Cuide das suas juntas

Como proteger os mais importantes aliados do seu jogo


Ron C.Angle/TPL

Suas juntas trabalham mais que o necessário para mantê-lo se movendo, então você precisa tratá-las bem. Lesões nas juntas e dores proporcionam partidas canceladas, mas a maioria das lesões pode ser prevenida se os atletas souberem como cuidar disso. Eis aqui um conselho nessa área que você provavelmente nunca ouviu.

PARE COM O HÁBITO DE TOMAR ANALGÉSICOS
Stuart Warden, professor assistente do departamento de terapia física da Universidade de Indiana, alerta que o ritual de tomar ibuprofeno ou aspirinas, também conhecidos como anti-inflamatórios não esteroides, antes de atividades físicas fazem mais mal do que bem. "Esses agentes são tratamentos para sintomas de uma lesão, não para a lesão em si", diz Warden. Usar medicamentos desnecessariamente pode interferir com a sua habilidade de se curar e se adaptar depois do exercício, causando lesões nas juntas em alguns casos e ulceras estomacais e problemas cardiovasculares em casos mais graves.
Da próxima vez, antes de exagerar nos analgésicos, tome apenas a dosagem recomendada por não mais de uma semana em caso de lesão séria e nunca deixe de procurar um fisioterapeuta por causa deles.

TENTE TAI CHI
Pesquisadores da escola de medicina da Universidade Tufts, em Massachusetts descobriram que pessoas com mais de 65 anos com osteoartrite no joelho podem usar o tai chi para melhorar a performance física e reduzir as dores. Esta arte marcial encoraja movimentos rítmicos e vagarosos que relaxam a mente e o corpo enquanto aumenta o equilíbrio, força e flexibilidade. Tina Chin-Kaplan, instrutora de tai chi de São Francisco e campeã feminina em 2001, recomenda um treino de uma hora duas vezes por semana por, pelo menos, três meses. Você deve perceber um desenvolvimento e "melhoras no equilíbrio e quadris, glúteos e tendões mais fortes", diz Chin-Kaplan. Assegure-se de fazer a técnica correta com um instrutor.

SEJA FLEXÍVEL
Jogadores que se exercitam apenas jogando tênis possuem grande risco de lesões, diz o Dr. Neeru Jayanthi, diretor do centro de cuidados de medicina esportiva do centro médico da Universidade de Loyola, em Chicago. Um estudo conduzido por ele analisou 3,366 partidas em torneios juvenis nos Estados Unidos e descobriu que jogadores que jogavam apenas tênis tinham mais disposição de abandonar uma partida por razões médicas, incluindo lesões nas juntas. É preciso treinar outras coisas para prevenir as lesões por estresse. Jayanthi diz que você deve tentar outros esportes, tal como basquete, futebol ou ainda outros exercícios que aumentem a flexibilidade e a força corporal. "Exemplos incluem ioga, Pilates e manter a forma aeróbica através de cardio tennis ao invés de apenas jogar", afirma o médico.

From Tennis Magazine. Copyright 2010 by Miller Sports Group LLC. Distributed by Tribune Services

Genevieve P. Charet

Publicado em 14 de Julho de 2010 às 11:34


Preparação Física/Fisioterapia

Artigo publicado nesta revista

Espanha Campeã - Nadal em Wimbledon

Revista TÊNIS 82 · Agosto/2010 · Espanha Campeã - Nadal em Wimbledon