Sem autossabotagem

Aprenda a controlar sua voz interior

Se criticar em demasia só atrapalha. Faça sua mente trabalhar a seu favor


Ella Ling©Ron C Angle Productions/BEImages Sports

Mais de três décadas trabalhando com tenistas me ajudaram a perceber que o que mais atrapalha um atleta dentro de quadra é ele mesmo. A voz interior de um tenista pode ser brutal ou solidária, desestimulante ou encorajadora, infantil ou madura; ela é que constrói a realidade de uma partida, a partir do que o próprio atleta fornece como contexto.

Alguns jogadores têm uma voz interior que não contribui em nada, sempre crítica e terrorista, capaz de lançar ataques a eles mesmos. Uma voz desequilibrada, que grita: "Eu odeio meu backhand!", ou: "Você é tão idiota!", compromete o desempenho de qualquer tenista durante o jogo.

Outros atletas, porém, aprendem a controlar a voz de suas mentes a fim de navegar sem estresse pelas inevitáveis tempestades de uma partida. Mas, como encontrar a voz certa? Coloque na balança as mensagens que você manda para si mesmo e veja quais pesam mais: as negativas ou as positivas.

Pesquisadores descobriram que uma voz interior negativa é mais poderosa do que uma positiva, ou seja, cada mensagem negativa enviada para sua mente demandará várias outras positivas para ser anulada.

Pedi a vários tenistas que fizessem anotações de seus pensamentos durante as partidas; muitos registravam vozes interiores terroristas, com média de uma mensagem positiva para cada dez negativas. Porém, à medida que a balança de mensagens se equilibrava, o desempenho deles melhorava.

Cinco dicas para se controlar

Tudo isso é mais fácil dizer do que fazer, mas aqui vão cinco passos que podem ajudar você a controlar sua voz interior e a pensar positivamente:

1. Preste atenção ao tom e ao conteúdo de sua voz interior durante treinos e jogos. Calcule a proporção entre mensagens negativas e positivas enviadas à sua mente.

2. Faça uma lista das coisas que deixam sua voz interior negativa - chamadas de linha mal marcadas, erros não-forçados, duplas-faltas etc.

3. Avalie as situações em que sua voz fica negativa e anote em um papel algo positivo que possa ser usado em uma ocasião parecida. Tente escrever algo que você diria a um amigo para ajudá-lo. Faça um roteiro com frases positivas e tente segui-lo em momentos de dificuldade dentro do jogo.

4. Controle as mensagens enviadas por sua voz interior. Após cada partida, reflita sobre o que houve de positivo e o que houve de negativo. Essa é uma ótima maneira de avaliar sua performance em quadra.

5. Reescreva seu roteiro de frases positivas. O simples fato de escrever reforça os pensamentos de autoconfiança, que certamente serão usados em momentos futuros. O cérebro é bastante sensível às palavras. Palavras diferentes têm impactos diferentes. Se sua voz interior for desequilibrada, acabará gerando duas batalhas: uma contra seu adversário e outra contra si mesmo. Por isso, é importante treinar a mente para tê-la como uma aliada e não como inimiga.

Jim Loehr

Publicado em 2 de Março de 2016 às 18:00


Notícias