Regras

Para entender 2009

ATP e WTA mudam regras de pontos e nomes das competições para facilitar o entendimento do jogo pelos fãs. Tomara que funcione desta vez!


Ron C. Angle/Beinet

Há alguns anos, ATP e WTA, as entidades que regem o tênis masculino e feminino, trabalham em uma grande reformulação de seus calendários. No segundo semestre de 2008, eles divulgaram modificações que visam facilitar o entendimento do circuito por parte dos fãs e conciliar cada vez mais torneios com homens e mulheres jogando na mesma semana, como ocorre nos Grand Slams. Sendo assim, em 2009, 46% dos torneios serão combinados ou back-to-back (realizados em semanas subseqüentes). A seguir, veja as principais mudanças.

WTA

Basicamente, o calendário feminino das próximas três temporadas será constituído por dois tipos de torneios: nível Premier e nível Internacional. Substituindo os atuais 26 torneios de nível 1 e 2, os 20 Premiers serão divididos da seguinte maneira:

Quatro competições obrigatórias para todas as top 10; cinco em que só podem jogar sete das dez melhores do ranking; outros cinco em que só podem ter duas ou três top 6; e o restante livre para quaisquer atletas. Os 30 torneios Internacionais, com menos premiação e pontos, devem conter apenas uma das 20 melhores jogadoras do circuito.

Outra novidade será a disputa de um torneio no final da temporada, em Bali, com a presença das oito campeãs dos eventos "Internacional" de melhor ranking. Vale lembrar que uma atleta que jogar em Doha - no Masters tradicional - não pode jogar na Índia.

Para questões de ranking, o número de torneios obrigatórios para as tenistas top diminuiu de 13 para 10. Serão computados os pontos dos quatro Grand Slams, dos quatro Premiers obrigatórios, de mais dois outros Premiers, além de outros seis melhores resultados, independentemente do nível do campeonato. O total de competições somadas no ranking cai de 17 para 16.

Por fim, em 2009, todos os eventos da WTA permitirão que as atletas recebam instruções de seus treinadores durante as partidas. Uma vez por set, os técnicos podem ser chamados à quadra para conversar com as jogadoras.

ATP

Em 2009, a Associação dos Tenistas Profissionais resolveu promover grandes mudanças na pontuação, no calendário e nos nomes dos torneios. Os tradicionais Masters Series serão substituídos pelos "1000", que recebem este nome devido à pontuação oferecida ao campeão. Eles ainda constituem nove competições (que ainda remete ao antigo Super Nine), mas Monte Carlo não será considerado obrigatório; Hamburgo perde seu status para o evento de Xangai (isso gerou discussão); e Madri, antes no carpete e no fim da temporada, será no saibro e pouco antes de Roland Garros.

A seguir vêm 11 torneios "500" e 40 competições "250". Da mesma forma, o nome representa a pontuação atribuída ao campeão. A Masters Cup também muda de nome, para ATP World Tour Finals, e passa a ser disputada em Londres.

Como a pontuação dos Masters Series, agora chamados "1000", dobram, o mesmo acontece com os Grand Slams, que passam a dar 2000 pontos ao campeão. Porém, a pontuação para finalistas e tenistas que pararam em rodadas anteriores não será necessariamente dobrada (veja quadro na página seguinte).

Esse é o principal ponto de desencontro neste começo de temporada, pois para não prejudicar os atletas com uma mudança brusca de posições já no começo do ano, a ATP decidiu apenas dobrar os pontos dos torneios de 2008. Contudo, a pontuação de muitos eventos não serão as mesmas neste ano e a "defesa" de um título pode não representar a manutenção dos pontos obtidos na temporada anterior. Isso é o que tem causado estranheza nos fãs e só vai se normalizar no fim de 2009.

#Q#

Um exemplo prático: Roger Federer fez final de Wimbledon em 2008. Na época, o torneio dava 700 pontos para o vice. Como o valor foi dobrado no começo do ano, ele tem 1400. Se voltar a ser vice na Inglaterra, o suíço acumulará 1200 pontos, que é a nova soma e, com isso, perderá 200 pontos em relação à temporada passada. Esse tipo de situação será recorrente em 2009.

Por fim, o número total de torneios que contará pontos para formar o ranking de um atleta continua em 18. Futures e Challengers também tiveram pontuação alterada para acompanhar os eventos maiores. Além disso, vitórias na Copa Davis e na Copa do Mundo por Equipes também valerão pontos. Confira a tabela da ATP para 2009.

José Eduardo Aguiar

Publicado em 29 de Janeiro de 2009 às 13:07


Especial

Artigo publicado nesta revista