Conheça as fases do jogo

Neste terceiro artigo da série sobre táticas, a professora Suzana Silva vai explicar o que deve ser feito em cada uma das etapas de uma partida


#R#

DE MANEIRA SIMPLES E OBJETIVA: você não vai jogar da mesma maneira, executando os golpes com os mesmos movimentos, nas diferentes fases do jogo. Há momentos para acelerar mais, momentos para levantar mais, momento para arriscar mais... Você já consegue controlar a bola o suficiente para acertá-la por cima da rede, consegue direcioná-la para o ponto fraco do adversário, e até consegue fazê-lo correr. Então, é preciso entender que de acordo com a fase do jogo que você estiver você vai:

FASE 1: TROCAR BOLAS
Nesta fase, você provavelmente está próximo da linha de fundo, após sacar ou receber o saque adversário, e seu objetivo tático deve ser trocar o máximo de bolas, numa altura segura acima da rede, até que seu adversário encurte a bola. Tenha paciência para trocar bastante e não perder o ponto por erros não forçados. Quanto maior o nível do jogador, mais forte o ritmo/profundidade/colocação desta troca.

DICA TÉCNICA: para conseguir passar a bola numa altura segura, use o efeito topspin caprichando na terminação dos golpes de fundo: tocando o queixo com o braço no forehand, e mostrando a axila para o adversário no backhand. Imaginou? Experimente!

FASE 2: DEFENDER
Quando o adversário lhe jogar lá para o fundão da quadra, não faz sentido arriscar uma bola rasante e vencedora, não é mesmo? Seu objetivo tático a partir desta área é dar uma bola alta e funda de volta, para ter tempo de recuperar posição para a área de trocar bolas. O ato de defender acontece também quando seu adversário te joga muito para fora das laterais da quadra (mas esta situação será explicada nos próximos artigos).

DICA TÉCNICA: a bola vai passar mais alta sobre a rede do que na área de troca, portanto, aumente a aceleração da raquete no sentido de baixo para cima. Vale também abrir a face da raquete para dar o famoso "balão". Mas este recurso deve ser usado apenas em caso de extrema defesa. A bola alta e funda com topspin é um tipo de defesa mais agressivo.

FASE 3: ATACAR Quando o adversário der uma bola curta o suficiente para você chegar perto da linha de saque, está na hora de atacar. A partir desta área, faz sentido golpear a bola de forma mais rápida e rasante, com o objetivo de finalizar o ponto ali mesmo (com uma bola vencedora ou winner), ou com o objetivo tático de se aproximar da rede (usando o golpe de aproximação ou approach shot) para finalizar o ponto com um voleio ou smash. Nesta fase, o tenista assume mais riscos.

DICA TÉCNICA: para golpear as bolas junto à rede, você vai precisar usar bastante efeito para poder manter a bola na quadra: slice para os golpes de aproximação de backhand e voleios e topspin para aproximação de forehand e as bolas vencedoras. Mantenha a calma nestas oportunidades de ataque, pensando em deslocar bem seu adversário e finalizar com classe.

AGORA VAMOS TREINAR JOGANDO!
Estes dois joguinhos simples servem para os tenistas identificarem, o quanto antes, em que fase do jogo estão, de acordo com a área da quadra da qual irão desferir seus golpes.

JOGO PARA INTERMEDIÁRIOS E AVANÇADOS Comece com um aquecimento onde, cada jogador deve falar, em voz alta, Suzana Silva desenvolveu a linha de Raquetes"EZ Wilson" e é diretorada Tote Esporte com Arte. tote@tote.com.br sua intenção tática (TROCA - DE FESA - ATAQUE) quando a bola do adversário ainda estiver passando por cima da rede. Depois de fazer isto por volta de dez minutos, joguem um game com revanche com cada jogador dizendo sua intenção tática em cada bola, agora apenas mentalmente. Jogue mais dois games, e sinta a diferença na sua antecipação e controle de bola.

PARA INICIANTES
O mesmo jogo anterior pode ser feito sem as raquetes. Dois amigos arremessam e/ou lançam bolas por cima da rede como se estivessem jogando um ponto de tênis - a bola pode quicar uma ou nenhuma vez - e falam sua intenção tática antecipadamente.

ZONAS DA QUADRA

 

Suzana Silva

Publicado em 2 de Julho de 2008 às 15:10


Instrução - Tática

Artigo publicado nesta revista