Instrução Golpe

Forehand winner

Os segredos do forehand de definição de Marin Cilic


O croata Marin Cilic surpreendeu ao vencer o US Open 2014. Mas, desde o final do ano passado, sua evolução vem sendo constante. Uma das razões é a influência de Goran Ivanisevic. O ex-campeão de Wimbledon 2001 passou a treinar o compatriota de 26 anos e fez diversos ajustes em seu jogo.

Um deles foi no saque, que efetivamente se tornou sua principal arma. Seguindo as orientações do novo técnico, Cilic passou relaxar mais no saque e arriscar mais também. Ciente de que tem um bom serviço, ele começou a vencer mais pontos com o saque, mesmo quando não tem um aproveitamento tão bom na porcentagem de primeiro serviço, por exemplo.

Seu saque, aliás, é fundamental para que consiga vencer os pontos com mais facilidade, seja com ace, seja com erros de devolução, seja nas bolas posteriores, quando ele se aproveita de respostas fracas dos adversários. Aqui podemos observar esta última situação.

Depois de um saque pesado e uma resposta curta, é hora de finalizar o ponto com um forehand matador

1. Cilic está no domínio do ponto. A bola veio curta e ele tem todo o tempo do mundo para se preparar e disparar um golpe vencedor. 2. A possibilidade de ter tempo para o forehand é importante para o croata, pois seu movimento é muito amplo e, em bolas rápidas, às vezes, ele atrasa. 3. Aqui, ele monta um apoio de pernas ideal, coloca o tronco de lado (clássico) e se prepara para pegar
a bola na subida.

 

4. Ele leva a raquete bem para trás do corpo, como é seu estilo, aponta para a bola e começa a transferência de peso das pernas. 5. Com o corpo todo estendido, ele usa toda a envergadura, pegando a bola bem na frente do corpo, usando o máximo da força. 6. Para um tenista que gosta de jogar com golpes chapados, Cilic usa uma empunhadura quase extrema, mas acaba sendo um semi-Western bem eficaz.
Pro Arnaldo Grizzo

Publicado em 27 de Outubro de 2014 às 00:00


Instrução golpe Forehand winner Marin Cilic saque

Artigo publicado nesta revista

A geometria do Tênis

Revista TÊNIS 133 · Outubro/2014 · A geometria do Tênis

Saiba como se posicionar em cada situação de jogo