O poder da proteína

Para melhorar o desempenho na quadra, aprenda tudo sobre este nutriente essencial


Fotos: SXC

PROTEÍNAS SÃO a base de músculos fortes, diminuem sua sensação de fome e são cruciais na hora de lhe ajudar a voltar para a quadra depois de um longo tempo de exercício. no entanto, você está ingerindo a quantidade correta de proteína nas horas certas? Aqui vão quatro coisas que todo tenista deveria saber sobre esse nutriente.

1. É A ARMA SECRETA PARA SEU DESEMPENHO
Carboidratos alimentam seus exercícios, mas, se você entra em quadra sem a quantidade apropriada de proteína na dieta, está arriscando mais do que apenas perder o jogo. "Tênis é um jogo de sessões intermitentes de alta intensidade", diz Jenna Bell-Wilson, coautora do livro "Energy to burn: The ultimate food & nutrition guide to fuel your active life". Correr em direção à rede, retornar para a linha de fundo e subitamente parar para retornar à posição faz com que seus músculos sejam muito exigidos. "Você precisa de proteína para reparar todos os prejuízos aos músculos que ocorrem durante uma partida e para construir novos tecidos musculares", afirma Jenna, que continua: "É crucial para lhe ajudar a ficar mais forte, recuperar-se mais rápido e prevenir lesões".

Fotos: SXC
A maioria das pessoas já ingere quantidade suficiente de proteínas por dia e não é preciso de suplementação

Se você é um atleta de competição, segundo Nancy, suas necessidades podem ser levemente maiores, cerca de 0,6 a 0,7 gramas por meio quilo. Escolha uma combinação de carboidrato com proteína em cada refeição e facilmente você atingirá as suas necessidades diárias, sem precisar de suplementos. Aqui está um exemplo de dieta diária: leite e cereal, sanduíche de peito de peru com queijo, iogurte, grãos e peixe grelhado com arroz e feijão.

2. Quando você come, faz a diferença
No momento em que você para o exercício, seu corpo inicia um complexo processo de reparação dos estresses pelos quais passou. "Há um período de tempo em que certas enzimas estão prontas para começar o processo de recuperação", diz Susie. Esse período crucial - que dura cerca de duas horas após o exercício - é o tempo certo para comer algo leve ou ingerir líquidos, sempre mantendo a proporção de três partes de carboidratos e uma de proteína, com pouca gordura. Isso é especialmente importante durante uma competição, quando você está tentando ficar pronto para o próximo jogo. Tenha sempre comidinhas na sua raqueteira. Algumas opções: leite com chocolate de pouca gordura, uma barra energética com carboidrato e proteína, ou manteiga de amendoim e sanduíche de geléia.

Tenha em mente: Comer algo leve, com carboidratos e alguma proteína, antes de jogar também ajuda no desempenho. "Sempre vá alimentado para um jogo", diz Lona Sandon, professora assistente da University of Texas Southwestern. Coma um iogurte de fruta cerca de 60 a 90 minutos antes de ir para a quadra. "Você precisa de carboidratos para queimar, mas ter alguma proteína também é importante, porque isso proporciona aminoácidos para manter a síntese de proteínas ativa, o que ajuda a construir músculos", afirma Lona.

#Q#

Fotos: SXC
Dietas de alto teor protéico se encaixam melhor com pessoas tipicamente sedentárias

3. Proteína não é uma maneira mágica de perder peso
Se você ainda não tentou uma dieta de alto teor protéico, provavelmente conhece alguém que já experimentou. No entanto, mesmo com essas dietas indo e vindo, lembre-se que é o total de calorias ingeridas - carboidratos e gordura - que fazem diferença na sua barriga. Um estudo recente da universidade de Harvard, com mais de 800 pessoas, descobriu que mesmo que elas comam quantidades altas ou normais de proteína, ou baixa ou alta quantidade de gordura - desde que mantenham uma dieta reduzida em calorias -, a média de perda de peso num período de dois anos permaneceu o mesmo.

Tenha em mente: Para tenistas que querem perder alguns quilos, um programa de redução de carboidratos não vai ajudar no seu jogo. "O sucesso demonstrado pelas dietas de alto teor protéico ocorre em pessoas que são tipicamente sedentárias. Se você é uma pessoa ativa, precisa desses carboidratos para se manter ligado ou vai ficar cansado muito mais rapidamente durante a partida", diz Lona. Ainda, ela afirma que há uma grande vantagem em incluir proteínas na sua dieta: "Proteína sacia mais, então você sentirá menos fome por mais tempo".

Fotos: SXC

4. Nem todas as fontes protéicas são iguais
Proteína é feita de 20 blocos básicos, conhecidos como aminoácidos. Diferentemente da gordura e dos carboidratos - que são armazenados como glucose -, seu corpo não pode armazenar aminoácidos. É preciso um suprimento diário. Podemos produzir ou modificar cerca de metade dos aminoácidos que precisamos para nos manter ativos, mas o restante (conhecidos como aminoácidos essenciais) precisamos obter com a comida.

Proteínas completas podem vir da carne, do peixe e de laticínios, e possuem todos os aminoácidos de que seu corpo precisa para funcionar. Proteínas incompletas - de frutas, vegetais, grãos, nozes - têm falta de um ou mais aminoácidos essenciais e é por isso que vegetarianos precisam consumir uma grande variedade de comidas com proteína diariamente, incluindo nozes, sementes, feijão.

Tenha em mente: Prefira comida convencional aos caros pós de proteína. "Ovos, carne, laticínios e peixe fornecem toda a proteína de que você precisa", diz Lona. Apesar de haver alguma evidência de que os pós de soros protéicos contenham um aminoácido que possa ajudar no desempenho, um copo de leite ou produtos derivados do leite contêm mais que o suficiente para ajudar seu corpo a funcionar em seu melhor.

From Tennis Magazine. Copyright 2009 by Miller Sports- Group LLC. Distributed by Tribune Services

Alissa Shaffer

Publicado em 24 de Junho de 2009 às 13:02


Saúde/Nutrição

Artigo publicado nesta revista