Instrução Golpe

Slice profissional

Aprenda a refinada técnica de Roger Federer para executar esse golpe pouco usado atualmente


1. Há quem ainda acredite que só se deve usar slice quando se está sendo atacado e não há tempo de preparar o golpe com topspin corretamente. Ledo engano. Veja que Federer está muito bem posicionado e vai executar o golpe com consciência, não como último recurso. 2. Federer leva a raquete para trás da cabeça. Pisa firme com o pé direito à frente para se apoiar. Deixa o ombro voltado para a bola. Sua empunhadura Eastern de backhand é perfeita para executar esse golpe. Ele está pronto para atacar a bola e fará isso à frente do corpo. 3. Veja como o braço direito desce praticamente reto ao encontro da bola para o slice. Ele intercepta a bola à frente do corpo. Enquanto o braço direito vai para frente e para baixo em um movimento vigoroso, o braço esquerdo vai para trás em uma ação similar.

Havia um tempo em que ter um bom slice era essencial no tênis. Recentemente, contudo, cortar a bolinha com o backhand se tornou quase um sacrilégio. Em uma era de fundistas, quem não tem um bom backhand com topspin parece presa fácil para os adversários. Assim, o slice foi relegado ao segundo plano e hoje é pouco ensinado pelos professores.

No entanto, com o tênis cada vez mais competitivo, é necessário aprimorar todas as armas e técnicas. Então, saber executar um slice é fundamental para mudar o efeito, quebrar o ritmo e manter a bola baixa. É uma ferramenta tática e ninguém melhor do que Roger Federer para executá-la com maestria e nos momentos certos. Confira sua técnica impecável nas imagens abaixo.

O slice é uma ferramenta tática importante

4. Essa imagem mostra para os descrentes que o slice não se resume a um golpe de defesa, denunciando a técnica e força empregadas para executá-lo. Repare que Federer chega a sair do chão no impulso. Note que os braços direito e esquerdo vão em direções opostas simetricamente. 5. Federer está de olho na trajetória da bola. Os braços estão completamente para
trás do corpo. Ele está “voando” devido à inércia. O slice saiu firme e rasante, como deve ser.
6. Federer aterrissa com o pé esquerdo e, em milésimos de segundo, está pronto para a próxima jogada.
Por Arnaldo Grizzo

Publicado em 9 de Junho de 2014 às 00:00


Instrução Roger Federer slice profissional golpe

Artigo publicado nesta revista