Derrote seu Golias

Como vencer o melhor jogador do seu clube?


Ella Ling/RCA Productions

De vez em quando você vai se deparar com um jogador de grande reputação. Este adversário pode ser o campeão do clube ou de um torneio regional, ou algo do gênero. Ele pode não se comparar a Roger Federer, mas pode ser o número um na sua concepção. O que devo fazer? Respeitá-lo e tomar uma surra ou tentar elevar meu jogo de maneira a bater mais forte e mais próximo às linhas? A resposta é nenhuma das duas opções. Ambas farão com que você perca.
É importante lembrar que tênis é um jogo de porcentagens. Não há garantias, apenas probabilidades. Sua tarefa consiste em oferecer a si mesmo as melhores chances que puder. Isso não vai ocorrer se você ficar preocupado com a reputação intimidadora de seu oponente. Ao invés disso, concentre-se no seu plano de jogo e suponha que seus golpes normais são bons o suficiente. É normal fazer alguns ajustes na sua tática e estilo quando necessários, porém mantenha-os dentro de suas capacidades. Levar seu jogo a limites insustentáveis proporcionará um desastre.

Ao mesmo tempo, jogar apenas para ter um placar respeitável e se preocupar com o que o adversário ou o público estão pensando podem ser igualmente problemáticos.
Aprendi esta lição em 1963 em minha primeira viajem a Wimbledon, quando joguei duplas com Arthur Ashe, que também estreava no All England Club. Enfrentamos o time principal da União Soviética e, por nossos países estarem vivendo a Guerra Fria, a partida foi colocada na quadra central. O estádio parecia incrivelmente grande para mim. Estava repleto e cercado de câmeras. Enfrentamos um time soviético muito bom e Arthur e eu entramos na quadra intimidados, tanto pela situação quanto pelos oponentes. Ganhar ou perder deixou de ser o ponto principal; apenas queríamos parecer bem em quadra. Infelizmente, essa atitude assegurou exatamente o contrário. O jogo foi tão pavoroso que os espectadores que antes brigavam para entrar nas arquibancadas começaram a lutar para sair.
O que se deve atentar é que você precisa jogar o seu jogo e acreditar que ele é bom o bastante. Se conseguir superar o nervosismo inicial e manter o jogo parelho, você terá uma chance. Se chegar nesse estágio, não se surpreenda se seu adversário (geralmente superior a você) criar algo especial para derrotá-lo. Se pensar que seu oponente tem uma arma secreta, você tentará golpes que não deveria e cometerá erros fatais. Mais do que qualquer outra coisa, esse é o porquê de os tenistas com ranking superior sempre vencerem um tiebreak crucial. Não é porque eles fazem algo sensacional, mas porque os jogadores de ranking mais baixo tentam ajustar seus jogos com medo de que seus adversários batam winners ou nunca errem. Não jogue o jogo fora ou deixe que seu oponente leve você a isso apenas com blefes. Se o placar está apertado, o melhor jogador, ao menos neste dia, não é melhor do que você.

From Tennis Magazine. Copyright 2010 by Miller Sports Group LLC. Distributed by Tribune Services

Alex Fox

Publicado em 23 de Fevereiro de 2010 às 06:03


Instrução - Tática

Artigo publicado nesta revista