Nutrição

Comida para curar o corpo

Três comidas do dia a dia para maximizar a recuperação física depois do treino


 

Treinamento e nutrição precisam andar de mãos dadas. Da mesma forma que o exercício é necessário para dar força, resistência e melhorar a composição corpórea, ele também cobra seu preço. O desgaste resulta na acumulação de radicais livres, compostos instáveis de oxigênio que contribuem para o dano do DNA, comumente dito como estresse oxidativo. Estresse oxidativo não controlado alimenta in amação, perda muscular e envelhecimento precoce e aumenta o risco de doenças como diabetes e Alzheimer. Felizmente, alguns alimentos do dia a dia podem desfazer o dano. Aqui mostramos como elas minimizam os danos celulares e maximizam a recuperação pós-treino.

MIRTILO

Exercícios vigorosos são famosos por gerar um estado in amatório no corpo, um ativador do envelhecimento precoce e de doenças. Sempre se soube que essas frutinhas protegem o cérebro, mas novas pesquisas da Appalachian State University descobriram que consumir mirtilos depois de correr aumenta a imunidade, corta a inflamação e reduz o estresse oxidativo.

Coma mais: Acrescente mirtilos nas vitaminas ou nos sucos junto com iogurtes sem gordura, amêndoas picadas, aveia orgânica, canela e gengibre fresco ralado.

CHOCOLATE ESCURO

Chocolate escuro desfrutou de um prestígio em saúde nos anos recentes e um novo estudo publicado no European Journal of Nutrition descobriu que ele também é efetivo na redução do estresse oxidativo nos atletas. Homens que consumiram uma barra de 100 gramas de chocolate 70% antes de pedalar tiveram maior nível de antioxidantes no sangue antes do exercício e reduziram marcadores de estresse oxidativo pós-exercício.

Coma mais: Delicie-se com inúmeras marcas de chocolate com 70% de cacau.

SUCO DE TOMATE

Em um estudo recente publicado no Nutrition Journal, cientistas suecos descobriram que, quando 15 sujeitos saudáveis fizeram 20 minutos de exercício intenso, marcadores sanguíneos de estresse oxidativo tiveram ápices entre 42% e 84%. Porém, depois de um período de descanso, quando os mesmos participantes consumiram 150 ml de suco de tomate todo dia por cinco semanas, as amostras de sangue revelaram que não havia indicadores de estresse oxidativo. Os cientistas acreditam que o pacote antioxidante do suco, que inclui licopeno, vitamina C e carotenoides, pode ser responsável pelos resultados.

Beba mais: Procure sucos de tomate 100% orgânicos, que têm níveis antioxidativos maiores.

From Tennis Magazine. Copyright 2012 by Miller Sports Group LLC. Distributed by Tribune Services

Cynthia Sass

Publicado em 22 de Janeiro de 2013 às 09:18


Saúde/Nutrição

Artigo publicado nesta revista

Brasil Open 2013

Revista TÊNIS 112 · Fevereiro/2013 · Brasil Open 2013

O ATP brasileiro recebe Nadal na edição de 2013