Desvende a maneira de jogar contra aquele tenista que está lhe pressionando em todo momento com subidas à rede
Nesta sequência de artigos sobre como jogar contra alguns tipos específicos de tenistas, temos mais um tópico importante: Qual é a melhor estratégia para enfrentar um jogador que pressiona muito com subidas à rede?
Até a última década, havia muitos jogadores no topo da ATP e WTA que tinham o estilo de jogo de saque-e-voleio. Um exemplo disso é que houve vários números um do mundo atuando dessa forma: Pete Sampras, Stefan Edberg, John McEnroe, Patrick Rafter, Martina Navratilova. Nos últimos anos, nota-se que a quantidade de jogadores com esse estilo diminuiu bastante, principalmente nas melhores posições do ranking.
Essa mudança de padrão de jogo no tênis profissional se deve há alguns fatores como:
Com o aumento da potência dos golpes, muitos pontos são definidos através de um golpe de fundo;
Pelo mesmo motivo de aumento de potência dos golpes, a definição do ponto através do voleio se tornou muito mais difícil;
Assim como o saque se desenvolveu muito nos últimos tempos, os jogadores tiveram que melhorar muito a devolução, e isso dificultou o jogo de saque-e-voleio;
Os jogadores se tornaram muito rápidos, reagindo e se movimentado muito melhor para uma jogada de conta-ataque (passada);
Os torneios que eram jogados em quadras consideradas rápidas, atualmente estão sendo disputados em quadras não tão rápidas. São construídas com uma superfície um pouco mais áspera para proporcionar um jogo mais lento e, consequentemente, ter mais troca de bolas.
Características
Apesar de o estilo de saque-e-voleio não ser predominante atualmente, ainda temos alguns tenistas que jogam dessa forma ou o utilizam em situações da partida. Atualmente, podemos destacar Feliciano Lopez, Mardy Fish, Taylor Dent, Max Mirny, entre outros. Portanto, é importante que saibamos como se caracterizam estes jogadores e qual a melhor forma de enfrentá-los:
Apresentam uma boa combinação de saque com voleio; golpe de fundo (approach) com voleio;
Gostam de comandar o ponto, jogar no ataque (não gostam de ser pressionados, jogar na defesa);
Acertam uma boa quantidade de primeiro saque;
Pressionam o adversário não somente através do saque-e-voleio, mas também subindo depois da devolução de serviço;
Gostam de jogar pontos curtos;
Gostam de jogar mais plano (sem muito topspin);
Gostam de tomar riscos;
São rápidos, com boa agilidade e reflexo;
Movimentam-se muito bem para frente;
Como vencer?
Para enfrentar um jogador com estas características, qual seria a estratégia adequada? Sugerimos que alguns dos itens abaixo devam fazer parte do seu plano de jogo (estratégia):
Alto percentual de devoluções na quadra, ou seja, devolva o maior número possível de saques;
Alto percentual de acerto de primeiro saque;
Sempre que possível, tente comandar o ponto atacando o adversário;
Em alguns momentos, suba à rede antes que o oponente, forçando-o a fazer a passada;
Tenha paciência quando o adversário faz muitos winners de voleio, pois isto faz parte do jogo. Não se desespere, nem dê pontos de graça;
Se não for possível fazer a passada na primeira bola, passe em dois tempos;
Jogue bolas pesadas no corpo do adversário, forçando-o ao erro;
Varie passadas com lobs, evitando assim que o oponente grude na rede;
Na troca de golpes de fundo, jogue bastante bolas altas e com topspin
Evite as bolas curtas e só utilize a deixada quando tiver 100% de certeza que será um winner.
Os tópicos acima são exemplos de boas possibilidades táticas para serem empregadas, obviamente de acordo com as suas condições técnicas. Sabemos que jogadores que tem o estilo de saque- e-voleio não proporcionam ritmo para o seu jogo e, com isso, tornam-se adversários muito "chatos" de jogar. Para vencê-los, é fundamental que se esteja bem preparado mental e taticamente para enfrentá-los. A partir daí, você se surpreenderá com os resultados. Boa sorte!
Publicado em 1 de Junho de 2009 às 08:01