Quadras

Por onde a bolinha quica


Divulgação

PLAY AND STAY NA PRÁTICA
No feriado de 15 de novembro, o resort Bourbon Atibaia recebeu a primeira edição do Torneio Bourbon de Tênis, competição pioneira no País. Hospedes do hotel e convidados VIP participaram do torneio, o primeiro a seguir as normas do sistema Play and Stay para iniciantes (explicado em detalhes nas últimas edições da Revista TÊNIS). Com o objetivo de proporcionar o lazer entre famílias, contato com a natureza e promover o fair play no esporte, o evento contou, além do torneio, com uma aula especial sobre condicionamento aeróbico, clínica para crianças, palestra sobre nutrição e fisioterapia, testes de equipamentos e, claro, um cerimonial de premiação. Ao todo foram disputadas três categorias, com David Roquetti e Fabio Carvalho sendo campeões das categorias A e B masculina, respectivamente, e Carla Siqueira e Sharon Abadi sagrando-se campeãs das categorias A e B feminina.

MENINAS SE DESTACAM
A maré estava boa para o tênis feminino brasileiro nos últimos meses em eventos disputados no País. Porém, em meados de novembro, com a chegada do forte ITF de Niterói - que distribuía US$ 35 mil em prêmios - a situação ficou um pouco mais complicada, mas nem por isso as meninas deixaram de se destacar. O título, claro, ficou mais difícil, mas as quartas-de-final de Vivian Segnini na cidade carioca merece destaque. Na semana seguinte, no ITF de US$ 10 mil de Barueri, a chave seguiu forte e mais uma vez não tivemos brasileiras na decisão. Paula Gonçalves, porém, alcançou uma boa semifinal e colocou o Brasil entre as quatro melhores.
Marcelo Ruschel/Poapress

ROLANDO ARROZ
A segunda edição do Rolando Arroz, evento realizado no fim de semana dos dias 20 e 21 de novembro, atraiu tenistas, empresários, apaixonados por tênis e, é claro, toda a garotada do Projeto WimBelemDon, idealizado e coordenado pelo fotógrafo Marcelo Ruschel. Nomes de peso do tênis nacional, como Thomaz Koch, Fernando Meligeni, André Sá e Franco Ferreiro marcaram presença e se divertiram com a garotada. O evento teve um torneio de tênis disputado por trincas, sendo que cada time era formado por um tenista, um empresário e um integrante do projeto. O título ficou com Thomaz Koch, Benoni Rossi e o aluno Gustavo Baltazar, que na partida final ganharam de André Sá, Guilherme Burckhart e o aluno Henrique Fraga. No entanto, mais importante do que os resultados foi promover a integração entre todos e consolidar a rede de relacionamentos do projeto. Além das disputas em quadra, a segunda edição do Rolando Arroz contou com a presença do chef Ney Amandio, que preparou vários tipos de risotos para os participantes.

TRIO GARANTIDO
Confi rmados no top 100 na lista divulgada na última segunda-feira de novembro, Thomaz Bellucci (31º do mundo), Ricardo Mello (76º) e Marcos Daniel (98º) garantiram suas vagas no Australian Open do ano que vem, primeiro Grand Slam da temporada. Sendo assim, o Brasil já garante pelo menos o mesmo número de participantes na chave principal do Major australiano deste ano, quando Thomaz Bellucci e Marcos Daniel estavam garantidos na chave e Ricardo Hocevar furou o quali para encarar o ídolo local Lleyton Hewitt na estreia.
TÊNIS PELO BRASIL
Os últimos torneios Futures de 2010 no Brasil mantiveram supremacia dos tenistas da casa. Em Barueri, Daniel Silva venceu o português Gastão Elias para garantir mais um título na temporada. Na semana seguinte, em Belo Horizonte, Fernando Romboli não deu chances para o compatriota Thales Turini e fi cou com a taça. Porém, na última semana de novembro, o argentino Juan Pablo Villar resolveu quebrar a sequência brasileira e fi cou com o título em Foz do Iguaçu, batendo o gaúcho André Ghem na decisão.
#Q#
Ron C. Angle/TPL MOYÁ DIZ ADEUS
Primeiro espanhol a liderar o ranking mundial, Carlos Moyá anunciou, no fi nal de novembro, sua aposentadoria. Campeão de Roland Garros em 1998, um dos maiores galãs da história do tênis deixará saudades. Diversos colegas lamentaram a decisão do veterano tenista de 34 anos. Nomes como Fernando Verdasco, Caroline Wozniacki, Juan Monaco, Rafael Nadal e até mesmo Guga mandaram mensagens agradecendo Moyá pelos 15 anos dedicados ao tênis profi ssional.
NOVO CAPITÃO
A equipe peruana da Copa Davis, que disputa o Zonal Americano II, anunciou um novo nome para o cargo de capitão do time. O vencedor de Roland Garros nas duplas em 2008 (ao lado de Pablo Cuevas) e exnúmero 33 do ranking de simples, Luis Horna, irá comandar a equipe na tentativa de voltar aos seus melhores dias. O ex-jogador de 30 anos se aposentou na temporada passada.

"SERIA UM COVARDE SE NÃO ASSUMISSE ESSA MISSÃO COM O BELLUCCI"
Foi com essa frase que Larri Passos aceitou o cargo de treinador de Thomaz Bellucci. O número um do Brasil estava sem técnico desde outubro, quando encerrou sua parceria com o técnico João Zwetsch. Desde então, a sondagem com o ex-treinador de Guga começou e, no início de dezembro, o convite foi aceito. "Antes de aceitar o convite, tive algumas reuniões com ele (Bellucci) e fiquei impressionado com a sua obstinação de querer chegar mais longe", comentou o treinador. "É a concretização de um sonho poder trabalhar com um técnico com o know-how dele", disse Bellucci.

Ron C. Angle/TPL

E DEU SÉRVIA
Na primeira vez que alcançou a final da Copa Davis, a Sérvia conseguiu ficar com o título. O time liderado por Novak Djokovic superou a França de Gael Monfils por 3 a 2 no confronto final, realizado em Belgrado, capital sérvia, e se tornou apenas a 13a nação a conquistar o tradicional campeonato entre países.
No primeiro dia, Monfils e Djokovic dominaram seus adversários, Janko Tipsarevic e Gilles Simon, respectivamente. Nas duplas, os franceses Arnaud Clement e Michael Llodra viraram uma partida memorável e deixaram os franceses a um ponto de levantar seu 10o troféu de Davis (sendo que o último foi em 2001). Porém, no último dia de jogos, Djokovic igualou o placar ao atropelar Monfils. Para a partida decisiva, os sérvios escalaram Viktor Troicki e os franceses puseram em quadra Llodra, que vem em ótima fase nos últimos meses. No entanto, o saque-e-voleio do francês não foi páreo para o sólido jogo de Troicki. Após a conquista, os jogadores do país balcânico rasparam a cabeça. "Foi a maior conquista de nossas carreiras até agora", resumiu o patriótico Djokovic.

Da redação

Publicado em 15 de Dezembro de 2010 às 07:31


Quadras

Artigo publicado nesta revista

2010 - o ano do Touro

Revista TÊNIS 87 · Janeiro/2011 · 2010 - o ano do Touro