Em boa forma

Em boa forma

ANTIGAMENTE, PARA ATRAIR AS CRIANÇAS PARA O TÊNIS, os professores costumavam dizer: "Tênis é um esporte completo, mexe com todo o corpo, pernas, braços, tronco". Isso tudo é verdade, mas eles ainda se esqueciam de acrescentar que a modalidade proporciona um amadurecimento mental e uma tomada de consciência de si mesmo que poucos outros esportes conseguem. Para ter sucesso, é preciso uma união simbiótica entre habilidade motora e psicológica.

Recentemente, o tênis voltou a ser sinônimo de bem-estar, de boa forma, quando Ronaldo "Fenômeno" aceitou o desafio de emagrecer no programa "Medida Certa", do Fantástico, e seu preparador, Márcio Atalla, resolveu colocar o ex-futebolista em quadra para bater uma bolinha como forma de ajudar a queimar calorias.

Que o tênis é um esporte de impacto, de boa queima calórica, todos sabem há muito tempo, mas esse fato pareceu ter sido esquecido durante anos e só agora voltou à tona quando alguém famoso apareceu com uma raquete na mão divertindo-se e suando para perder a barriga. Sim, às vezes esquecemos que essa modalidade que nos é tão querida proporciona tanta coisa boa, que, ao mesmo tempo em que consome umas gordurinhas, também nos dá um prazer ímpar, testa nossas habilidades e limites tanto físicos quanto mentais, gerando um êxtase difícil de ser igualado por exercícios repetitivos em academias de ginástica.

Diante dessa nova moda, resolvemos então ir fundo na parte de saúde desta edição. Além de dicas para a perder peso com tênis, falamos sobre as preocupantes dores lombares e como evitá-las. Tratamos também de algo importante, a pressão arterial e o uso do tênis para ajudar a controlá-la. E, para aqueles que jogam torneios, explicamos todas as regras relacionadas ao atendimento médico em quadra. Juvenis, fiquem atentos!

Fiquem atentos também em um artigo que analisa os caminhos usados pelos principais tenistas do mundo durante suas carreiras. Que tipos de torneios os futuros top 100 costumam jogar em cada etapa de suas temporadas como juvenis? É preciso entender como se dá o processo de amadurecimento dos jogadores e como a participação em cada nível de torneio pode determinar essa evolução. E já que amadurecer cedo é importante, mostramos o quanto a arbitragem educativa pode auxiliar as crianças.

Por fim, analisamos golpes de dois dos maiores tenistas da atualidade: Juan Martin del Potro e Andy Murray. Observe e aprenda com eles.

Bom jogo!
Arnaldo Grizzo e Christian Burgos

 


Editorial

Artigo publicado nesta revista

Arma mortal de Del Potro

Revista TÊNIS 109 · Novembro/2012 · Arma mortal de Del Potro