Nutrição

Na gradação certa

A maneira correta de encaixar bebidas alcoólicas na sua dieta



"E ÁLCOOL?" É UMA DAS QUESTÕES QUE OS PACIENTES
mais me perguntam quando estão "se confessando" depois de terem bebido, ou então alardeando as vantagens de tomar uma ou duas taças de vinho para proteger o coração. Aqui vão quatro verdades sobre os efeitos do álcool:



HÁ UMA QUANTIA CERTA
Abstêmios têm chance um pouco maior de doenças cardíacas do que quem bebe moderadamente. Mas, à medida que a ingestão de álcool aumenta, aumentam também os riscos, que incluem ataque cardíaco e aumento de pressão. Para colher os benefícios sem incorrer nos riscos, tome um drinque por dia se for mulher, ou dois se for homem. Ah, e eles não são cumulativos, ou seja, não é para chegar no fim de semana e tomar toda a quantidade não ingerida durante a semana. Observação: Permaneça dentro dessa quantia de um ou dois drinques. Um drinque equivale a 150 ml de vinho, 350 ml de cerveja ou um shot curto de destilado.


ÁLCOOL PODE DIMINUIR SUA ENERGIA
O álcool interfere na habilidade corporal de reabastecer o glicogênio depois de um exercício, o que pode levar a uma menor resistência no dia seguinte. Um estudo comparou três dietas pósexercício: uma de grande quantia de carboidratos apenas, uma de baixa com álcool e uma de grande também com álcool. Quando os carboidratos eram substituídos pelo álcool, o estoque de glicogênio caía em 50%. Observação: Depois de uma vitória suada, celebre com água com gás e uma refeição saudável, e só depois brinde.


A BEBIDA PODE AUMENTAR O RISCO DE LESÕES
Uma pesquisa recente publicada no "Journal of Science and Medicine in Sport" analisou 11 homens que faziam 300 contrações máximas de músculos acompanhadas de vodka e suco de laranja ou somente suco de laranja. A perda de força foi 40% maior naqueles a quem foi servido o drinque de vodka com suco. Outro estudo descobriu que jogadores de futebol americano que bebiam rotineiramente tinham duas vezes mais chance de se machucarem do que os abstêmios. Observação: Se você tem propensão a se lesionar ou está em fase de recuperação de lesão, deixe os drinques para ocasiões especiais somente.


PROBLEMAS ORGÂNICOS
Vinho tinto e branco são capazes de aumentar os níveis de HDL, dito bom colesterol. Prefira os vinhos "orgânicos" ou com menor adição de químicos como sulfitos.
Observação: Atualmente há diversos produtores orgânicos.

 

From Tennis Magazine. Copyright 2011 by Miller Sports Group LLC. Distributed by Tribune Services

Cynthia Sass

Publicado em 15 de Julho de 2011 às 12:06


Saúde/Nutrição

Artigo publicado nesta revista