No paraíso

Circuito Empresarial Brasileiro fecha temporada com o bicampeonato de Cláudio Melo Filho no Masters, que lhe valeu a liderança do ranking


Marcelo Ruschel/Poapress

Em 2009, a semente do Circuito Empresarial Brasileiro foi lançada em Mogi das Cruzes. Durante o Correios Brasil Masters Cup - evento da Confederação Brasileira de Tênis (CBT) que reúne os oito melhores tenistas para a disputa de torneio exibição no Paradise Golf & Lake Resort, em Mogi das Cruzes - um grupo de empresários apaixonados por tênis foi reunido para, além de acompanhar a competição entre os profissionais, disputar o torneio que deu início ao Circuito Empresarial.
Na ocasião, o baiano Cláudio Melo Filho, da Odebrecht, sagrou-se campeão jogando ao lado de André Sá. Na final, em que a dupla finalista entre os empresários se divide para se juntarem a dois tenistas profissionais convidados, Melo Filho e Sá venceram Augusto César Oliveira, da Peugeot, e Marcelo Melo, por apertados 10/9(8), em set profissional.
Assim, o empresário baiano começou 2010 como líder do ranking. Logo na primeira etapa, em Campinas, ele caiu antes das semifinais e perdeu a liderança para Oliveira. Contudo, na segunda competição, em Bento Gonçalves, "Dão" (como é carinhosamente chamado) recuperou o número um com mais uma conquista e com a queda de Oliveira na semi. Mesmo sem participar da terceira etapa, em Itapema, Melo Filho manteve a ponta, pois o vencedor, Wilson Rodrigues, da Lúcio Engenharia, não tinha como alcançar sua pontuação.
Assim, o baiano chegou à Mogi pressionado.
Oliveira, então segundo na lista, não pôde participar do torneio, mas mesmo assim, outros concorrentes poderiam assumir a liderança dependendo da combinação de resultados. Wilson Rodrigues, então terceiro do ranking, e Jorge Tena (Commodity Systems), quarto, eram dois dos que ameaçavam a primeira posição de Melo Filho.

Marcelo Ruschel/Poapress
Em pé, da esquerda para a direita: Paulo Moriguti, Eduardo Assumpção, Cláudio Melo Filho, Rogério Takahashi, Flávio Bauer, Jorge Fornari, Luís Carlos Watanabi Lara, Wilson Rodrigues, Christian Burgos e Marcello Rodante. Agachados, da esquerda para a direita: Roberto Isaías Antônio e Jorge Tena
Marcelo Ruschel/Poapress Marcelo Ruschel/Poapress
João Zwetsch entregou prêmio para o vice Roberto Isaías Antônio Com atuações brilhantes, Álvaro Filpo alcançou as semifinais

#Q#

Marcelo Ruschel/Poapress Marcelo Ruschel/Poapress
Frieza de Cláudio Melo Filho foi essencial para a vitória Partida final teve a presença dos profissionais André Sá (acima à direita) e Franco Ferreiro

Domínio completo
Na bela manhã de sábado, dia 4 de dezembro, nas quadras rápidas do maravilhoso Paradise Resort, 12 empresários se perfilaram cedo para a divisão dos grupos e o início dos jogos. O sol foi impiedoso, mas os participantes não se importaram e a disputa foi intensa. A semifinal contou com Álvaro Filpo (K2 Achievements) e Christian Burgos (Inner Editora), que duelaram contra Roberto Isaías Antônio (RB Pharma) e Melo Filho. Assim, o empresário baiano já garantia o número um do ranking, pois Rodrigues e Tena perderam antes.
Com atuações espetaculares de Antônio e do líder do circuito, a dupla conseguiu se impor diante de Burgos e Filpo, por 9/6. Após um breve intervalo, os finalistas se dividiram para jogar ao lado dos profissionais. Coincidentemente (foi feito um sorteio), Melo Filho jogou novamente ao lado de Sá, com quem tinha sido campeão no ano anterior. Já Antônio teve o prazer de dividir a quadra com Franco Ferreiro. O jogo foi extremamente bem disputado, com jogadas espetaculares de lado a lado. E também foi equilibrado, sem quebras de serviço até 6/6, quando Melo Filho teve seu saque quebrado. Porém, ele e Sá se recuperaram rapidamente e devolveram a quebra. Por fim, sacando com 7/8 no placar, foi a vez de Antônio ter seu serviço derrubado, selando o bicampeonato para Melo Filho e Sá.
"Tênis é uma paixão. Adoro assistir aos jogos, mas também curto estar em quadra. A ideia do Circuito Empresarial Brasileiro é ótima. Os torneios durante o ano todo foram muito bons, realizados em lugares maravilhosos. São competições que proporcionam uma integração enorme entre os empresários que possuem ligação com o tênis e uma oportunidade para que eles se envolvam um pouco com o tênis brasileiro. Espero que em 2011 tenhamos ainda mais etapas", afirmou o campeão e número um do ranking, Cláudio Melo Filho.
"Considerando o sucesso das etapas do Circuito Empresarial em 2010, a meta para o próximo ano é aumentar o número de torneios, abrangendo outras regiões do País", finalizou o presidente da CBT, Jorge Lacerda.

Arnaldo Grizzo

Publicado em 14 de Dezembro de 2010 às 16:45


Torneio

Artigo publicado nesta revista

2010 - o ano do Touro

Revista TÊNIS 87 · Janeiro/2011 · 2010 - o ano do Touro