Na segunda parte da série de instrução sobre táticas fundamentais para jogos de simples e duplas, a professora Suzana Silva fala sobre atacar os pontos fracos do oponente e também da importância de recuperar a posição na quadra
NA PRIMEIRA MATÉRIA DA SÉRIE da série sobre táticas fundamentais destacamos um tópico de extrema relevância: manter a bola em jogo. Sem isso, fica impossível vencer uma partida. Sendo assim, após ganhar regularidade nas batidas, podemos passar à segunda etapa das estratégias: atacar os pontos fracos do adversário e recuperar sua posição na quadra.
#R#
1. Atacar os pontos fracos do adversário
Se a primeira “tática” básica dos jogos de simples é colocar a bola em jogo, fazendo com que ela passe para o outro lado da rede com todo o empenho possível, a segunda pressupõe que o tenista praticou bastante este controle de bola e já consegue direcioná-la um pouco. Ao conseguir mandar a bola para cantos da quadra, o jogador pode perceber em qual golpe seu adversário possui maior dificuldade para rebater. O bate-bola inicial de aquecimento também existe para isso: identificar pontos fortes e fracos do oponente.
Através deste diagnóstico, direcionar a bola de maneira constante para o ponto fraco do adversário pode forçá-lo ao erro, ou então abrir uma oportunidade para atacá-lo. Explico: a partir de seu ponto fraco, o oponente tenderá a encurtar a bola e, aproveitando-se disso, você poderá direcioná-la rapidamente para o canto da quadra que está aberto.
Aprender a direcionar a bola não precisa mais ser feito de maneira tradicional. Através de joguinhos de tênis adaptados, você e seu professor, ou companheiro de treinos, podem praticar este princípio tático com muito mais diversão!
DICA TÉCNICA: direcionar a bola depende completamente da posição da face da raquete no momento do impacto. Quanto mais tempo sua raquete ficar apontando para a direção pretendida, maiores as chances de acertar o alvo desejado. Portanto, mexa bem os pés para se posicionar de maneira equilibrada no momento do impacto com a bola.
JOGO PARA INICIANTES
Você e seu parceiro podem praticar direção de bola no quadradinho, com bolas mais lentas. Divida as duas áreas de saque diagonais em dois (com fita crepe, tampinhas de tubos de bola ou desenhando no saibro). O jogo acontece apenas na cruzada, forehand contra forehand. Vocês irão trocar bolas e pontuar da seguinte maneira: sempre que a bola quicar na metade direita da área de saque o jogador marca dois pontos; na metade esquerda marca um ponto; na paralela, nenhum ponto. Se a bola não passar da rede, o tenista perde cinco pontos. Vence quem marcar 20 pontos primeiro. Repita o jogo fazendo backhand contra backhand na outra diagonal.
JOGO PARA INTERMEDIÁRIOS
Para dificultar um pouco o jogo anterior (ou para tenistas que dominam bem o fundo de quadra), você e seu parceiro podem fazer este jogo marcando uma área de direção cruzada e funda. Trocando apenas bolas cruzadas de forehand x forehand, o jogador que primeiro acertar dez bolas dentro da área alvo vence. Faça o jogo com revanche e repita na outra diagonal da quadra backhand x backhand.
VARIAÇÕES: obviamente os jogos acima podem ser alterados para treinos de bolas paralelas, forehands cruzados invertidos e também para tenistas canhotos!
2. Recuperar posição na quadra
Depois de golpear uma bola, você deve se recuperar para uma posição mais favorável em quadra, de maneira a se preparar para retornar o próximo golpe adversário. Muitas vezes vemos jogadores que rebatem a bola e, em seguida, ficam parados, observando onde ela vai quicar. Isso é o que chamamos de “Síndrome do golfista”. Com isso, ele pode deixar a quadra aberta e/ou perder o tempo da próxima bola. Lembre-se: Golfe é golfe, tênis é tênis! Aqui a bola sempre (ou quase sempre) volta.
#Q#
DICA TÉCNICA: complete seu golpe em equilíbrio antes de recuperar posição. Você quer transferir o peso para frente, na direção do golpe, antes de se preparar para a próxima bola. Para estimular suas pernas e sua atitude de tenista, pratique o passo de recuperação nestes dois jogos:
JOGO PARA INICIANTES Você e seu parceiro de treino farão mais um jogo de quadradinho na diagonal, forehand contra forehand. Faça uma marca (com fita crepe ou riscando no saibro) a uma distância de 50 cm da linha central, do seu lado e do lado adversário. Jogue um game com revanche, tocando o pé esquerdo na marca de fita crepe depois de golpear cada bola. Perde ponto quem mandar a bola fora, na rede ou não conseguir encostar o pé na marca. Repita o jogo na outra diagonal, backhand contra backhand. É um super treino!
JOGO PARA INTERMEDIÁRIOS
Você e seu parceiro farão praticamente o mesmo jogo anterior, mas primeiramente de forma cooperativa. Do fundo da quadra, forehand x forehand, procure contar o número máximo de bolas que você e seu parceiro conseguem trocar sem errar, voltando para uma marca feita a uns 75 cm do centro da linha de fundo. Fazendo de maneira cooperativa a bola ficará mais lenta e vocês, além de praticarem a recuperação de posição, de quebra, ainda poderão melhorar o preparo físico. Em um segundo momento, jogue um game com revanche recuperando posição. Aproveite bem as dicas para melhorar seu jogo tático e divirta-se!
Este diagrama simples da quadra de tênis possui, em vermelho, três possíveis alvos para os seus golpes de fundo de (1, 2 e 3), e, em azul (1, 2 e 3), as posições respectivas para onde você deve se recuperar após o golpe. Ou seja, se você direcionar seu golpe de fundo para o alvo 1, recupere-se para a posição 1, se direcionar para o alvo 2 recupere-se para 2, e se direcionar para o alvo 3, recupere-se para a posição 3. Nos exercícios descritos estamos ilustrando apenas a recuperação de bolas cruzadas na direção 1.
Publicado em 7 de Maio de 2008 às 12:18
+LIDAS