Não tenha medo, faça dupla-falta!

Muitos tenistas evitam as duplas-faltas. Eis aqui o que você deve fazer ao invés de temê-las


João Pires/Fotojump
Boris Becker era um jogador que tinha muita confiança no saque e ia forte também para o segundo serviço
fotos: Ron C. Angle/TPL e João Pires/Fotojump

1. SEJA CONFIANTE

Em 1995, Boris Becker me prometeu um bônus (em dinheiro) bem gordo se vencesse algum torneio de alto nível no saibro. Na final de Monte Carlo, ele teve match-point contra Thomas Muster no tiebreak do quarto set. Becker tentou um segundo saque a 200 km/h e errou por 5 centímetros. Ele perdeu o quinto set por 6/0, e fiquei sem o bônus. Mas Becker fez a coisa certa: o saque dele era sua principal arma e ele não segurou. O segundo saque é um golpe de confiança e ninguém o executa com mais confiança do que Becker. Essa é a atitude que você precisa se esforçar para ter e você só pode alcançá-la se aprender a aceitar as duplas-faltas.

2. JOGUE O SEU JOGO

Você não pode aceitar ficar na defesa quando está sacando. Se executar segundos saques fracos seguidamente, você não controlará muitos pontos. Pense na dupla-falta desse modo: se você faz uma, pelo menos está perdendo o ponto da sua maneira e não da do adversário. Você quer ter o controle dos pontos quando saca.

3. VÁ PARA O SEGUNDO SAQUE NOS JOGOS

Você pode executar centenas de segundos saques no treino, mas, quando o jogo começa, é tudo diferente. Há muito mais pressão na hora de competir. É muito importante "ir" para o segundo saque nos jogos, pois é quando você mais precisa dessa arma. Você talvez perca algumas partidas com duplasfaltas e queira arrancar os cabelos, mas tudo bem. É para o seu próprio bem.

4. TORNE DIFÍCIL A VIDA DOS DEVOLVEDORES

A devolução de saque melhorou imensamente no circuito profissional e também entre os amadores. Antes, somente Andre Agassi costumava ser perigoso em suas devoluções dos dois lados. Agora quase todos os tenistas top arrasam com um segundo serviço fraco, não importa onde ele é colocado. Em nível amador, as modernas raquetes e cordas dão ao devolvedor mais estabilidade, o que significa mais potência e menos erros. Então, se você executa um segundo saque ruim, é quase tão ruim quando dar uma dupla-falta. Você precisa tornar o seu segundo serviço o mais sólido possível. Se isso significar algumas duplas-faltas no percurso, que seja.

5. OLHE ADIANTE

Perder por causa de duplas-faltas fará com que você se sinta triste. Mas, anime-se, você está preparando o futuro - ao não se preocupar com o presente - e essa é a melhor maneira de se desenvolver. Algumas pessoas dizem que o saque é o golpe mais fácil do tênis, pois você tem total controle sobre ele. Entretanto, ele também é o mais difícil, pois toda a pressão está em você. Se você der dupla-falta, não pode culpar ninguém além de si mesmo. Leva tempo (e derrotas) para aprender a acreditar em si mesmo. Quando antes você começar, melhor.

From Tennis Magazine. Copyright 2010 by Miller Sports Group LLC. Distributed by Tribune Services

Nick Bollettieri

Publicado em 26 de Janeiro de 2010 às 12:21


Instrução - Tática

Artigo publicado nesta revista

Agassi - o herói revelado

Revista TÊNIS 76 · Fevereiro/2010 · Agassi - o herói revelado