Torneio distribuirá US$ 100 mil em prêmios e 75 pontos no ranking da ATP ao campeão; brasileiros confirmados na chave principal do ATP Challenger Campinas
Começa neste domingo (30) a 15ª edição do Campeonato Internacional de Tênis - ATP Challenger de Campinas, que marca a programação da cidade paulista com um dos torneios mais tradicionais do calendário do Tênis nacional. Os jogos acontecem na Sociedade Hípica de Campinas, entre os dias 30 de março e 6 de abril. A competição terá entrada gratuita, com a retirada dos ingressos sendo feita de forma online.
O ATP Challenger de Campinas vai distribuir US$ 100 mil entre os participantes, além de garantir 75 pontos no ranking da ATP ao vencedor. A chave principal inicia na segunda-feira (31), mas oito vagas serão disputadas no qualificatório que acontece domingo. Entre a chave principal e a qualificação, os atletas representam 12 países.
Entre os tenistas confirmados estão os brasileiros Daniel Dutra Silva, Pedro Sakamoto, Matheus Pucinelli, Eduardo Ribeiro e João Lucas Reis, que já garantiram participação na chave principal. O argentino Roman Burruchaga, vencedor do ATP Challenger 100 de Piracicaba, disputado há pouco mais de um mês, também confirmou presença e está em busca de mais um título no Brasil.
Outro nome a se ficar de olho é o tenista campineiro Gustavo Albieri, de 17 anos. Ele recebeu o convite para a chave principal e será um dos destaques da competição. O brasileiro ocupa a posição 74 do ranking mundial de 18 anos, além de já ter alcançado a 68° posição do ranking da ITF.
A importância do Campeonato Internacional de Tênis de Campinas pode ser confirmada ao olhar a lista de nomes que ergueram o troféu do ATP Challenger, e eventualmente entraram no Top 20 e até no top 10 do ranking da ATP. Guido Pella, da Argentina, chegou ao posto de número 20 do mundo; Cristian Garin, do Chile, já foi o número 17.
Os também argentinos Sebastian Baez (18), Francisco Cerundolo (19) e Diego Schwartzman (8) constróem carreiras de sucesso no circuito da ATP e passaram por Campinas. Por fim, em 2023, o brasileiro Thiago Monteiro conquistou o título, e chegou a ocupar a posição 61 em 2022.
Veja a lista de jogadores confirmados para a chave do ATP Challenger de Campinas 2025:
Felipe Martins
Publicado em 29/03/2025, às 23h36
+lidas