Especial US Open 2010

Adaptando-se aos ambientes e climas

Com os tenistas sofrendo contra o vento no US Open, a Revista TÊNIS traz as melhores dicas para você lidar com as situações climáticas mais adversas


Finais do US Open 2008 foram disputadas em dias frios, com chuva e vento. Se os profissionais têm de lidar com isso, por que você não?

Você seguramente já notou quanto de força precisa fazer ao jogar ao nível do mar, não? Também deve ter percebido que, na altitude, se bater com a mesma vontade, a bola voa longe. Mas, além da altitude (pressão atmosférica), fatores como temperatura e umidade relativa do ar influem no jogo. E, entender isso, pode ajudá-lo a se preparar mentalmente para jogar sob diferentes condições. Se você costuma jogar tênis nas férias, aqui vão algumas dicas básicas para se dar bem em qualquer clima ou altitude.

Jogar ao nível do mar
A sensação de que você "pode fazer a maior força que a bola não sai da quadra" acontece devido ao aumento da pressão atmosférica no nível do mar. A primeira dica é afrouxar o encordoamento, se as férias forem longas e justificar o investimento. Mentalmente, prepare-se para pontos mais longos, pois seu adversário também errará menos.

Jogar nas montanhas
Com a menor pressão, aqui a sensação é de que a bola "voa desgovernada sem o menor controle". Prepare seus golpes de fundo com movimento mais curto e abuse do efeito topspin para ganhar controle sobre a bola. Sacar e subir também é uma boa opção tática para quem já domina estes fundamentos.

Jogar a favor do vento
A sensação é parecida com a de jogar nas montanhas. Para se dar bem quando estiver a favor do vento, posicione-se em cima da linha do fundo da quadra, use bastante o efeito topspin e seja paciente nas trocas de bola. Ao mesmo tempo, fique esperto para avançar à rede a qualquer momento, pois a bola do seu adversário não vai andar muito.

Jogar contra o vento
Se seu oponente jogar bem, não é fácil "segurar a onda" de ficar contra o vento por muito tempo trocando bolas. Neste caso, o ideal é usar bolas com menos topspin, para que andem um pouco mais, e pensar em pontos mais curtos. Usar a tática das bolas curtinhas é muito eficiente quando se joga contra o vento. Mas, use-as com parcimônia para não ficar muito previsível.

Jogar no frio
No inverno, a bola de tênis fica mais compacta e quica menos do que no clima quente. Conseqüentemente, você pode ter uma sensação de que precisa fazer mais força nos golpes. Para atenuar esta sensação, você pode diminuir a tensão do seu encordoamento. Isso vale a pena se você for jogar bastante durante as férias no inverno. Diminuir a tensão fará com que sua bola ande mais com menos esforço. Outra dica boa é flexionar bastante os joelhos para lidar melhor com as bolas baixas e estar pronto para se mover para frente na quadra.

Suzana Silva

Publicado em 29 de Dezembro de 2008 às 12:49


Instrução - Tática

Artigo publicado nesta revista