Duplas

Dois atrás

Ficar atrás na dupla pode ser uma boa saída para jogar no saibro. Então, como romper essa formação?


JOGAR DUPLA NO SAIBRO pode ser diferente de jogar em quadras rápidas. Quem não se lembra das campanhas espetaculares de Xavier Malisse e Oliver Rochus, em 2004, e de Luis Horna e Pablo Cuevas, em 2008, em Roland Garros, quando eles, surpreendentemente, se sagraram campeões, mesmo não estando entre os principais favoritos. Qual a tática que usaram no saibro francês? Ficar os dois no fundo da quadra soltando a mão.

Se sua dupla tem bons golpes de fundo, devolve bem e se mexe bem na quadra, ficar no fundo é um boa opção quando estão devolvendo saque. Assim, o adversário que está na rede terá menos ângulo para fazer um winner e, mesmo que ele voleie bem, ainda há chance de vocês colocarem a bola de volta em jogo. E, caso ele bobeie e dê uma bola fraca no meio da quadra, vocês têm a oportunidade de avançar.

COMO VENCER OS DOIS NO FUNDO?
Para tentar anular essa formação com os dois recebedores no fundo da quadra, é importante bater seu primeiro voleio no fundo e no meio da quadra, para não dar muito ângulo. Isso também pode confundir os oponentes na hora de decidir quem deve ir para a bola.

Contudo, volear sempre fundo pode ser perigoso, então é preciso mesclar voleios compridos com angulados, para que os adversários tenham que correr para a frente. Lembre-se que nesse tipo de situação talvez seja melhor forçar o erro do oponente do que tentar um winner.

Para que isso se torne mais efetivo, se você estiver sacando e for ficar no fundo, pode combinar com seu parceiro um momento específico para ele tentar interceptar a bola, assim terá tempo de tentar se aproximar da rede.

No saibro é importante ter paciência e esperteza para vir à rede. Caso sua dupla esteja recebendo e o sacador adversário esteja ficando sempre no fundo da quadra, não ceda ao instinto de vir para a rede a qualquer custo. Planeje. Espere uma bola mais curta. Em alguns momentos, mire no adversário que está na rede, ao invés de ficar trocando bolas com o que está no fundo. Ele talvez não estará atento e pode errar o voleio.

Arnaldo Grizzo

Publicado em 22 de Março de 2011 às 06:10


Instrução - Tática

Artigo publicado nesta revista