Quadras

Por onde a bolinha quica


Espanha vence Hopman

A tradicional Copa Hopman teve a Espanha como nação campeã em 2010. Para surpresa geral, o time formado por Tommy Robredo e Maria José Martinez superou a equipe inglesa de Andy Murray e Laura Robson. Até a final, a jovem inglesa não havia vencido nenhuma partida de simples na competição. Quando venceu a espanhola, Murray foi quem falhou e perdeu para Robredo. No fim, os espanhóis ganharam a dupla

Ver dasco ganha Kooyong

Assim como na Copa Hopman, no torneio exibição de Kooyong, a Espanha também foi vitoriosa. Fernando Verdasco faturou o título ao derrotar o francês Jo-Wilfried Tsonga na final, por 7/5 e 6/3. A competição contou ainda com Novak Djokovic, Tommy Haas, Fernando Gonzalez, entre outros.

Copa do mundo?

Com 110 anos de tradição, a Copa Davis tem sido muito questionada pelos tenitas ultimamente. Tanto que o conselho de jogadores da ATP - que é liderado por Roger Federer e Rafael Nadal, entre outros - lançou a ideia de fazer, em substituição à centenária competição, um torneio bienal juntando 32 países ao longo de 10 dias, em um único local, nos moldes do mundial de futebol. A nova competição seria chamada de "Grand Slam das Nações" ou "Copa do Mundo". A princípio, a ITF torceu o nariz.

De volta?

Fabrice Santoro, um dos mais simpáticos e queridos jogadores do circuito, que havia afirmado que 2009 era sua última temporada no circuito, resolveu jogar o Australian Open 2010. Com a participação no primeiro Grand Slam do ano, o francês chegou à marca de 70 Grand Slams disputados.

Tênis político

Um ano após Shahar Peer ser proibida participar do torneio de Doha, a intolerância voltou a ocupar as manchetes do noticiário de tênis. Em Auckland, durante o jogo vencido pela israelense, um grupo de 10 manifestantes gritava, com a ajuda de um megafone, frases como "liberdade à Palestina" e "fora Peer". Triste sina a de Peer. Além de duelar com as melhores do mundo em cada quadra, ainda tem que enfrentar a inabalável estupidez humana.

fotos: Ron C. Angle/BEImages Sports


Agassi, Safin, Sampras no Brasil ?

Os fãs brasileiros talvez possam ver um forte time de estrelas do tênis de perto em 2010. Cogita-se que organizadores de torneios de veteranos estão tentando trazer Andre Agassi, Pete Sampras e Marat Safin ao País. Ainda não há confirmação, mas as negociações parecem promissoras. Vamos aguardar ansiosos.

Réveillon árabe

Federer e Nadal passaram o Réveillon juntos. Na virada do ano, os dois estavam em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, para disputar o "Capitala World Championship", torneio exibição que aconteceu de 31 de dezembro a 2 de janeiro. Nadal venceu a competição e Federer parou nas semifinais ao perder para Robin Soderling.


#Q#

Adeus el Aynaoui

Ron C. Angle/BEImages Sports

Após 20 anos de circuito, Younes El Aynaoui deixou o tênis profissional. O marroquino, ex-número 14 do mundo, disputou seu último torneio em Doha. Aos 38 anos ainda conseguiu exibir um pouco de seu brilho no ATP do Catar ao derrotar o alemão Ryler Deheart na primeira rodada. Sem jogar desde 2008, El Aynaoui recebeu um convite da organização do torneio em que foi campeão em 2002. Este, aliás, o último de seus cinco títulos de torneios ATP.

Marcelo Ruschel/Poapress


João Zwetsch Capitão

A CBT resolveu trocar o comando da equipe da Copa Davis em 2010. Chico Costa deixará o cargo de capitão da equipe, que passará para João Zwetsch, treinador de Thomaz Bellucci. A decisão tem o aval de Emílio Sánchez, coordenador do tênis nacional, que pretende estar mais próximo dos jogadores brasileiros durante esta temporada.

Ave, Cesar!

Luiz Cândido/AlphaImagem

O diretor do Departamento de Desenvolvimento da Confederação Brasileira de Tênis e colaborador da Revista TÊNIS, Cesar Kist, vai seguir representando o Brasil na comissão de treinadores da ITF até 2011. "Fiquei muito feliz por ter meu trabalho reconhecido internacionalmente. Nesses dois anos, pude entrar em contato com os principais treinadores de tênis do mundo e tive a oportunidade de discutir com especialistas da área sobre os mais diversos assuntos", ressalta Kist.

Brasil Open 2010

O Brasil Open 2010 terá nomes interessantes em sua chave como os franceses Richard Gasquet (foto) e Paul-Henri Mathieu, os espanhóis Juan Carlos Ferrero e Nicolas Almagro e o russo Igor Andreev. Dois brasileiros também estão garantidos, Thomaz Bellucci e Marcos Daniel.

Da redação

Publicado em 27 de Janeiro de 2010 às 07:45


Quadras

Artigo publicado nesta revista

Agassi - o herói revelado

Revista TÊNIS 76 · Fevereiro/2010 · Agassi - o herói revelado