Tênis Social

Campeões de Caxias

Projeto social ajuda a relevar talentos do tênis na cidade de Caxias do Sul


O Rio Grande do Sul sempre foi um dos celeiros do tênis nacional, revelando diversos campeões. Para não deixar essa chama se apagar, mesmo em locais menos favorecidos e trabalhando com jovens sem tantas oportunidades, o projeto “Tênis na Comunidade: Revelando Campeões” foi criado em 2013 na cidade de Caxias do Sul, no meio da Serra Gaúcha.

Idealizado pelo professor Vinícius de Freitas Flores, o programa – apesar dos poucos recursos – atende cerca de 50 jovens carentes da periferia da cidade com aulas improvisadas em uma quadra de futsal, em que foram feitas marcações de quadra de tênis e colocada uma rede oficial.

Em pouco tempo, o projeto já vem mostrando bons resultados. “Mesmo com essas dificuldades, no ano passado, tivemos dois alunos, um menino e uma menina, em primeiro lugar geral no ranking do Circuito de Tênis da Serra Gaúcha em suas categorias; e, na categoria 12 anos, tivemos três meninos ocupando as três primeiras posições nesse mesmo torneio”, aponta Flores. Neste ano, o projeto conseguiu o apoio de um clube da cidade, que empresta uma quadra de saibro para que eles possam realizar as aulas, ministradas voluntariamente por Flores.

Para participar do programa, os jovens devem ter entre quatro e 22 anos e precisam estar matriculados na rede pública de ensino. “Para continuar treinando, todos devem ter aprovação na escola. Para isso, são recolhidas cópias trimestrais das avaliações e pareceres da escola em que estudam. Usamos o método ‘Le petit’ com as crianças até cinco anos, e método ‘Play & Stay’ até os 11 anos e iniciantes. Com os alunos maiores, que estão no ensino médio, criamos um grupo de estudo científico para pesquisa na área até para poder prepará-los para ingressar na universidade”, afirmou Flores.

Mais informações:
tenisnacomunidade@outlook.com

Por Arnaldo Grizzo

Publicado em 23 de Agosto de 2015 às 00:00


Social Campeões Caxias do Sul projeto social Rio Grande do Sul Vinícius de Freitas Flores Tênis na Comunidade: Revelando Campeões

Artigo publicado nesta revista

Guerreira!

Revista TÊNIS 143 · Agosto/2015 · Guerreira!

Vitória em Florianópolis coloca Teliana no top 50