Equipamentos para evitar o Tennis Elbow

Diferentes tecnologias de raquetes e cordas podem ajudar a diminuir o impacto das vibrações no cotovelo e, conseqüentemente, as dores


Em alguns casos, nós, tenistas, infelizmente temos que conviver com dores nas mais variadas partes do corpo, mas, certamente, uma das regiões campeãs neste quesito é o cotovelo. É o temido Tennis Elbow. Este problema é complexo, porém, sabe-se que pode ser causado, geralmente, por movimentos errados e/ou equipamento inadequado. Sendo assim, é preciso saber até onde a tecnologia pode ajudar, não só a evitar, mas a curar este mal.

O equipamento pode causar essa dor pelo simples motivo de não estar adaptado ao seu movimento. Se você possui golpes curtos e joga com uma raquete que pede swing muito amplo, por exemplo, pode ter problemas. O contrário também é válido (golpes amplos e raquetes para movimento curto). Se demorar a perceber que este equipamento não se adapta ao seu jogo, o quadro só tenderá a se agravar. Uma vez que você já tem o problema - ou quer evitá-lo -, além de procurar um médico especialista no assunto, deve-se buscar equipamentos que o ajudem. Sendo assim, aqui segue uma lista de produtos que certamente auxiliarão.

Raquetes:
Hoje, há uma série de raquetes com tecnologias consagradas para evitar o Tennis Elbow. Vale lembrar que elas podem ser usadas por quem nunca teve esse problema. Além de ajudar a reduzir a vibração que vai para o cotovelo, podem diminuir (em menor escala) as que iriam para o ombro.

Exemplos:
Pro Kennex Kinetic - Desenvolvida por um ex-engenheiro da NASA, ela possui microesferas de quartzo ao redor do aro que, ao contato com a bola, chegam a reduzir 70% das vibrações nocivas. Babolat Cortex - Também funciona como um filtro de vibração. Ele auxilia a reter as trepidações maléficas e mantém as "positivas" que ajudam os tenistas a ter o "feeling" da batida.

Wilson Triad - Alguns modelos possuem material (Izo zorb) que age como uma barreira de vibrações. Ele é usado em pontes em países asiáticos que sofrem com terremotos.

Algumas marcas também possuem tecnologias eficientes na retenção de vibração, como a Völkl - que em todas as raquetes tem um antivibrador interno - e a Fischer - que, em alguns modelos, usa retentores em pontos estratégicos.

Lembrete: Fique atento se a espessura do cabo está correta, pois, um grip muito mais fino ou grosso, fará com que você empunhe a raquete com muito mais força do que deveria. Isso pode evitar problemas futuros.

Cordas: Obviamente que as raquetes ajudam no Tennis Elbow, mas algumas combinações geram um resultado mais eficiente. Sendo assim, as cordas devem se somar a isso. O material e a tensão delas também influenciam nas dores.

Para quem tem o problema, é necessário usar uma corda com o maior número de filamentos possível, pois isso ajuda a reduzir a vibração. Além disso, o material de que a corda é feita diz se ela vai vibrar ou não. Filamentos de qualidade dão mais conforto, porém são mais caros.

Alguns exemplos de cordas que ajudam a eliminar vibrações: Babolat Xcell Premium, Gamma Live Wire XP, Tecnifibre X-one biphas, Toalson Biologic, Pacific PMX.

Acesórios
Alguns acessórios também podem ajudar. Para isso, tensores, que ficam perto do cotovelo, são simples, mas de eficiência comprovada em muitos casos. Fortalecer a musculatura também é necessário e, atualmente, existe o "Power Ball" uma esfera usada por astronautas que auxilia a fortalecer desde os dedos da mão até o ombro e mostra grande eficiência nos esportes de raquete.

Uma série de precauções deve ser tomada para evitar o Tennis Elbow. E os equipamentos têm grande influência nisso. Escolher a gama de produtos certa ao nosso estilo, aliada com toda a tecnologia atual, certamente fará diferença na hora de jogar sem dor.

Fabrizio Tivolli

Publicado em 29 de Dezembro de 2008 às 12:41


Equipamento

Artigo publicado nesta revista