Paris

Tênis e Paris

Cinco programas rápidos para aproveitar Paris sem perder as partidas de Roland Garros


fotos: divulgação

OS JOGOS DA PRIMEIRA SEMANA de Roland Garros começam às 11h. Os da segunda, às 14h. Se você vai para Paris acompanhar o torneio, certamente não quer perder, além das partidas, as melhores coisas da cidade. Sendo assim, a Revista TÊNIS preparou um guia para você aproveitar um pouco da cidade antes de passar o dia no complexo de tênis.

  1. Os museus Louvre e d'Orsay são os mais procurados da Cidade Luz. O Louvre abre às 9h da manhã e o d'Orsay meia hora depois. Ou seja, se você não é muito fã de história da arte, mas, ainda assim não quer deixar de ver algumas importantes obras de referência para a humanidade, acorde cedo, vá dar uma bisbilhotada na Mona Lisa e alguns outros quadros famosos da Renascença italiana no Louvre, ou então dê um rolê rápido pelo d'Orsay, mapeando os Impressionistas.
  2. Ir à Paris e não subir na Torre Eiffel é quase um pecado. As visitas, durante Roland Garros, começam às 9h30 e vão até as 23h. Ou seja, também dá para acordar cedo, pegar menos fila, escalar a famosa torre, deslumbrar-se com a visão parisiense e ainda pegar o começo dos jogos, pois a torre não é muito longe do complexo. Ou seja, também dá para sair dos jogos e ir direto para lá, caso queira ver a cidade à noite (que também é espetacular).
  3. Outra coisa que tem bastante em Paris, além dos museus, são as igrejas. Notre Dame e Sacre Coeur são duas das mais famosos. A primeira, com suas colunas góticas, abre às 8h. Pode até ter fila na entrada, mas, encare. A visita é rápida, caso você não queira perder muito tempo vendo todos os detalhes. A Sacre Coeur abre ainda mais cedo, às 6h da matina. Vale a visita, tanto pela beleza da igreja quanto pela vista que se tem de Paris do belvedere em sua frente. Mas lembre-se, essa igreja fica bem afastada do complexo de tênis.
  4. Paris é um lugar fashion e gourmet por excelência. É possível comer os pratos típicos franceses em qualquer canto, assim como as guloseimas das pâtisseries espalhadas pelas esquinas. Também é possível adquirir as peças da última coleção de marcas famosas em lojas da Champs-Élysées, por exemplo. Se quiser economizar tempo, uma boa opção é a renomadíssima Galerias Lafayette. A loja mais conhecida fica no Boulevard Haussman e abre às 9h30. Lá você encontra de tudo, desde lojas de roupas até empório gourmet.
  5. Se empolgou com os jogos em Roland Garros e deu aquela vontade de bater uma bolinha desesperadamente? Tente o Jardim de Luxemburgo. Lá há seis quadras públicas em uma ambiente maravilhoso. Pode-se jogar a partir das 8h da manhã (já imaginou jogar uma partidinha e logo depois ir para Roland Garros). É bom fazer reserva.
Arnaldo Grizzo

Publicado em 23 de Maio de 2012 às 10:59


Torneio

Artigo publicado nesta revista