As novidades do nosso tênis

Brasileirão e Copa das Federações revelam novos talentos e nova mentalidade da nova safra


fotos: Marcelo Ruschel
Marina Danzini

Renato Rosa Jr.

Flávia Borges

Em um momento de esperança para o tênis brasileiro, nada melhor do que falar de quem provavelmente representará o nome do país nos próximos anos, tentando repetir (ou superar, porque não?) o bom desempenho recém mostrado por Thomaz Bellucci e Marcos Daniel. Enquanto nossos profissionais se arriscavam em torneios pelo mundo, os juvenis disputavam dois importantes campeonatos durante suas férias escolares.

Copa das Federações

No início de julho, meninos e meninas de 12 estados brasileiros se reuniram em Brasília para a disputa da Copa das Federações. Pela sétima vez, o título ficou com São Paulo, que chegou às finais de todas as oito categorias (12, 14, 16 e 18 masculino e feminino). Campeã em 2008, Santa Catarina ficou com o vice-campeonato, enquanto o Paraná figurou na terceira posição. Completaram a lista o Distrito Federal, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Goiás, Rio Grande do Sul, Alagoas, Bahia, Sergipe e Mato Grosso.

Brasileirão

Na semana seguinte, a maioria dos garotos que defenderam seus Estados na Copa das Federações seguiram na Capital Federal, desta vez para a disputa individual do Campeonato Brasileiro Infanto-juvenil 2009.

O local dos jogos foi o mesmo, a Academia de Tênis de Brasília. Entre os destaques, dois bicampeões. Nos 14 anos masculino, o baiano Silas Cerqueira repetiu o feito do ano passado - quando ganhou nos 12 - e ficou com o título. Já nos 18 anos feminino, mais uma vez deu Flávia Borges (SP), que fecha sua passagem pelo tênis juvenil com duas conquistas no Brasileirão (a outra havia sido nos 14 anos).

Outra grande promessa do tênis brasileiro, o paulista Thiago Pinheiro confirmou o favoritismo e venceu a chave dos 16 anos, mostrando estar em grande forma na temporada. Destaque ainda para outros campeões, como Renato Rosa Jr. (SC) e Julia Gomide (SP) - campeões nos 12 anos -, Ingrid Martins (RJ) - campeã nos 14 feminino -, Marina Danzini (SP) - nos 16 anos feminino - e Alex Blumenberg (SP) - grande surpresa nos 18 anos masculino.

A CBT anunciou que os campeões das categorias 16 e 18 anos ganharão convites para jogar torneios Futures a serem realizados no Brasil. Os vice-campeões também não saem de mão vazias, e poderão jogar chaves qualificatórias destes mesmos eventos.

Resultados do Brasileirão

13/07 a 18/07/2009
Finais
12 anos
Renato Rosa Jr. (SC) v. Gabriel Sidney (PR) 2/6, 7/6(3) e 6/4
Julia Gomide (SP) v. Letícia Vidal (SP) 6/4, 2/6 e 7/6(5)

14 anos
Silas Cerqueira (BA) v. Marcos Bernardes (DF) 6/2 e 6/0
Ingrid Martins (RJ) v. Ana Carolina Baran (SC) 6/2 e 6/2

16 anos
Thiago Pinheiro (SP) v. Oscar Gutierrez (RS) 6/3, 2/6 e 6/2
Marina Danzini (SP) v. Giovanna Tomita (SP) 6/1, 2/6 e 6/0

18 anos
Alex Blumenberg (SP) v. Maurício Antun (SP) 6/3 e 6/4
Flávia Borges (SP) v. Marina Bohrer (RS) 6/1 e 6/1

Thiago Pinheiro

Nova mentalidade

Treinadores que costumam acompanhar seus pupilos anualmente no Brasileirão certamente surpreenderam-se neste ano.

Ao que parece, uma mentalidade cada vez mais profissional toma conta dos grupos de competição e dos jovens; pois, desde as 5h da manhã de todos os dias de competição, as quadras da Academia de Tênis de Brasília já estavam lotadas com os garotos aquecendo- se para os jogos que viriam. Este tipo de cena seguramente não era vista nos anos anteriores. Será que vivemos mesmo uma nova fase do tênis nacional?

José Eduardo Aguiar

Publicado em 24 de Agosto de 2009 às 09:26


Torneio

Artigo publicado nesta revista