As histórias de 100 edições

Desde o lançamento maio de 2003 até esta centésima edição, a Revista TÊNIS conta a história do tênis no Brasil e no mundo


NESSES QUASE NOVE ANOS DE Revista TÊNIS, muita coisa aconteceu. Vimos ídolos surgir e outros deixarem o esporte. Vimos promessas se concretizarem e outras sequer continuar no esporte. Vimos as mudanças políticas. Vimos as mudanças na forma de pensar o tênis técnica e taticamente. Enfim, vimos tudo o que aconteceu e crescemos junto com as transformações pelas quais o tênis passou consolidando-nos cada vez mais na liderança desse segmento. Então, para você que perdeu alguns dos fatos marcantes desses últimos anos em nossa revista, vamos rememorá-los.

EDIÇÃO 1

2003 era um ano crucial para Guga. Em 2002 ele havia passado pela primeira cirurgia no quadril e jogado pouco. A temporada 2003 diria o que esperar do tenista e a Revista TÊNIS ouviu diversos especialistas. Alguns opinaram que Guga voltaria ao auge, outros duvidaram - e acertaram, pois o catarinense nunca mais seria o mesmo.

EDIÇÃO 4

Para celebrar o primeiro título de Grand Slam de Roger Federer, preparamos uma edição com cobertura especial de Wimbledon 2003.

 

 

EDIÇÃO 12

Início de 2004. Com Guga em má fase e o Brasil fora do Grupo Mundial da Copa Davis, explode uma crise no tênis brasileiro. A administração de Nelson Nastás na CBT é posta em cheque pelos principais tenistas brasileiros que boicotaram os confrontos da Davis. Esse movimento fez com que o presidente caísse e um nova diretoria assumisse.

 

EDIÇÃO 22

Revista oficial do Brasil Open desde 2003, a Revista TÊNIS estava lá quando um espanhol "fortinho", aguerrido e talentoso começou a assombrar o mundo. Na época, entrevistamos o garoto, que mal conseguia se expressar tamanha a timidez, mas que se tornaria um ícone do tênis nos anos seguintes.

 

EDIÇÃO 29

Agassi, aos 35 anos, chega à final do US Open 2005 e perde para Federer. Era a última grande exibição desta lenda do esporte, que no ano seguinte faria um tour de despedida.

 

EDIÇÃO 40 E EDIÇÃO 53

Em 2005, ainda tendo problemas para se recuperar da segunda cirurgia no quadril, Guga encerrou a parceria que tinha com o técnico Larri Passos. Todos se assustaram. Kuerten cou 18 meses treinando com um argentino, disputou 13 partidas e perdeu 10. Diante disso, voltou a treinar com o gaúcho em 2006. A parceria durou mais dois anos até a aposentadoria do catarinense.

 

EDIÇÃO 45

No começo de 2007, Ana Ivanovic já era apontada como a futura número um do mundo. Meses depois da publicação de nossa entrevista exclusiva, ela foi finalista de Roland Garros. No ano seguinte, ganhou o torneio e foi líder do ranking.

 

EDIÇÃO 58

Nadal faz o "impossível" e vence Federer na histórica final de Wimbledon 2008. Seria o fim de uma era? O suíço, contudo, não se deu por derrotado e voltou à glória no ano seguinte.

 

EDIÇÕES 69 E 70

Federer enfim vence Roland Garros - sua pedra no sapato - aproveitando a derrota precoce de Nadal, iguala o número de Grand Slams de Sampras. No mês seguinte, vence Wimbledon e torna-se o maior vencedor de Majors da história.

 

EDIÇÃO 73

O Rio de Janeiro é escolhido para as sediar as Olimpíadas de 2016. Dá-se início a projetos para alavancar o esporte e o tênis também começa a ser bene ciado.

 

EDIÇÃO 77

Um jovem faz história no Australian Open, tornando-se o primeiro brasileiro a vencer um Grand Slam juvenil. A Revista TÊNIS era a única mídia nacional presente no evento.

 

EDIÇÃO 84

A Revista TÊNIS muda seu formato - ficou maior - e projeto gráfico em uma edição especial, de cobertura do US Open 2010, torneio vencido por Rafael Nadal que, com a conquista, completava o "Carrer Slam". Lembrando que ele também tem o ouro olímpico.

 

EDIÇÃO 91

A escalada rumo ao número um do mundo do sérvio Novak Djokovic foi impressionante. Nesta edição, analisamos as mudanças que fizeram com que Nole se tornasse imbatível e também listamos os 10 melhores tenistas da primeira década do novo milênio.

Arnaldo Grizzo

Publicado em 2 de Fevereiro de 2012 às 12:46


Especial

Artigo publicado nesta revista