Mental

Estilos enigmáticos

Há algum tipo de jogador que te deixa maluco? Chegou a hora de ser racional e aprender como vencer nesse tipo de situação


A MAIORIA DOS JOGADORES sempre encontra aquele estilo específico de jogo que lhe traz dificuldades. Quando era juvenil, por exemplo, eu odiava jogar contra os "empurradores de bola", jogadores que se limitavam a defender com lobs e se contentavam em correr e defender todas as bolas. Como não tinha um bom smash e achava muito difícil atacar os jogadores regulares do fundo da quadra, sempre tinha medo de enfrentá-los. Quando me deparava com esse tipo de jogador, sempre ficava irritado e impaciente ao invés de me manter calmo e alerta. Tinha sempre muita pressa para finalizar os pontos e ficava frustrado quando descobria que o único jeito de terminá-los seria caso eu errasse primeiro.

Tinha essas dificuldades por repreender esses adversários na minha cabeça, considerando-os indivíduos defeituosos que nunca seriam exemplares pelo fato de utilizarem um estilo de jogo essencialmente imoral (eu era jovem e ainda não entendia o porquê de se jogar assim). Essa reação em cadeia me cegou no sentido de procurar soluções produtivas para esse tipo de situação. Havia maneiras de vencer esses jogadores, mas eu não ia encontrá-las enquanto meu foco estivesse naqueles seres diabólicos.

SEJA RACIONAL

Qualquer que seja o estilo problemático para o seu jogo, sua primeira atitude deveria ser evitar se frustrar ou ficar negativo. Do contrário, você provavelmente cometerá muitos erros e não conseguirá encontrar uma saída de forma racional. Por exemplo, se eu tivesse mantido a calma quando enfrentava "empurradores" no juvenil, tinham várias soluções que seriam mais eficientes do que lamentar ter que enfrentar esse tipo de jogador.

Outra atitude seria ter treinado mais smashs para desenvolver um melhor ao invés de ficar reclamando sobre aquele que tinha errado. Assim como eu, a maioria dos jogadores acerta meia dúzia de smashs no aquecimento e pensa que isso já é o suficiente, embora eles saibam que têm um golpe instável. Se seu smash não for confiável, treine bastante esse fundamento para torná-lo sólido no seu arsenal.

Ron C. Angle/TPL

Diante de um rival com estilo que lhe traz problemas, a primeira atitude é ficar calmo

Outra carta na manga que eu poderia ter usado seria ter me contentado em jogar pontos longos. Naqueles dias, minha impaciência jogou a favor do meu rival, que, tenho certeza, também não teria gostado de pontos longos mais do que eu. Ele contou com minha afobação e meus erros precoces, e a última coisa que ele queria era que eu desejasse passar duas ou três horas trocando bolas debaixo daquele sol escaldante. Para ficar mais paciente em quadra, eu teria que tentar, de propósito, curtir os pontos longos ao invés de tentar finalizá-los rapidamente.

TREINE

Anos depois, quando eu estava no circuito profissional, houve um estilo diferente que me trazia também muitos problemas: os jogadores grandes com um poderoso saque e voleios agressivos nas quadras de grama (na minha cabeça, esses jogadores não eram maldosos, só eram grandes e desagradáveis).

Por sorte, eu era maduro o suficiente para evitar ficar frustrado e passional. Minha atitude, então, era tentar descobrir o que poderia fazer a respeito. No treino contra jogadores que não tinham grandes saques, eu ficava bem concentrado nas devoluções para ficar acostumado com os serviços que me deixavam sob pressão. Nos torneios em que enfrentava os grandes sacadores, aprendi a jogar com mais profundidade já nas devoluções e a antecipar a direção da bola de forma mais constante.

Essa é a verdadeira essência quando for encarar estilos problemáticos: 1) fique calmo e seja racional; 2) descubra exatamente qual parte do estilo rival está lhe causando problemas; e 3) programese quanto a exercícios e fundamentos ou medidas específicas que possam auxiliálo a neutralizar os obstáculos. Se você se submeter a isso, não haverá nenhum estilo que o fará ter pensamentos negativos.

From Tennis Magazine. Copyright 2013 by Miller Sports Group LLC. Distributed by Tribune Services

Allen Fox

Publicado em 25 de Junho de 2013 às 12:44


Instrução - Tática

Artigo publicado nesta revista