Instrução Saúde

Avaliar antes de jogar

A importância da avaliação física antes da prática de tênis


Antes de iniciar a prática de qualquer tipo de exercício físico, em especial o tênis, é extremamente importante realizar uma avaliação física

O SEDENTARISMO É CONSIDERADO um dos principais fatores de risco para o desencadeamento de doenças do coração. Dessa forma, a inserção de exercícios físicos regulares tem sido cada vez mais estimulada por campanhas de saúde e por especialistas.

Porém, antes de iniciar a prática de qualquer tipo de exercício físico, em especial o tênis, é extremamente importante que as pessoas realizem uma avaliação física (o famoso check-up) com um médico cardiologista para prevenir possíveis problemas desencadeados durante a prática.

Entre vários exames que o médico solicita de acordo com o indivíduo, o teste de esforço (ergométrico ou ergoespirométrico) é um dos mais importantes, pois consegue detectar possíveis alterações cardíacas frente ao esforço máximo. Entre as várias alterações encontradas no teste de esforço, a obstruções das artérias coronárias – que podem levar ao infarto agudo do miocárdio – e arritmias – que podem levar à parada cardíaca – são as mais prevalentes. A partir do resultado desse teste e dos outros exames solicitados, o médico pode liberar a prática de exercícios físicos e a pessoa deve levar o atestado para apresentar ao treinador.

Risco

No entanto, hoje, vários clubes e academias liberam a população à pratica de exercícios físicos e às aulas de tênis sem atestado – ou então deixam a pessoa iniciar o treinamento antes de entregar o documento obrigatório. Isso pode ser perigoso, pois grande parte dos infartos e paradas cardíacas são desencadeados pelo exercício físico, principalmente de alta intensidade.

Durante a realização de exercícios intensos, os batimentos cardíacos e a força de contração do músculo cardíaco se elevam muito, aumentando as chances de desencadear problemas graves quando há alguma doença cardíaca presente. O tênis é classificado como esporte de alta intensidade e pode ser muito perigoso se não forem tomados cuidados.

Por esse motivo, é de extrema importância que o indivíduo se consulte com um cardiologista antes da prática do tênis ou outra atividade física complementar. Além disso, esperamos que as academias sejam mais rigorosas com relação à obrigatoriedade do atestado médico. Dessa forma, os praticantes de tênis terão maior segurança, livrando-se
de possíveis problemas que possam acontecer dentro da quadra.

Mais informações: jefferson.jcc@hotmail.com

Referências
Brito LV, Neto GA, Moraes H, Emerick RF, Deslandes AC. Relationship between level of independence in activities of daily living and estimated cardiovascular mortality capacity in elderly women. Arch Gerontol Geriatr. 2014.
Diretriz em Cardiologia do Esporte e do Exercício da Sociedade Brasileira de Cardiologia e da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte. Arq Bras Cardiol. 2013;100:1-41.
III Diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia Sobre Teste Ergométrico. Arq Bras Cardiol. 2010; 95: 1-26.

Por Jefferson Cabral

Publicado em 28 de Julho de 2014 às 00:00


Saúde/Nutrição avaliação física antes prática tênis sedentarismo

Artigo publicado nesta revista