Saque do leitor


Ajuda no planejamento

Primeiramente, quero parabenizar a revista pelos excelentes artigos publicados. Em nossa cidade (Jataí, Goiás), está sendo montada uma equipe de quatro atletas, com idades de 9, 10, 11 e 12, cujo objetivo é a formação de base de cada atleta, com início em janeiro de 2010. Como pai de um dos atletas, tenho algumas preocupações e dúvidas quanto ao que será explorado nos treinos, em especial por estarem os meninos em plena fase de desenvolvimento, apesar de conhecer o plano de treinamento feito pelo treinador (conforme demonstrado abaixo).

Inicialmente a equipe será formada pelo treinador, pelos quatro atletas e, futuramente, um boleiro e um sparing. A programação para o primeiro semestre, mostra que será trabalhada a adaptação aos treinamentos, ou seja, ao ambiente, calor, horário e, o principal, sentir a adaptação e evolução de cada atleta para poder ir aumentando gradualmente a intensidade do treino. Feita a adaptação, terão início os treinos moderados, com exercícios de intensidade elevada, o que implica algumas dificuldades.

Na sequência, os treinos terão intensidades mais altas, que diminuirão no último dia de treinamento da semana, em que serão trabalhados exercícios de descontrações, relaxamentos e outros que proporcionem aos atletas sensações de prazer e descanso do corpo, segundo Jean Piaget. Os exercícios que serão trabalhados durante os treinos são: saltos, equilíbrio, explosão de intensidade, coordenação e lateralidade. Alguns treinos considerados de quadra e importantes para a formação dos atletas: direita, esquerda, habilidade, saque, smash, slice e voleio.

Os treinos serão realizados três vezes por semana, com duração de duas horas cada, sendo divididos em treinamento físico na primeira parte e, na segunda parte, serão trabalhados os golpes mais específicos do tênis. Com base no exposto, em que vocês podem contribuir para de forma a tornar o treinamento mais eficaz? O treinamento está compatível para a idade dos garotos? Necessitamos, neste primeiro momento, de uma equipe multidisciplinar, com nutricionista, fisioterapeuta e psicólogo? Adelson Justino

Quem responde é a professora Suzana Silva:

O plano feito pelo professor mostra que ele tem algum conhecimento teórico. Esta fase - até 12 anos - deve priorizar a formação de um tenista completo, ou seja, com 13 anos eles devem ter passado pela experiência de praticar todos os golpes do tênis - inclusive os especiais (passadas, lobes, curtinhas, golpe de aproximação, bola vencedora). Espero que ele tenha incluído esses goles especiais - que na verdade são as aplicações táticas possíveis dos golpes básicos - no programa de longo prazo. Fazer a sexta-feira mais suave, baseada em descontração e jogos, está ok.

As qualidades físicas que ele pretende trabalhar com os atletas na primeira fase do treino também. Coordenação, agilidade e equilíbrio estático e dinâmico devem ser enfatizadas. Minha pergunta ao professor seria como ele pretende endereçar cada criança na aula em grupo, já que de 9 para 12 há diferenças em maturidade fisiológica e de crescimento físico, ou seja, não dá para esperar a mesma velocidade de evolução para os quatro atletas. Explico: meu receio é que o de 9 seja sobrecarregado - de informação e de volume de exercícios. Estamos à disposição.

Agassi vem?

Tenho ouvido informações de que Andre Agassi pode vir jogar uma exibição no Brasil. Seria muito bom se acontecesse realmente. A figura dele é impressionante. Vi sua despedida no US Open de 2006 pela televisão e fiquei extremamente emocionado, assim como fiquei com o Guga em 2008. É muito triste ver esses grandes campeões dando adeus às quadras. Tomara que possamos ver Agassi de perto no Brasil em 2010. Faria muito bem para o nosso tênis. Rogério Sales

Henin e Clijsters

Será que as belgas agora vão voltar a dominar o tênis? Ainda bem que a Henin voltou a jogar. Gostava muito do estilo dela. A Clijsters eu achava o jogo um pouco mais chato, mais defensivo, mas também interessante. Espero que as duas voltem com tudo para botar fogo no circuito feminino. Achei que Sharapova, Ivanovic, Jankovic, Wozniack poderiam competir com as irmãs Williams (meu Deus, elas são as melhores do mundo desde o fim da década de 1990 , como pode?), mas nenhuma conseguiu. As únicas que fizeram frente à força delas foram Henin e Clijsters. Foi triste quando ambas deixaram o circuito. Agora parece que as coisas vão ficar mais interessantes, ainda mais com a volta da Sharapova, que estava contundida. Espero também que a Ivanovic volte a jogar bem. Ela tem um sorriso maravilhoso e parece ser boa pessoa. Pena que tem jogado tão mal. Fábio Campos

Da redação

Publicado em 26 de Janeiro de 2010 às 14:39


Notícias

Artigo publicado nesta revista

Agassi - o herói revelado

Revista TÊNIS 76 · Fevereiro/2010 · Agassi - o herói revelado