Análise US Open

Fim antes do tempo

Cãibras, torções e até intoxicação alimentar transformam o US Open 2011 no recordista de desistências entre os torneios Grand Slam na Era Aberta


O US OPEN 2011 TERMINOU com um recorde nada glorioso: o Grand Slam com mais abandonos nas chaves de simples masculinas e femininas na história da Era Aberta (pós-1968). Foram 15 desistências, uma marca nada louvável, que já havia sido alcançada antes mesmo do término da primeira semana, já que até o primeiro sábado em Nova York, 14 atletas haviam se retirado de suas partidas.

Até então, a edição de Wimbledon 2008 era a que detinha o recorde de desistências dos Majors, com 12 jogadores deixando a quadra antes do término de seus jogos. Em seguida, aparecem a edição de 2006 de Roland Garros e a de 2003 do Australian Open, com 11 baixas.

Os dados não contam os jogadores que sequer entram em quadra, ou seja, os "walkovers" (WO), como aconteceu com a norte-americana Venus Williams, que optou por não jogar a segunda rodada ao ser diagnosticada comSíndrome de Sjogren. Tampouco entram na contagem os atletas que abdicaram da disputa poucas horas antes da estreia em Flushing Meadows, como o sueco Robin Soderling, que alegou ter contraido mononucleose, por exemplo.

Tantas desistências levaram o suíço Roger Federer a comentar a situação e al netar os jogadores que abandonaram a quadra: "É chocante ver tantos abandonos. Só desisti uma vez na vida, em Paris, mas, na ocasião, sequer entrei em quadra. Para mim, não importa o quanto estiver me sentindo mal, vou tentar, porque nunca se sabe o que pode acontecer. Lamento pelos fãs".

Esta não é a primeira vez que o suíço cutuca seus colegas de pro ssão em relação às desistências, que realmente são duras para com o público que paga para assistir e acaba tendo um anticlímax. Um dos casos mais notórios em Grand Slams foi a desistência de Justine Henin na final do Australian Open de 2006 contra Amelie Mauresmo.


Número de abandonos em partidas do US Open foi assombroso. Mahut foi um dos 15 que não terminou seu jogo

#Q#

Ron C. Angle/TPL


Confira o nome e causa das 15 desistências do us open 2011

Janko Tipsarevic (SRB) - 20º do ranking - (cãibras)
Kei Nishikori (JPN) - 46º do ranking - (costas)
Ayumi Morita (JPN) - 47º do ranking - (ombro direito)
Misaki Doi (JPN) - 104º do ranking - (cãibras)
Frank Dancevic (CAN) - 179º do ranking - (panturrilha)
Conor Niland (IRL) - 197º do ranking - (intoxicação alimentar)
Louk Sorensen (IRL) - 618º do ranking - (cãibras)
Marinko Matosevic (AUS) - 148º do ranking - (torção no tornozelo)
Karol Beck (SLO) - 75º do ranking - (ombro direito)
Tomas Berdych (CZE) - 9º do ranking - (ombro direito)
Radek Stepanek (CZE) - 25º do ranking - (ombro direito)
Nicolas Mahut (FRA) - 99º do ranking - (músculo abdominal)
Marcel Granollers (ESP) - 32º do ranking - (músculo abdominal)
Jamie Hampton (EUA) - 129º do ranking - (calor)
Yanina Wickmayer (BEL) - 22º do ranking - (costas)

Agradecemos a Pedro Zambon pela ajuda na compilação de dados

 

 

Matheus Martins Fontes

Publicado em 23 de Setembro de 2011 às 08:38


Torneio

Artigo publicado nesta revista