Fisioterapia

Dobre o joelho

Conheça as principais lesões de joelho e saiba como tratá-las


Foto: Ron C. Angle/TPL


“LESÃO NO JOELHO”.
Esta frase faz qualquer atleta, de qualquer idade, tremer de medo. Manter a força e a flexibilidade das pernas pode fazer com que você jogue durante todo o ano, diz o Dr. Robert Meyerson, cirurgião ortopedista e chefe da divisão de Medicina Esportiva no New York Downtown Hospital. Ele traça os mais comuns problemas de joelho dos tenistas e as melhores maneiras de preveni-los e tratá-los.


TORÇÃO E DISTENSÃO DOS LIGAMENTOS
Lesões de ligamento ocorrem principalmente como resultado de uma entorse violenta indireta que força o joelho ou então um choque que força diretamente a região. A principal lesão ligamentar é a distensão do ligamento colateral medial (LMC). A próxima lesão comum envolve o ligamento cruzado anterior (LCA). O LCA dá ao joelho a junta que estabiliza os movimentos de pivô e mudanças de direção. A integridade funcional desse ligamento é essencial para o funcionamento normal do joelho; sua ausência faz com que ele se torne susceptível à lesões no menisco e artrite pós-traumática.

Tratamento: A maioria das distensões do ligamento colateral medial cura-se com um tratamento inicial de repouso, gelo, compressa e elevação (cuja sigla em inglês é RICE). Um tratamento posterior pode incluir terapia estimulante e fisioterapia. Para torções do LCA, a cirurgia é considerada a melhor opção para tenistas que querem voltar a competir em alto nível.


SÍNDROME DA DOR PATELO- FEMURAL
A síndrome da dor patelo-femural (SPF) envolve um grupo de condições que geram uma dor na parte anterior do joelho. As causas mais comuns incluem tendinite patelar, tendinite no quadríceps, mal alinhamento e condromalácia patelar, que é uma suavização da cartilagem da patela. Os sintomas incluem dor ao redor da bola do joelho; estalos ou ruídos; dor associada com longas horas em posição sentada, e dificuldade de subir e descer escadas. SPF é causada geralmente por sobrecarga relacionada com baixo condicionamento físico. “Como a maioria dos problemas do joelho, ele pode ser evitado com alongamento do quadríceps e um programa de flexibilidade que inclui alongamento do jarrete”, diz Meyerson.

Tratamento: O médico sugere o tratamento RICE complementado com anti-inflamatórios. Um programa de alongamento do joelho para construir o músculo profundo do quadríceps na coxa é vital.

TORÇÃO DO MENISCO
Menisco é a cartilagem que amortece os ossos das juntas do joelho e ajuda na sua estabilização. O menisco se torce geralmente quando um jogador faz o pivô sobre o joelho para trocar de direção.

Tratamento: “Se a lesão ocorre na zona vascular do menisco – onde há o suprimento de sangue –, a torção deve ser reparada por artroscopia”, diz Meyerson. “É desejável reparar o menisco para melhorar o funcionamento de longo prazo do joelho, apesar de esta reparação requerer um longo período de recuperação”, finaliza.

From Tennis Magazine. Copyright 2011 by Miller Sports Group LLC. Distributed by Tribune Services

Allan Kreda

Publicado em 16 de Novembro de 2011 às 10:07


Preparação Física/Fisioterapia

Artigo publicado nesta revista