Instrução Golpe

Malabarismo eficaz

Bola alta no voleio de backhand? É preciso timing e pulso firme


1. Tsonga está vindo para a rede e logo percebe que receberá uma bola alta no backhand. Ele não se intimida e, como deve ser, continua em direção à bola, depois de ter feito o split-step – a parada de pernas, essencial para um bom voleio. Perceba que, ao mesmo tempo que salta em direção à bola, ele mantém o pulso firme e faz um movimento vigoroso com o braço. Diferentemente dos voleios convencionais, em que não se deve levar a cabeça da raquete para trás, correndo o risco de atrasar, aqui, para gerar um pouco mais de potência, ele leva a raquete um pouco mais para trás, em um movimento similar ao do smash – quase um smash de costas.

Jo-Wilfried Tsonga é uma malabarista das quadras. Extremamente talentoso, ele une força física com técnica apurada, sendo capaz de desferir tanto golpes de grande potência quanto de pura sutileza. Um jogador agressivo, que está sempre buscando o ataque, é na rede que ele demonstra o melhor de seu jogo.

O francês é um ás nos voleios, cobrindo a rede como ninguém. Seu estilo pode até parecer um pouco acrobático, mas é muito eficaz. Um belo exemplo disso é quando ele recebe uma bola alta para volear no backhand, uma jogada complicada, na qual os amadores costumam ter sérios problemas. Veja como Tsonga resolve isso e tente imitar.

É preciso um pouco de ousadia para se dar bem no jogo de rede

2. Para que tudo ocorra bem no golpe, é preciso uma boa sincronia, muito timing de bola. Veja como Tsonga atinge a bola bem no alto, com o braço completamente esticado, assim como todo o corpo. Perceba que ele olha fixamente para a bola. Um pequeno erro aqui e o golpe estará comprometido. O vigor do movimento faz com que a cabeça da raquete siga na direção da rede, enquanto o corpo acaba voltado para o fundo de quadra. Ele aterrissa já olhando para a direção que a bola tomou na quadra adversária e, nesse caso, prefere terminar sua rotação de 360 graus em vez de frear o giro do corpo para ficar de frente com o oponente.

Por Arnaldo Grizzo

Publicado em 29 de Agosto de 2014 às 00:00


Instrução Jo-Wilfried Tsonga golpe bola alta backhand

Artigo publicado nesta revista

Tsonga

Revista TÊNIS 131 · Agosto/2014 · Tsonga

Aprenda seu acrobático smash de costas e sua espetacular devolução