Social

Tênis: ação vencedora para todos

Fique por dentro do projeto "Adote um Campeão", que auxilia 30 crianças carentes no interior de São Paulo e saiba como você pode investir em um futuro melhor para os jovens esportistas



Projeto "Adote um Campeão", que auxilia 30 crianças carentes no interior de São Paulo

QUEM INICIA OS PRIMEIROS passos no tênis já tem consciência de que se tornar um tenista profissional requer muito esforço e dedicação. E, muitas vezes, aqueles que começam animados acabam desistindo por um motivo ou outro, mas isso não quer dizer que a experiência de ter entrado numa quadra de tênis não tenha sido, por si Fontessó, uma forma diferente de encarar a vida e buscar um futuro melhor.

Renato Guziloto comprovou, ainda que o sucesso não tenha vindo como jogador, que soube muito bem tirar lições do que aprendera no tênis quando jovem. Ao perceber que o esporte tem a capacidade de alterar a realidade de uma comunidade desfavorecida, ele fundou, em julho de 2012, o "Adote um Campeão", um projeto de inclusão social em Itatiba, no interior de São Paulo, a fim de auxiliar a vida de 30 crianças carentes.

Estrutura

Utilizando quatro quadras de saibro - sendo duas cobertas - da academia RR Tênis, Guziloto e mais sete profissionais ofereceram gratuitamente, para jovens de sete a 15 anos, toda a infraestrutura e equipamentos necessários para a prática esportiva, além da alimentação, transporte (escola-treinos e treinos-escola) e acompanhamento de uma psicóloga. "Buscamos a criança na escola e ela é levada para a academia de tênis. Ela almoça e tem um tempo para fazer a digestão e fazer a lição de casa, se houver. Depois, há um bate papo com nossa psicóloga e elas seguem para o treinamento na quadra. Ao final de tudo, são levadas de volta para as suas escolas", explica.

A seleção das crianças é, desde o começo do programa, realizada em parceria com as escolas da prefeitura local, que indicam os jovens com notas, frequência e conduta boas em sala de aula. Nesse período, o ex-tenista, que hoje é empresário em Itatiba, já acompanhou a grande evolução de alguns jovens.

Eles hoje podem usufruir de uma modalidade que, antes, era taxada como elitista e apenas acessível às classes mais altas da sociedade. "Com o 'Adote um Campeão', está sendo possível mostrar que o tênis não é mais um esporte de privilegiados e que todos podem praticar, como é o caso de quatro pegadores de bolas que estão se saindo muito bem. Eles são jovens que chegaram de maneira diferente das crianças, jovens de bem, que achamos que mereciam uma oportunidade", diz Guziloto.

Realidade

Buscando evoluir, o projeto firmou uma parceria com a multinacional AZ Armaturen que trará mais benefícios para os favorecidos do "Adote um Campeão" graças ao programa de jovens talentos da empresa alemã, que consistirá em apresentar a estrutura e suas diferentes áreas aos jovens. "Acredito que este é o maior benefício para as crianças. Quando pensei em criar o projeto, queria algo que abrisse novos caminhos para elas. O programa de jovens talentos vai completamente ao encontro dos objetivos do 'Adote um Campeão'", lembra Guziloto.

Com a ajuda de alguns patrocinadores, o projeto não vai deixar de estipular metas mais ousadas, e a possibilidade de montar uma equipe de competição é algo que motiva Guziloto e todos os envolvidos. Portanto, os interessados em apoiar o projeto "Adote um Campeão" podem entrar em contato pelo e-mail adoteumcampeao@gmail.com ou pelo telefone (11) 97117-7726.

Matheus Martins Fontes

Publicado em 25 de Junho de 2013 às 13:03


Social

Artigo publicado nesta revista