Parabéns, você já possui bons golpes. Agora, é hora de aprender como - e quando - usá-los, do primeiro ao último ponto
Como forehands e backhands, o placar é parte de toda partida de tênis. Infelizmente, muitos tenistas se fixam no fato de estarem ganhando ou perdendo, mas falham na hora de ajustar seus jogos ao placar. Isso é verdade mesmo entre os profissionais, que geralmente escolhem os golpes errados quando o placar pedia outra atitude. Eis o que proponho: dê ao placar a mesma atenção que você dá aos seus golpes.
Pense nele por toda a partida e ajuste seu jogo de acordo com ele. Você deve praticar jogar com o placar assim como pratica os ajustes em seu forehand. Não se preocupe se estiver ganhando ou perdendo a partida; é o placar do game o que mais importa. Se dominar como jogar cada ponto, você gostará do placar da partida quando ela terminar.
PRIMEIRO PONTO DO JOGO
Se você é um bom sacador, acerte um bom serviço no início para ver se consegue ganhar o ponto de graça. As pessoas tendem a ficar nervosas e tensas no início das partidas e um bom saque no começo poderá pegar o adversário despreparado. Se estiver recebendo, tente a todo custo manter a bola em jogo no primeiro game. Se puder, responda o saque no meio e com profundidade, assim seu oponente terá de criar o ângulo. Nas trocas de bola, mantenha a profundidade e não tente muitos winners quando não tiver boa probabilidade de acerto. Mais importante: mexa os pés. Se precisar exagerar seu movimento, saltando ou dando passos a mais entre os pontos, faça. Você relaxará mais rapidamente e entrará no ritmo antes de seu adversário. |
30/0 40/0 Quando o placar estiver bem sólido em seu favor, assuma alguns riscos. No 40/0, diria para ir para o ace. Se errar o primeiro serviço, pense em arriscar mais uma vez. Ou em bater forte com o forehand, caso este seja seu melhor golpe. Se fizer golpes agressivos nessas situações, você ganhará confiança e não tenderá a empurrar a bola em outros momentos do jogo. |
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#Q#
0/30 0/40 Você está perdendo, mas não perdido. Agora é a hora de jogar com porcentagens. Tire um pouco de força dos seus serviços e assegure-se de colocálos na quadra. Ou, se tiver um bom saque quique, coloque ainda mais spin para lhe dar mais margem de erro. Jogue de maneira conservadora a menos que tenha bolas fáceis. E, o que quer que faça, não entre em pânico. Se seu adversário o jogar para fora da quadra, não tente um tiro na forquilha, que chamo de "um em 10". Ir para o tudo ou nada pode lhe garantir um ou dois pontos, mas não funcionará no longo prazo. |
30 IGUAIS Esse é o placar mais importante no tênis. Você está a um ponto de ter um game point, mas também a um de ter enfrentar um break point. Meu conselho? Não mire nas linhas. Agora é a hora de jogar com suas armas. Se você tem bons golpes de base, busque o momento de atacar, mas seja paciente. Se você é um tenista consistente, agora é hora de ser mais regular ainda. Se você tem uma bola curta, faça uma preparação com 90% em vez de 100%. Dê-se mais margem de erro. Use o "4 por 4" como guia: golpeie a bola com uma margem de erro de quatro pés dentro da linha de fundo e das linhas laterais. |
30/15
Esse é o ponto que chamo de elástico. Quando ele termina, você tanto pode estar numa árdua luta com 30 iguais no placar, ou pode ter aumentado sua liderança e ter dois pontos para fechar o game. As partidas possuem diferentes momentos possíveis de separação; o 30/15 sempre surge e você precisa agir. Aqui mostro como: ataque as fraquezas de seu oponente. Há momentos que você quer jogar no ponto forte do adversário, talvez para abrir a quadra ou surpreendê-lo. Esse não é um desses momentos. Esse ponto é importante demais para qualquer coisa que não seja usar esforços combinados para contrapor suas principais armas com as fraquezas do oponente. |
15/30
Algumas vezes você precisa de uma "mentirinha" para evitar a autodestruição, e o 15/30 é um ponto mentiroso. Você está perdendo, mas não há razão para pânico. Eis o que digo a mim mesmo: "Se vencer esse ponto, estarei na frente", pois estou sacando e meu adversário perdeu a oportunidade de ter dois break points. Isso vai doer. Pense no porquê de ter perdido dois dos três primeiros pontos no game. Se seu oponente estiver numa maré alta, mude o ritmo, talvez batendo uma ou duas bolas bem altas, algo bem seguro. Não tente um dropshot, ou saque-evoleio despretensioso se esse não for o seu jogo. O essencial é manter a calma. Esse placar parece pior do que é. |
#Q#
15/40
Agora você está com um problema. Com 15/40, seu adversário tem uma grande oportunidade. Às vezes, ajuda dizer isso: "Não tenho o direito de ganhar esse game, então vou relaxar e ver o que acontece". Outra coisa que você precisa saber sobre o 15/40: até onde sei, você está a apenas um ponto do iguais, e não dois. Se você vencer o próximo ponto, seu oponente vai começar a suar. O melhor que se pode fazer no 15/40 é forçar o adversário a fazer algo de que ele não gosta. Se ele tem um voleio ruim, atraia-o para a rede. Se ele odeia smashes, execute o lob mais alto que ele já viu. Se o backhand dele é fraco, ataqueo e vá para a rede, mesmo que você não seja um exímio voleador. Ele colocará um caminhão de pressão sobre si mesmo para conquistar esse break point e sua maior esperança é dar a ele a chance de falhar nessa tentativa. Se você ganhar esse ponto e chegar a 30/40, trate-o como se fosse 15/40. E, se perder, perdeu. Isso irá ocorrer uma vez ou outra. |
PERDENDO POR UM SET E UMA QUEBRA Você não pode ganhar três games em um único ponto, portanto esqueça o placar da partida. Reavalie sua estratégia. Você está sendo agressivo o suficiente? Ou demasiadamente? Direcionou bolas suficientes para o golpe mais fraco de seu adversário? A melhor coisa a fazer agora é se concentrar em manter a bola em jogo. Faça seu oponente terminar o que começou. |
TIEBREAK O tiebreak não é um set pequeno, como muitos acreditam. É um game mais comprido. Pense desta maneira: se você estiver perdendo por 1/3 com uma quebra, ainda está próximo. Em um game normal, estaria 15/40, o que representa um obstáculo bem maior. Tenha isso em mente e acredite nas coisas que lhe trouxeram até este ponto. Se quiser arriscar, faça isso quando estiver pelo menos três pontos na frente (4/1, 5/2). O que quer que aconteça, não fique arrasado caso perca um tiebreak. Seu plano de jogo está funcionando, então, permaneça com ele. SACANDO PARA O JOGO Se seu adversário tem uma devolução mais fraca de um dos lados, saque todas as bolas daquele lado. O saque aberto com slice é uma boa arma, mas não use nessa ocasião na posição de iguais caso seu oponente goste de bater forehands. Se você não executá-lo com perfeição, terá problemas. |
Publicado em 18 de Maio de 2010 às 12:12