Com 3/0 no marcador, o tenista de Sydney pouco pode fazer para evitar a coroação da semana de Federer.

Confira o grande ponto de Federer na partida:

Da redação

Publicado em 27 de Outubro de 2019 às 12:19


Notícias Roger Federer Alex de Minaur ATP da Basileia