Ombros saudáveis

Você usa a articulação do ombro em todos os movimentos, então a mantenha saudável a partir de novos hábitos


Ron C. Angle/TPL

NÃO HÁ COMO negar um problema no ombro quando você está sacando. Pergunte à Maria Sharapova, que perdeu nove meses de jogo se recuperando de uma lesão que necessitou de cirurgia e a forçou a diminuir os movimentos da articulação na hora do saque. De acordo com Todd S. Ellenbecker, diretor clinico na Clínica de Esportes "Physiotherapy Associates Scottsdale" e presidente do Comitê da USTA na área de Ciências do Esporte, o forte impulso na hora do "overhand" (como é chamado o movimento de laço acima da cabeça) e a desaceleração após o saque pode sobrecarregar o ombro, que - ao contrário de outras articulações - tem apenas alguns ligamentos e uma cápsula fina para mantê-la estabilizada.

O suporte do ombro está nos quatro músculos que envolvem a articulação. O problema é que ela tem mais movimentação do que qualquer outra do corpo, então os tendões que conectam estes músculos podem sentir a sobrecarga e serem lesionados pelos movimentos do esporte.

De fato, o ombro de um jogador tente a ser mais franco do que o de qualquer outra pessoa. "Isso é produto do stress causado por cada movimento de saque", afirmou Ellenbecker. Lesões na região do ombro podem levar tanto a irritações quanto a lágrimas, causando dores e relutância em usar a força. Felizmente, os tenistas podem se prevenir dessas lesões incorporando alguns hábitos.

HÁBITOS PARA OMBROS SAUDÁVEIS

1. SEJA CAUTELOSO

"Uma das principais causas das lesões no ombro é a sobrecarga, seja em longos períodos ou em curtos", conta Dr. W. Ben Kibler, diretor médico do "Shoulder Center of Kentucky", em Lexington, e membro do Comitê da USTA na área de Ciências do Esporte. Pare de jogar quando sentir qualquer fisgada no ombro. Não agrave o problema entrando em quadra com qualquer tipo de dor. Descansar é bom, e não uma falha.

#Q#

2. EVOLUA O MOVIMENTO

Talvez seja importante dizer que o ombro tem mais movimento que qualquer outra articulação no corpo, mas também é o menos estável e mais sensível, comenta Ellenbecker. Para colocar efeito e força na bola na hora do serviço, o ombro rotaciona 120o ou mais. E, de acordo com uma pesquisa publicada por Kibler e seus colegas, o ombro se movimenta em uma velocidade incrível, a mais de 75 km/h para alcançar a velocidade desejada na bola. O que você deve evitar é puxar seu ombro muito para trás durante o saque. Um professor pode ajudar na evolução dos movimentos. Se ele vir um erro, poderá ajudar a corrigi-lo.

3. TOME CUIDADO

Deixe o ombro livre de dor e pronto para o jogo tomando os cuidados necessários. Se aqueça antes de jogar, alongue-se e faça alguns treinamentos para preparar os músculos que rodeiam a região. Para se aquecer, faça alguns exercícios dinâmicos como movimentar os braços em círculos, e movimentos de corpo inteiro que usem principalmente o braço e o tronco.

Pesquisas do "Medical College of Georgia", em Augusta, mostram que exercícios regulares que utilizam pesos leves aumentam a resistência do ombro e podem ajudar na velocidade e agressividade do saque. Ellenbecker recomenda que se inicie com não mais de dois quilos.

Para aumentar a flexibilidade e prevenir dor nos músculos que envolvem a articulação do ombro, Ellenbecker sugere que se faça exercícios localizados no ombro. Torne isso um hábito e pratique três vezes por semana, ou todos os dias, se quiser um resultado ainda melhor.

From Tennis Magazine. Copyright 2009 by Miller Sports Group LLC. Distributed by Tribune Services

Sarah Unke

Publicado em 12 de Novembro de 2009 às 07:47


Preparação Física/Fisioterapia

Artigo publicado nesta revista