10 torneios para visitar

O circuito profissional é mais do que apenas os Grand Slams. Os jogadores viajam para os lugares mais bonitos e históricos do planeta. Dependendo do que você procura, mostramos os melhores lugares para visitar


fotos: divulgação
fotos: divulgação
O ATP de Valência é disputado em uma arena futurística, prato cheio para quem gosta de arquitetura

Para os amantes de design

VALENCIA OPEN 500
Valência, Espanha - 01 a 07 de novembro

Não é um eufemismo afirmar que o torneio de Valência renasceu em 2009. Por anos, era apenas mais uma parada no aglomerado caminho para Roland Garros, misturado com os outros "torneios aquecimento" de saibro na temporada de primavera europeia. No último ano, porém, o torneio mudou de data e passou a ser jogado em quadras duras indoor no outono.

A mudança ajudou Valência a atrair jogadores top buscando pontos para jogar a Masters Cup. A chave de 2009 incluiu Nikolay Davydenko, Jo-Wilfried Tsonga, Fernando Verdasco, Gael Monfils e o campeão Andy Murray. Ainda mais impressionantes foram as novas instalações do torneio, a quadra central Agora. Em vez da típica atmosfera de arenas indoor, mais morta do que um jogo de cordas estourado, a quadra azul da Agora e a enorme viga estrutural na parte de fora fazem parecer como se os jogadores estivessem travando uma batalha dentro da barriga de uma baleia.

O estádio é apenas uma parte da "Cidade de Valência Arte e Ciência", um largo complexo de seis estruturas construídas no leito seco de um rio, oferecendo um impressionante exemplo de arquitetura moderna que você pode encontrar em outras partes do mundo. Você pode visitar uma casa de ópera e um centro de performances artísticas, um planetário e um teatro IMAX (tecnologia de cinema 3D), ou então um parque oceanográfico. A melhor parte é uma noite de tênis com drinques em um bar a céu aberto na parte de fora do museu de ciência. Pode um fã de tênis pedir mais?

fotos: divulgação
Caminito

Para quem procura barganhas sofisticadas

COPA TELMEX
Buenos Aires, Argentina - 15 a 21 fevereiro

Cidade mais cosmopolita da América do Sul, Buenos Aires é conhecida pelas carnes, tango e vida noturna. É também a casa da Copa Telmex, em fevereiro. O evento é um dos favorito de espanhóis e sul-americanos, acostumados ao árduo trabalho nas quadras de saibro. Se você está procurando um destino tenístico internacional, Buenos Aires - em fevereiro, tipicamente ensolarada e lembrando os anos 70 - é difícil de ser batida. Outro ponto positivo para turistas: a taxa de cambio é favorável.

A "Paris sul-americana" consiste em bairros ótimos para uma caminhada, que se juntam uns aos outros assim como os passos do tango. O torneio é em Palermo, repleto de bons restaurantes, shoppings e hotéis. Logo ao sul está Recoleta, famoso pelo cemitério de mesmo nome, onde a amada primeira-dama Evita Perón está enterrada. A Plaza de Mayo é a casa do famoso pedestal de Perón, a varanda da Casa Rosada.

fotos: divulgação
Em Buenos Aires, você encontra história e boa gastronomia.

A histórica praça também é local de história viva. Mulheres marchavam por ali toda quinta-feira para exigir o fim da violenta ditadura militar que dominou a Argentina entre 1976 e 1983. Mais ao sul, você pode visitar a feira de artesanato aos domingos e relaxar nos cafés de San Telmo, conferir a colorida arquitetura e artes de rua de La Boca, comprar às margens do rio no bairro de Puerto Madero e curtir os bares de Las Canitas. Andando pela cidade, verá dançarinos bailando tango no meio da rua, e não deixe de parar em algum lugar para comer uma boa carne e tomar um vinho tinto.

Uma vez que você vá, provavelmente não vai querer voltar para casa. A fraca economia argentina fez de lá um dos lugares favoritos para estrangeiros procurando por uma vida metropolitana a preços bem acessíveis. E o tênis pode ser barato: após uma pesada taxa inicial, a mensalidade no luxuoso local do torneio, o Buenos Aires Lawn Tennis Club, é de apenas US$ 100 por mês.

#Q#

fotos: divulgação
Museu do Prado

Para os amantes da arte

MUTUA MADRILEÑA MADRID OPEN
Madri, Espanha - 10 a 16 de maio

Através dos anos, várias competições, do Aberto da Itália a Miami, assim como os torneios de fim de ano, têm aspirado ao título de "Quinto Grand Slam". Em 2009, o promotor Ion Tiriac entrou com seu bilionário patrimônio nessa disputa criando este evento de quadras de saibro em Madri. Para botar em ação o projeto, Tiriac construiu um complexo futurístico com três tetos retráteis chamado de "La Caja Mágica" (A Caixa Mágica, em português). O nome ganhou vida quando Rafael Nadal e Novak Djokovic jogaram uma das mais dramáticas partidas da temporada, que deixou rouca a torcida espanhola.

fotos: divulgação

Se o status de Roland Garros de maior torneio do mundo no saibro não pode ser ameaçado, este evento é a melhor razão para os fãs de tênis visitarem a capital da Espanha. Madri tem muito a oferecer, mesmo ainda não tendo sido invadida pelos turistas. Se você gosta de comida e arte, a cidade é destino obrigatório. Primeiro tem o Museu do Prado, com coleções de Goya e Velazquez que fazem de lá a Meca das pinturas. Depois tem o museu Rainha Sofia, casa do quadro mais famoso de Picasso, Guernica.

fotos: divulgação
Guernica

Você também terá à sua escolha excelentes e despretensiosos restaurantes. Dois a se provar: Ribeiro do Miño, para pratos de peixe fresco no almoço; e Los Galayos, para jantares e uma noite relaxante ambientada na histórica Plaza Maior. E se você deseja fugir de tudo isso, vá justamente ao meio do centro da cidade, no colossal, belo e paradisíaco Parque del Retiro.

fotos: divulgação
Quer ver os melhores tenistas treinando de perto? Indian Wells é o lugar. Mas, se gostar do clima de cidade pequena, vá para Eastbourne

Para amantes do sol

BNP PARIBAS OPEN
Indian Wells, Estados Unidos - 10 a 21 de março

Você quer uma vida noturna aliada ao tênis? Não venha a Indian Wells - uma comunidade de resorts no deserto sudeste da Califórnia, onde a noite termina cedo. Você quer ver os melhores jogadores, tanto homens como mulheres, treinando e competindo a poucos metros de distância sob o forte sol de março? Este é o torneio para você.

O Coachella Valley foi o "point" do tênis por muito tempo, mas o esporte ganhou uma nova casa em 2000 com a abertura do gigantesco Indian Wells Tennis Garden, sede do BNP Paribas Open. O complexo inclui a segunda maior arena de tênis do mundo, mas o grande atrativo são as quentíssimas quadras do fundo. Fãs podem passear por elas e observar de Roger Federer a Maria Sharapova, e assistir às suas últimas ações antes das partidas. Há também um gramado onde tenistas costumam se juntar para divertidas partidas de futebol. Aqui você pode ver os profissionais inteiramente em suas rotinas. Se você ficar hospedado no Hyatt Grand Champions Resort ou no Renaissance Esmeralda Resort and Spa, provavelmente ainda os verá jantando na mesa ao lado.

O deserto deixa o torneio muito quente, claro, mas ao contrário de Miami, o clima quente e seco de Indian Wells não o deixará encharcado de suor. O cenário é melhor aqui, também. O Tennis Garden é repleto de árvores e belas montanhas. Fique para ver o pôr-do-sol, quando ele some lentamente à medida que vai escurecendo.

Qual a pegadinha? Vôos diretos para Palm Springs são raros, e Los Angeles fica a maçantes duas horas de carro. Tudo isso significa que você provavelmente preferirá ficar por um tempo no torneio.

#Q#

fotos: divulgação

Para os que gostam de cidades pequenas

AEGON INTERNATIONAL
Eastbourne, Inglaterra - 12 a 19 de junho

Ter um ingreso para Wimbledon é um sonho para o amante de tênis. Tornar esse sonho possível, porém, é um pesadelo. Os caros ingressos fazem você perder horas em quilométricas filas, obrigando-o a repensar se realmente vale o esforço. Este ano, evite este trabalho viajando uma hora e meia de trem da London's Victoria Station à cidade litorânea de Eastbourne, casa do Aegon International. Criado em 1974 como um torneio feminino, Eastbourne abriu as portas para os homens em 2009 e é um dos poucos torneios de grama remanescentes no circuito. Costuma atrair uma chave forte de jogadores que tentam se acostumar ao piso pouco antes de Wimbledon.

fotos: divulgação

Os ingressos são fáceis de encontrar, e alguns dias por ali servem como um bom ponto de partida para uma viagem pela Sussex Coast. O torneio é disputado no Devonshire Park, tão perto do mar que algumas gaivotas costumam pousar dentro das quadras. É um pouco frio em junho para mergulhar nas praias de areias ásperas, mas perfeito para aproveitar a trilha próxima de South Downs Way e o parque Seven Sisters Country, com incríveis vistas do campo e da costa. Chegando em Beachy Head - o mais alto mirante da costa britânica, com 161 metros - pode-se desfrutar da bela vista dos chalés de tijolos vermelhos de Eastbourne, ou andar pela praia e ver as fachadas dos hotéis a beira-mar. O Grand Hotel Eastbourne - o famoso Victorian Inn no centro da cidade - faz você se sentir em casa. Lá pode-se tomar uma cerveja com peixe e batata frita em um dos onipresentes pubs do local. Quando o tênis, as caminhadas e a comida terminarem, sente-se em uma cadeira de descanso na praia de frente para o canal da cidade (English Channel).

fotos: divulgação
A França não tem só Roland Garros. A charmosa Lyon também tem um bom torneio e uma gastronomia fenomenal

Para os amantes da gastronomia

GRAND PRIX DE TENNIS DE LYON
Lyon, França 25 a 31 de outubro

Você certamente já ouviu falar de Paris. Inclusive já deve ter estado lá algumas vezes. Mas há outra cidade francesa que transborda história, arte, culinária e, se você for na época certa, tênis de primeira linha. Se já esteve em Paris na primavera, porque não juntar alguns amigos e tentar Lyon no outono desta vez?

Certamente, o torneio indoor de Lyon em outubro nunca terá a atmosfera de Roland Garros. Mas se você gosta de tênis com saques e slices, ao estilo francês, verá muito disso por aqui. Em 2009, Jo-Wilfried Tsonga e Gilles Simon encabeçaram uma extensa lista de tenistas da casa entre os favoritos. Fora do estádio, o clima do outono é agradável nessa cidade, quatro horas e meia ao sul de Paris. A culinária não poderia ser melhor. Conhecida como a "capital mundial da gastronomia", Lyon tem mais de mil opções de famosos restaurantes, com vinhos (da região de Rhone, bem próxima) e estrelas do guia Michelin. Uma dica: se você deseja um memorável jantar sem ir à falência, prove o Leon de Lyon, no centro da cidade.

No intervalo das partidas e refeições, passeie pelos históricos pontos da Idade Romana na cidade, que ganhou da UNESCO a designação de patrimônio da humanidade. Os lugares mais visitados incluem a Catedral de Saint Jean e o Hotel Dieu. Amantes de arte devem achar algo que os interessem no Musée de Beaux-Arts, ou, em 2011, na Bienal de Arte Contemporânea que será sediada na cidade. Tente tudo isso junto com o tênis e você terá uma longa semana para se gabar.

#Q#

fotos: divulgação
fotos: divulgação
Se você busca tradição, conheça o torneio de Newport, onde fica o Hall da Fama do tênis.

Para os puristas do tênis

CAMPBELL'S HALL OF FAME TENNIS CHAMPIOSHIPS
Newport, Estados Unidos - 5 a 11 julho

Se você perdeu os anos de ouro do tênis, quando tudo era fino, sofisticado e verde, olhe para Newport neste verão. No International Tennis Hall of Fame, onde o primeiro US National Championships - hoje conhecido como US Open - foi sediado, em 1881, você encontrará quadras exuberantes, muitas recordações e um dos mais discretos e agradáveis torneios do circuito da ATP.

Embora os principais cabeças-de-chave costumem ser Taylor Dent ou Mardy Fish em vez de Federer e Nadal, a superfície (é o único torneio de grama profissional dos Estados Unidos), o pequeno estádio e o cenário compensam isso. Os ingressos custam desde US$ 14, para membros do Hall of Fame, até mais de US$ 75 cada para as semifinais ou um lugar na cerimônia de encerramento.

Passe algum tempo na cidade, também. Os melhores lugares para se visitar são as mansões Gilded Age (como The Breakers, casa de verão de Cornelius Vanderbilt), a montanha Cliff Walk ao longo da costa leste, e a baía, onde você pode alugar um barco à vela. Se está procurando por bons jantares e vistas espetaculares, prove a pousada na Castle Hill, na Ocean Drive. Um cenário mais casual e uma comida mais eclética podem ser encontrados no Salvation Café, na Brodway, e no Café Zelda, na Thames Street. Mas, se você prefere saborosos hambúrgueres e cerveja, vá ao Pour Jedgement.

fotos: divulgação
Se pretende algo mais ousado, opte pelo Marrocos e suas iguarias

Para aventureiros

GRAND PRIX HASSAN II (ATP)
Casablanca, Marrocos - 5 a 11 de abril

GRAND PRIX DE SAR LA PRINCESSE LALLA MERYEM (WTA)
Fes, Marrocos - 26 de abril a 02 de maio

Você é um explorador na mesma proporção em que é um amante de tênis? Então o Marrocos é o seu lugar. Este país do norte da África é sede de dois torneios pequenos no mês de abril, o masculino Grand Prix Hassan II, em Casablanca, e o feminino Grand Prix de SAR La Princesse Lalla Meryem, em Fes. Se nesses torneios faltam talento de tenistas top 20, sobram cenários antigos e riqueza cultural.

Casablanca, localizada na costa atlântica norte, é a maior cidade do Marrocos. Ela tem vida noturna e comércio para rivalizar com qualquer metrópole moderna. Entre no passado da cidade, cuja data remete ao século XVII, na velha Medina, onde figura o mercado de trocas, chamado de souks. A herança moura da cidade está exposta na mesquita Hassan II. E, é claro, a viagem não poderia estar completa sem uma visita ao Rick's Café de Casablanca. Uma réplica da versão do cinema, aberta em 2004, que serve uma culinária "Californiana-Mediterrânea". Spasso, pertencente à família do ex-tenista Karim Alami, é outro local a ser visitado. Os jogadores preferem a cozinha italiana do Toscana e ficam hospedados no hotel Golden Tulip Farah. Se você prefere um lugar no coração da cidade, o Royal Mansour Meridien tem uma extensa vista do porto.

Mística, misteriosa e confusa são três palavras sempre usadas para descrever a cidade de Fes, o centro cultural do Marrocos. Localizada a menos de oito quilômetros do Royal Tennis Clube de Fes, sede do torneio, está a Fes el Bali, uma medina considerada patrimônio da humanidade pela UNESCO. Em uma caminhada você atravessa estreitos corredores e mercados abertos, onde temperos, bons couros, carpetes e outros artigos artesanais são vendidos. Você também pode ganhar uma massagem em uma das saunas públicas, ou hammams. Depois, festeje com a culinária marroquina no Le Palais de Fes ou no restaurante do requintado hotel La Maison Bleue. Para drinques entre as partidas ou jantar após elas, o restaurante da sede do evento, Le Majestic, é perfeito.

#Q#

fotos: divulgação

Para francófilos

ROGERS CUP
Montreal, Canadá - 14 a 22 de agosto

Você não precisa atravessar o oceano para aproveitar o estilo europeu e sua culinária. Vizinha ao norte de Nova York, Montreal recebe os melhores tenistas de um dos dois circuitos (masculino e feminino) por ano. Em 2010, as mulheres estarão na cidade para o Premier da WTA. Elas tomarão controle dos relaxantes e pequenos jardins do Jarry Park, fácil de chegar por metrô.

fotos: divulgação

Nas últimas décadas, Montreal viu serem construídas dezenas de hotéis e restaurantes. A histórica e remodelada "Velha Montreal" é repleta de prédios clássicos, convertidos em luxuosas hospedagens. E do tradicional sanduíche de carne defumada do Schwartz's Hebrew Deli até o saboroso cardápio do francês Toqué!, Montreal é uma séria cidade gastronômica. Se você gosta de vida noturna, vá ao famoso e gigantesco cassino, e se estiver querendo treinar seu francês antes de viajar à Europa, este é o lugar. O francês é a língua oficial da província de Quebec, e o mais interessante é que todo mundo é bilíngue.

fotos: divulgação

Para conhecer os patrícios

ESTORIL OPEN
Estoril, Portugal - 3 a 9 de maio

O Estoril Open, que possui chaves masculinas e femininas, é sediado em um íntimo cenário de um clube no litoral de Portugal. Federer, o campeão de 2008, colocou de volta o evento em seu calendário este ano. Outros ex-campeões são Novak Djokovic, Nikolay Davydenko e David Nalbandian. Além do torneio, você pode viajar nove quilômetros até Lisboa, a capital do país. É também uma das capitais mais pitorescas da Europa, com estreitas ruas de paralelepípedos, grandes vias, milhares de anos de história arquitetônica e uma tradição culinária baseada em peixes frescos do Atlântico. As sobremesas são famosas, também, como o Pastel de Belém. Não à toa Federer voltou a jogar por lá.

From Tennis Magazine. Copyright 2010 by Miller Sports Group LLC. Distributed by Tribune Services

Da redação

Publicado em 22 de Março de 2010 às 13:03


Torneio

Artigo publicado nesta revista